Sinch e Google impulsionam a interação entre empresas e clientes com o Google Messages RCS
Empresas globais uniram forças para apresentar uma solução tecnológica que beneficia clientes de diversos segmentos
Sinch e Google reuniram clientes de diferentes setores, em São Paulo, no escritório corporativo do Google, para apresentar as soluções de Mensagens RCS do Google nos diversos segmentos da indústria atendidos pela Sinch. Essa ação está alinhada com uma meta conjunta de explorar todo o potencial de desenvolvimento de estratégias conversacionais, para que as empresas possam obter vantagens competitivas no mercado.
“O Google Messages RCS é a porta de entrada para conectar empresas e pessoas. Prova disso é que por meio dessa funcionalidade, o Google atinge 800 milhões de pessoas por mês em todo o mundo, e o objetivo a curto prazo é chegar a um bilhão por mês”, afirma Kaio Marin, GTM Lead Google Messages RCS, que acrescenta que “as parcerias são essenciais, especialmente nos últimos anos, muito desafiadores para as empresas”.
Segundo uma pesquisa do Google encomendada à Ipsos, no 2022 o consumidor estava mais apertado financeiramente e, ao mesmo tempo, otimista; nesse momento, 49% dos entrevistados dizem que mais da metade de seu orçamento está comprometida com dívidas e gastos recorrentes, enquanto 88% afirmam que sua capacidade de compras permanecerá a mesma ou melhorará até o final do ano.
Entre os principais recursos, o Google Messages RCS permite o envio de mensagens corporativas e facilita o fluxo de conversação com chat ou agente humano. Além disso, existe a possibilidade de adicionar um botão de chamada, visualizar e compartilhar localização, adicionar ao calendário, abrir um link e adicionar um cartão com conteúdo ou um carrossel, bem como toda uma gama de opções que atendem às necessidades das empresas.
Marin explica que o modelo de negócios do Google Messenger RCS é dividido em três: Básico, Simples e Conversacional, cada um com recursos que atendem às diferentes necessidades de estratégia de mensagens de cada cliente. “O objetivo, sempre, é ajudar as empresas a pagarem menos, dependendo da forma de utilização.”
O Google Messages RCS é executado de forma transparente no sistema operacional Android, cuja participação de mercado no Brasil chega a 89,5% de todos os dispositivos, de acordo com uma pesquisa da consultoria Kantar Worldpanel; globalmente, sua participação de mercado é de 71%, segundo dados de março de 2023 da Statista.
Para Thais Amatti, diretora de vendas da Sinch, diferentes verticais, como uma instituição bancária e a indústria farmacêutica, têm em comum a dificuldade de entrar em contato com seus clientes por telefone, e uma das soluções para isso é o uso das soluções de RCS do Google Messages desenvolvidas pela Sinch, que oferecem atendimento personalizado, experiência de canal conversacional, com alta especialização na “jornada do consumidor” e em regras de comunicação.
O RCS permite que empresas conversem com seus clientes de uma forma fluida e rápida. Para Ana Baars, gerente de conteúdo da Sinch, essas características são essenciais para que as marcas tenham sucesso não só em nível transacional, resolvendo problemas práticos como dar informações sobre a entrega de um produto, mas também em nível emocional, reconhecendo como pessoas podem estar se sentindo no momento da conversa e abordando cada situação de um jeito específico. Por esse motivo, a Sinch desenvolve um processo de design conversacional que mapeia e trata cada uma das etapas de comunicação entre marcas e seus clientes.
Como caso de sucesso, Ana Laura Moutinho, KAM Manager da Sinch, destacou a experiência com a Globoplay. A empresa de streaming buscava novos canais para trabalhar o engajamento e a aquisição de novos usuários e a relação começou em 2021. Desde então, bons resultados foram registrados com soluções omnichannel, refletidos no crescimento da volumetria de troca de mensagens em 75 vezes até 2023. Como parte das campanhas e estratégias do cliente com a Sinch agora a empresa começará a usar as soluções do Google Messages RCS.
Finalmente, Guilherme Franco, VP de Vendas e Diretor Geral da Sinch Latam, destacou a importância de a Sinch acumular várias certificações de segurança necessárias para evitar a desconfiança dos clientes, como o ISO 27001, ISO 20701 e ISO 27018; outro exemplo é o GDPR, o padrão internacional mais reconhecido mundialmente em termos de segurança da informação, que foi desenvolvido pelos maiores especialistas nesse campo e pode ser implementado em qualquer tipo de organização, privada ou pública, pequena ou grande; ademais, também integra essa lista o SOC 2, 3, do Google, uma estrutura que testa os controles de segurança cibernética do provedor por meio de uma série de auditorias.