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Do atendimento ao cliente à saúde: Como os assistentes virtuais inteligentes estão moldando o mercado em diferentes setores, por Francisco Chang* Com o avanço da inteligência artificial (IA), os chatbots se tornaram ferramentas inteligentes e versáteis, cada vez mais presentes e importantes em diversos setores, e hoje são mais conhecidos…
Técnicas de personalização podem aprimorar a experiência de compra na Black Friday e ser um diferencial na fidelização de clientes, por Rodrigo Villela* O varejo está otimista com a Black Friday 2024. No e-commerce, a projeção é de crescimento de 10% nas vendas e faturamento na casa dos R$ 7,93…
Natal: cinco ações para criar conexão emocional com o cliente, por Renan Cardarello* O Natal tem um significado especial para muitos de nós. Basta virar o mês de novembro que diversas pessoas, ansiosamente, já buscam comprar seus enfeites natalinos, presentes de final de ano e pensar nas tradições que seguirão…
Os chatbots como aliados na conexão entre marcas e clientes, por Juan José Murphy* Desde o lançamento do primeiro iPhone, em meados de 2007, o mundo presenciou uma mudança extrema da relação entre as pessoas e os smartphones. Isso porque, ao incorporar a assistente virtual Siri, o sistema da Apple…
Planejamento de marketing para o e-commerce em 2025 deve contemplar uso de novas tecnologias, por Felipe Rodrigues* É oficial: o final de 2024 já chegou e além das atenções voltadas às vendas de final de ano, boa parte das empresas estão planejando 2025. A tarefa envolve todos os departamentos das…
Open finance ganha impulso com IA, chatbots inteligentes e experiências personalizadas, por Sérgio Favarin* A rápida evolução da inteligência artificial (IA) vem transformando profundamente o setor bancário e financeiro. A capacidade de processar grandes volumes de dados e desenvolver o machine learning (ML) com eles, aliada à personalização das interações,…
Afinal, a IA vai substituir os humanos no atendimento ao cliente? Por Rafael Brych* Não é novidade que cada vez mais as soluções voltadas para o atendimento ao cliente (customer experience, ou CX, na sigla em inglês) estejam integradas à inteligência artificial. Mas isso, necessariamente, não significa que em breve…
Natal no varejo: como estreitar o relacionamento com o cliente? Por Thiago Gomes* O espírito natalino é algo, realmente, contagiante. Além de ser uma época recheada de emoções, é uma das datas mais importantes para o varejo, capaz de gerar um alto volume de vendas e retenção de clientes. Seja…
Os anos terminam e começam iguais para o e-commerce? Expectativas e reinvenção para 2025, por Amanda Rodrigues* A cada fim de ano o e-commerce brasileiro revisita suas estratégias, impulsionado pelas grandes promoções, pela Black Friday e pico de compras de Natal. Em janeiro, o ciclo se renova, com o setor…
Geração Z: Como a IA age na personalização da experiência, por Marcus Piombo* Estamos vendo a Geração Z reconduzir as normas do mercado, estabelecendo novas expectativas para as marcas. Portanto, para engajar esse público, é fundamental que as empresas adotem uma comunicação ágil, objetiva e personalizada. A geração em pauta…
Automação do marketing tem whatsapp como ferramenta estratégica, por Felipe Rodrigues* É inegável, as ferramentas para trocas de mensagens, como o whatsapp, por exemplo, ganham um espaço cada vez mais relevante não só no cotidiano das pessoas, como se tornam meios estratégicos para o estabelecimento de relações mais próximas entre…
CX não é tudo igual! Transforme a experiência do cliente na era da inteligência artificial, por Thiago Siqueira O customer experience (CX) passou por grandes transformações, acompanhando a evolução das expectativas dos consumidores e a chegada de novas tecnologias. Com a introdução da inteligência artificial (IA), vemos uma mudança na…
Comunicação digital sem planejamento gera ruído: como uma estratégia bem desenhada pode transformar a marca da empresa, por Mário Soma* Nos últimos anos, o mercado virou uma verdadeira “arena saturada”, onde se destacar exige muito mais do que ações isoladas ou posts nas redes sociais. Empresas que almejam a liderança…
Dados: o recurso mais valioso que as empresas ainda não exploram totalmente, por Rubia Coimbra* Agora, mais do que nunca, os dados tornaram-se críticos para as organizações. Tanto que impulsionam a tomada de decisões, a inovação e a vantagem competitiva. Vivemos na era da informação, onde a recolha, análise e…
A Black Friday da inteligência artificial – e como usá-la a seu favor, por Florian Bessonnat* Os varejistas já sabem: os cinco dias mais aguardados do ano estão chegando e para fazer da Black Friday o 13º mês de 2024, não será preciso apenas antecedência na preparação de seus sites…
Como a colaboração e a tecnologia impulsionam o crescimento do varejo no Brasil, por Jane Medwin* Em um mercado varejista em constante transformação, a competitividade é a chave para o sucesso. No Brasil, essa realidade é ainda mais latente, com um setor que, apesar dos desafios, demonstra grande potencial de…
Conte com a tecnologia para mitigar adversidades no atendimento pós-venda da Black Friday, por Ingrid Imanishi* Em 2023, a Black Friday registrou 34,5% mais reclamações do que no ano anterior, de acordo com o Reclame Aqui. Entre as principais queixas estiveram: atraso na entrega (17,3%), propaganda enganosa (15,6%) e produto…
No comércio eletrônico, a personalização é um gerador ativo de receita, por Rodrigo Villela* O Brasil é um dos mercados mais robustos de comércio eletrônico da América Latina. Com cerca de 88 milhões de compradores efetivos, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), é preciso ter total…
O impacto da IA no WhatsApp, por Alex Winetzki* Estamos preparados para as novidades propostas pela ferramenta mais usada no mundo? Difícil imaginar tecnologia que faça mais parte do dia a dia do brasileiro que o WhatsApp. O serviço já ganhou até dois apelidos diferentes: “what´s” e “zap”. Por isso…
GenAI? Primeiro, precisamos de dados, por Guilherme Barreiro* Antes de falarmos sobre o uso de inteligência artificial generativa (GenAI), é necessário abordar a importância de uma cultura direcionada a dados dentro da empresa (cultura data driven) No cenário digital acelerado de hoje, alavancar o uso de IA tornou-se uma prioridade…
IA generativa avança com os agentes de fluxos sofisticados, por Marco Silva e Silva* A inteligência artificial (IA) viu ganhar corpo nas últimas semanas a sua mais nova onda global: o aparecimento de soluções que vão muito além do bate-papo com um chatbot e começam a executar ações complexas e…
Varejo omnichannel: A transformação está nos dados, por Cesar Ripari* O varejo, como conhecíamos, definitivamente não existe mais. O comportamento dos consumidores mudou de forma totalmente irreversível nos últimos dez anos a partir do acesso facilitado a informações sobre produtos e serviços, a qualquer momento e em qualquer lugar. Este…
A Evolução do mercado de fidelização no Brasil: Dos programas de pontos à era da personalização, por Nara Iachan* O conceito de programas de fidelidade começou a ganhar força no Brasil nas décadas de 1980 e 1990. A princípio, as iniciativas eram simples, focadas principalmente em pontos e recompensas. As…
Frete grátis atrai o consumidor e beneficia o e-commerce quando aplicado com estratégia, por Felipe Rodrigues* Vender online é um desafio para boa parte das empresas e empreendedores que resolvem investir em um e-commerce. Portanto, para operar nesse mercado é necessário usar, como aliadas, a estratégia e a inteligência para…
Cookies de terceiros estão de volta: como isso afeta suas práticas de gestão de dados, por Nícolas Santos* Apesar das dúvidas e algumas marcas, veículos e ferramentas ainda estarem engatinhando na preparação a poucas semanas do então prazo final, a notícia de que o Google cancelou o fim dos cookies…
A transformação do customer experience com a inovação, por Julia Franco* 19 de outubro é o Dia da Inovação, uma data que nos convida a refletir sobre o impacto das novas ideias no mundo em que vivemos. Em um cenário de constante evolução tecnológica, a inovação é o motor por…
A reputação de fora para dentro, por Claudia Bouman* Nenhuma empresa ou organização está sozinha. Isso é óbvio. Mas nem sempre os impactos desses relacionamentos são bem estabelecidos quando o assunto alcança os temas reputação e seu impacto em vendas e negócios. Imagine uma empresa de grande porte. Ela precisa…
Afinal, a IA vai substituir os humanos no atendimento ao cliente? Por Rafael Brych* Não é novidade que cada vez mais as soluções voltadas para o atendimento ao cliente (customer experience, ou CX, na sigla em inglês) estejam integradas à inteligência artificial. Mas isso, necessariamente, não significa que em breve…
Cliente no centro: qual a importância dos pontos de contato das empresas? Por Renan Cardarello* Qual o melhor ponto de contato para que uma empresa se comunique com seu cliente e eleve suas vendas? Depende de vários aspectos. Nesta era altamente digital que vivemos, cada um de nós tem seus…
Inteligência artificial: Como integrar experiências digitais e humanas, por Harold Schultz* Com o crescimento cada vez mais exponencial da inteligência artificial (IA), acredito que a natureza do trabalho dos profissionais que utilizam essa tecnologia no seu dia a dia irá mudar completamente e antes do que imaginávamos. Os executivos e…
O que faz um social media e como construir uma carreira de sucesso na área, por Vinícius Taddone* À medida que as redes sociais moldam a comunicação e o comportamento das pessoas, o papel de um social media se torna ainda mais indispensável para empresas e marcas que desejam se…
CX Day: o futuro do customer experience, por Ingrid Imanishi* O CX Day, celebrado em 3 de outubro, é uma data essencial para discutir as inovações, práticas e desafios no campo do customer experience (CX). A inteligência artificial (IA) chegou como o principal fator de transformação no relacionamento entre empresas…
Modelos personalizados de IA generativa aprimoram processos de negócios, por Rodrigo Costa* Imagine um mundo onde cada pedaço de conteúdo que você cria não é apenas altamente relevante, mas também adaptado às necessidades específicas do seu público. Este é o futuro do marketing com RAG (Geração Aumentada de Recuperação). Esta…
Inovação contínua em IA da Avaya impulsiona eficiência e satisfação no trabalho, por Omar Javaid* Ao aproveitar os recursos de IA do Avaya Experience Platform, empresas podem aumentar a eficiência, personalizar o serviço e melhorar a satisfação, mantendo a estabilidade operacional Os clientes exigem cada vez mais excelência no atendimento…
Omnicanalidade e inteligência artificial para a melhor experiência do cliente, por André Fernandes* Um recente estudo elaborado pela Meta, concluído em junho deste ano, apontou que 80% dos consumidores brasileiros preferem utilizar mensagens como meio principal de comunicação com as empresas. Esse cenário não é apenas um dado estatístico, ele…
A personalização da experiência do usuário e como a IA está redefinindo interações digitais, por Francisco Chang* A IA não apenas transforma a maneira como as empresas se conectam com seus clientes, mas também eleva as expectativas dos usuários em relação a experiências digitais cada vez mais personalizadas e fluidas…
6 dicas para melhorar seu relacionamento com o cliente usando o WhatsApp, por Vivian Jones* O WhatsApp possui mais de 2 bilhões de usuários em mais de 180 países, sendo o aplicativo mais acessado para troca de mensagens na América Latina. 96% da população brasileira usa o WhatsApp (de acordo…
Como a inteligência artificial pode ajudar o marketing digital por meio da personalização, por Mário Soma* O conceito de inteligência artificial (IA) não é novo. Já se passaram quase 70 anos desde que o termo foi cunhado, com a IA passando por fases de grande entusiasmo, seguidas de períodos de…
IA no consórcio: resultados positivos no atendimento ao cliente, por Tatiana Schuchovsky Reichmann* A inteligência artificial (IA), cada vez mais utilizada e comentada nos diversos segmentos da sociedade e economia, tem se tornado uma ferramenta poderosa para as organizações, que podem antecipar as necessidades dos clientes de maneira proativa. Neste…
GenAI não é apenas um chatbot, por Guilherme Barreiro* Quando se fala em inteligência artificial generativa, uma das primeiras coisas que vêm à mente é o chatbot. Essa ferramenta é tão útil para responder a perguntas e resolver problemas de forma automática que geralmente ajuda na eficiência do atendimento ao…
Clientes bancários no mobile valorizam a sua experiência no aplicativo, por Mario Cesar Santos* Uma análise com 160 experiências digitais de bancos pelo mundo realizada pela Mastercard descobriu que mais de 72% de todos os consumidores bancários usam um aplicativo do seu banco, com 59% deles utilizando exclusivamente o app…
IA e pequenas empresas: uma parceria de sucesso, por Willian Pimentel* Entenda como soluções de IA para pequenas empresas estão reduzindo custos, otimizando o atendimento ao cliente e gerando insights estratégicos Engana-se quem pensa que IA e pequenas empresas não combinam. Na minha visão é justamente o contrário. Ferramentas de…
Automatizar a compra de produtos de uso recorrente torna prática a vida do consumidor e do lojista online, por Felipe Rodrigues* Produtos ou serviços de uso recorrente são todos aqueles consumidos dentro de uma determinada periodicidade pelos clientes. É interessante notar como o modelo de recorrência se tornou uma grande…
IA e RA aproximam lojistas e produtos dos consumidores em casa, por Alisson Aguiar* Nos últimos anos, a venda por meio do e-commerce salvou milhares de negócios ao redor do planeta, enquanto serviu como catalisador para um movimento que já estava em curso: as pessoas estão comprando cada vez mais…
Experiência do cliente e inteligência artificial: a nova base da inovação, por Arthur Rozenblit* É difícil falar de tecnologia hoje em dia sem mencionar a inteligência artificial (IA). Ela tem se tornado uma aliada indispensável para melhorar a qualidade de vida e transformar a maneira como as marcas interagem com…
Frete grátis atrai o consumidor e beneficia o e-commerce quando aplicado com estratégia, por Felipe Rodrigues* Vender online é um desafio para boa parte das empresas e empreendedores que resolvem investir em um e-commerce. Portanto, para operar nesse mercado é necessário usar, como aliadas, a estratégia e a inteligência para…
A humanização nas interações digitais: um diferencial estratégico no relacionamento com o cliente, por Carla Botelho* Imagine receber uma mensagem de uma empresa que não apenas entende suas necessidades, mas parece falar diretamente com você, quase como se conhecesse sua jornada pessoal. Com as interações digitais dominando o cenário de…
Fidelizar pacientes e ainda monetizar: esse é o desafio do setor de saúde, por Frederico de Souza* Quem nunca perdeu a paciência em algumas das vezes que precisou agendar uma consulta, exame ou cirurgia eletiva e só encontrou dificuldades? Este é um dos problemas que afastam pacientes dos estabelecimentos de…
Dia do Cliente: CX de excelência é ferramenta importante na fidelização, por Julia Franco* No calendário do varejo e dos serviços, o Dia do Cliente, celebrado no Brasil em 15 de setembro, é uma data que ganha cada vez mais relevância. Criado nos anos 2000 para homenagear os clientes e…
Dia do Cliente: Como a inteligência artificial pode gerar felicidade na experiência do cliente, por Rafael Lameirão* Em 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente no Brasil, uma data que nos convida a refletir sobre a importância que essa figura tem nos resultados de qualquer negócio – independentemente…
Dia do Cliente: Três dicas de como encantar seu cliente em uma era de facilidades e complexidades tecnológicas, por Vivian Jones* No próximo domingo, dia 15 de setembro, é comemorado o Dia do Cliente. A data existe para destacar um momento de valorização dos clientes por parte das empresas, sobretudo…
AVI e a nova era do atendimento ao cliente! Qual será o futuro dos chatbots? Por Francisco Chang* O avanço tecnológico na última década transformou diversos setores, e o atendimento ao cliente não ficou para trás. Nesse cenário, os chatbots emergiram como uma das inovações mais significativas, impulsionando a eficiência…
7 razões pelas quais os clientes escolhem a concorrência no e-commerce, por Juliana Vital* Tanto no mundo offline quanto no online, todo vendedor se pergunta sobre o desempenho da concorrência, quais são suas métricas, por que vende mais ou o que faz para alcançá-lo. Neste cenário, é importante aprender a…
Atendimento ao cliente: como escolher o melhor para a sua empresa? Por Gisele Nucci* Um simples detalhe na forma pela qual um cliente é atendido pode fazer toda a diferença em sua satisfação, retenção e divulgação orgânica. Neste mercado altamente dinâmico e exigente, deixar este cuidado de lado não é…
Eficiência operacional e jornada do cliente ganham impulso com IA nos seguros, por Rubens Macedo* A associação do uso da inteligência artificial (IA) com o ganho de eficiência operacional está em voga entre empresas e negócios de diversos nichos do mercado. O setor de seguros não é exceção e os…
Como reinventar as jornadas dos clientes utilizando tecnologias digitais e inteligência artificial, por Ingrid Imanishi* Quando penso no que seria o customer experience (CX) dos meus sonhos, uma série de características vêm à minha mente. O CX ideal é fácil, intuitivo, e resolve os problemas do cliente sem esforço. Ele…
“Barriga no balcão”, fundamental para a reputação de uma empresa, por Claudia Bouman* O arsenal disponível para o processo de checagem de reputação é gigantesco. Mas um deles é essencial e traz resultados muitas vezes inesperados: a barriga no balcão. A prática, embora evitada por um bom número de executivos…
Chatbot: como treinar sua IA para atendimentos complexos, por Diego Martins* Chatbots impulsionados pela inteligência artificial generativa (GenAI) estão revolucionando a maneira como as empresas interagem com seus clientes, oferecendo eficiência operacional e personalização em larga escala. Contudo, treinar uma inteligência artificial (IA) para lidar com situações complexas de atendimento…
A movimentação financeira e tecnológica a serviço do cliente, por Marcelo Ciasca* O crescimento do Open Finance no Brasil tem trazido muitas oportunidades de mercado, além de estimular a concorrência e incentivar a inovação de produtos Promover a integração segura e eficiente de dados financeiros entre várias instituições e serviços…
De humanas e da tech: os profissionais que ganham espaço na tecnologia como storytellers das marcas, por Raphael Santos Marques* Hoje, se me perguntassem qualquer coisa sobre o Nubank, falaria da primeira coisa que me vem à cabeça sobre o banco, a história do seu fundador. Numa dessas conferências anuais…
Data mining: como a IA acelera o processo em prol de clientes mais satisfeitos e negócios mais rentáveis, por Saulo Santos* A centralidade do cliente e o enriquecimento da sua jornada são alguns dos elementos mais estratégicos e que compõem os alicerces dos negócios de múltiplos setores na atualidade. Neste…
Quem perde quando os sistemas antifraude dificultam o consumo? Por Denis Furtado* O mercado de cartões de crédito está em franca expansão, impulsionado pela crescente preferência dos consumidores por pagamentos digitais. Com um crescimento projetado de 6,46% ao ano até 2029, o setor deve alcançar um valor de mercado superior…
Como a IA generativa está revolucionando setores e modelos de negócios, por Nivaldo Sancinetti* A inteligência artificial (IA) tem sido um motor de atualização e aprimoramento de produtos e produtividade por décadas. No entanto, a recente introdução da IA generativa trouxe uma mudança radical na forma como interagimos com a…
Por que as fintechs têm um futuro tão promissor pela frente? Por Francisco Pereira* O setor financeiro está passando por uma transformação significativa, impulsionada principalmente pelas fintechs, que têm revolucionado a forma como os serviços financeiros são oferecidos. De acordo com a Associação Brasileira de Fintechs, hoje são mais de…
Assertividade, o segredo do sucesso em recursos humanos, por Sandra Porne* O recrutamento é uma das funções mais cruciais dentro do departamento de recursos humanos (RH) de qualquer organização, pois é por meio desse processo que podemos identificar e atrair talentos que irão contribuir para o sucesso e o crescimento…
Sua empresa realmente precisa de IA generativa? Por Frederico de Souza* A inteligência artificial veio para ficar. Isso é fato. Mas será que adotar tecnologias baseadas em IA é sempre a melhor opção? Depois do surgimento do ChatGPT tornou-se muito comum gestores perguntarem se uma determinada solução em TI (tecnologia…
Como acelerar o crescimento do negócio com o Growth UX? Por Aracele Lima Torres* Você já ouviu falar em estratégias de UX Design (User Experience Design)? Elas são grandes aliadas para melhorar a percepção que clientes e usuários têm em relação às marcas e produtos. Além disso, já se tem…
Seu cliente pode até olhar para o lado, mas você tem o poder reconquistá-lo, por Ingrid Imanishi* A inteligência artificial é capaz de auxiliar os agentes de maneira proativa, reduzindo o estresse nas interações, além de melhorar a experiência do consumidor final Diante de um consumidor exposto a muitas vantagens,…
Bots para cobrança mudam o rumo do setor financeiro, por Cláudia Cristina Andrade* O processo de cobrança de dívidas é um tema delicado, complexo e desafiador nas operações comerciais. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o país tinha, em…
Protegendo a experiência do cliente por meio da autenticação biométrica, por Steve Brock* O aumento de agentes que prestam serviços de atendimento ao cliente de forma remota criou desafios operacionais e de segurança. Uma única violação na proteção de uma organização pode levá-la à falência e, por isso, é importante…
User personas no marketing B2B Tech: profissionais invisíveis em campanhas, mas que influenciam em decisões, por Mário Soma* O usuário de tecnologia é o verdadeiro “piloto” da corporação e, portanto, uma figura crucial na hora de apoiar ou rejeitar uma nova solução que surge no mercado. No marketing B2B Tech,…
Diferenças entre atendimento humanizado e humanização no atendimento, por Alessandro Chelini* Durante minha trajetória profissional, participei ativamente de diversos processos transformadores na indústria de serviços e interação, com ênfase no bem-estar das pessoas. Enfatizo a autêntica dedicação dos profissionais que participam desses projetos, os quais genuinamente se importam com esse…
Autoatendimento digital: como desenvolver a jornada do cliente? Por Leonardo Coelho* Em um mercado onde a experiência do cliente é o grande comandante do sucesso e prosperidade dos negócios, investir no autoatendimento digital pode ser um enorme diferencial competitivo da sua empresa. Afinal, além de trazer maior conveniência e praticidade…
Inteligência artificial: desafios e necessidades de regulação, por André Fernandes* Vivemos um momento de extrema importância no desenvolvimento e implementação da inteligência artificial (IA). A discussão sobre os próximos passos dessa tecnologia está presente no nosso dia a dia, especialmente no que se refere à oferta de serviços, ao atendimento…
Orquestração de dados e sistemas: A nova sinfonia das empresas modernas, por Denis Furtado* Em um mundo onde a informação se tornou o novo ouro, a orquestração de dados e sistemas chega como uma tendência essencial para o sucesso corporativo. Imagine um maestro regendo uma sinfonia, onde cada instrumento toca…
Desafios enfrentados pelo e-commerce podem ser vencidos com automação e melhor relacionamento com clientes, por Felipe Rodrigues* Todo segmento e todas as empresas enfrentam desafios e obstáculos. Isso é normal e totalmente compreendido pelos profissionais e pelo mercado. O que diferencia cada um, no entanto, é a capacidade de encontrar…
Como impulsionar os negócios com observabilidade, por Alex Camargo* Adoção da abordagem pode ser estratégica para as empresas em sinergia com a camada de segurança As organizações que dispõem da observabilidade para monitorar ambientes e compreender o desempenho dos sistemas e aplicativos conseguem garantir confiabilidade e eficiência para gerar insights…
IA generativa é a melhor resposta para os desafios de CX das empresas de telecomunicações, por Marcelo Fuzaro* Compreender a dimensão do mercado de telecomunicações brasileiro é crucial para analisarmos o setor sob a luz do customer experience. Em 2023, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o setor contabilizou…
Robôs no atendimento ao cliente: Maldição ou bênção? Por Fernando Baldin* Em um mundo cada vez mais digitalizado, os consumidores se deparam com uma vasta gama de interações tecnológicas todos os dias, ao mesmo tempo, a nostalgia do toque humano nas interações se mantém firme. Atualmente a eficiência alimentada por…
A relação entre chatbot e sustentabilidade no setor de saúde, por Frederico de Souza* Atualmente fala-se muito em sustentabilidade, mas será que todo mundo compreende o que significa esta palavra? Há quem veja a sustentabilidade como um conjunto de práticas para evitar danos ao meio-ambiente e à sociedade. Não que…
Ferramentas de CX como aliadas na prevenção de doenças, por Glaucio Alkmín* A prevenção de doenças, com cuidados diários, nos permite manter a qualidade de vida. Por isso, saúde já não é apenas sobre tratar doenças existentes, mas sim sobre antecipar e prevenir que elas ocorram. Este é o centro…
Quanto tempo e esforço são necessários para educar um mercado sobre a sua marca e oferta no marketing B2B? Por Mário Soma* Educar um mercado sobre uma marca e ofertas complexas é um desafio que requer tempo, esforço e um orçamento adequado. O tempo necessário para isso depende muito da…
Apple anuncia chegada do RCS no IOS 18: quais os impactos para as empresas no Brasil? Por Thiago Gomes* A adesão do RCS pela Apple é um sonho antigo que, finalmente, virou realidade. Na edição deste ano de seu evento WWDC (Apple Worldwide Developers Conference), a multinacional anunciou, oficialmente, a…
Marketing digital: você sabe como usar trends de redes sociais? Por Alana Maia* “Eu sou social media, é claro que eu aproveito as trends para fazer conteúdo”. Não teria outro modo de começar este texto com uma das últimas trends que tomaram conta das redes sociais entre abril e maio…
Call center na nuvem e o futuro do atendimento impulsionado pela personalização, por Ricardo Zanlorenzi* O Contact Center as a Service (CCaas) gera novas possibilidades às empresas como a interação multicanal e o aumento de escala de forma mais ágil. As inovações possibilitadas pela adoção da nuvem incentivam a chegada…
Como as cores impactam os clientes na hora de avaliar marcas e produtos? Por Tiago Serrano* Como muitos já sabem, a associação intrínseca de cores com sentimentos, como vermelho para negativo e verde para positivo, proporciona uma maneira rápida e intuitiva para as pessoas expressarem suas opiniões. Não por acaso,…
A era digital e a saúde: desafios dos serviços de telemedicina no Brasil, por Eduardo De Luca* Popularizados no período da pandemia, os serviços de telemedicina tornaram-se uma realidade no Brasil, especialmente após a sanção da lei que regulamenta a sua prática em 2022. Nesse sentido, hoje, tanto os pacientes,…
Como utilizar a personalização para conquistar e fidelizar os fãs de fast-food, por Ander Orcasitas*
Como utilizar a personalização para conquistar e fidelizar os fãs de fast-food, por Ander Orcasitas* A transformação digital acirrou a competitividade no mercado de QSR – Quick Service Restaurant e hoje toda rede fast food tem como ambição estar cada vez mais conectada com os consumidores. A tecnologia de análise…
Sua empresa está trabalhando com inteligência de dados de forma eficiente? Por Carlos Venturini* Nos últimos anos, a espinha dorsal das estratégias corporativas vem se tornando a mescla entre inovação e eficiência. Nesse sentido, à medida que mergulhamos mais profundamente na era digital, a capacidade de coletar, analisar e interpretar…
Maximizando estratégias de marketing através da atribuição de funil completo, por Pablo Lemos* No cenário atual dominado pelo big data, empresas de todos os tamanhos enfrentam o desafio e a oportunidade de transformar vastas quantidades de dados em insights valiosos. Com informações provenientes de diversas fontes, a capacidade de entender…
A chave de uma transformação digital de sucesso para empresas B2B, por João Zanocelo* Para a maioria das empresas, os projetos tecnológicos representam apenas uma pequena parte de sua transformação – que de digital tem só o nome. É preciso entender que essa mudança vai muito além da adoção de…
Customer centricity como pilar de negócios, por Paulo Lima* O conceito de customer centricity, que significa manter o cliente no centro de todas as decisões, não é apenas uma tendência passageira, mas sim uma filosofia que impulsiona a geração de novos negócios de forma sustentável e significativa e deve fazer…
A influência da estrutura organizacional na experiência do cliente, por Thiago Serrano* A experiência do cliente tornou-se um dos principais impulsionadores do sucesso empresarial nos dias de hoje e a maneira como uma empresa organiza seu trabalho desempenha um papel fundamental na formação dessa experiência. É aqui que surgem as…
É hora de uma nova era de experiência do cliente, por Amanda Andreone* Em um momento no qual o mundo é confrontado pela inflação e pelo aumento das expectativas dos clientes, as empresas enfrentam um enorme desafio: proporcionar experiências que fidelizem, diferenciem-nas dos concorrentes e impulsionem resultados de negócio. Neste…
Excelência no atendimento ao cliente pode ser alcançada com inteligência artificial , por Mauricio Frizzarin* A experiência do cliente nunca vai sair de moda. Esse é um fato! Peça central nas estratégias de negócios da atualidade, oferecer uma boa experiência ao consumidor é determinante, especialmente se pensarmos em cenários de…
Chatbots na jornada do usuário: IA como uma parte essencial e moderna no atendimento ao cliente, por Marcelo Peixoto* Os chatbots têm revolucionado a forma como as empresas se comunicam com seus clientes. Com a inteligência artificial impulsionando esses sistemas, a interação se tornou mais rápida, eficiente e personalizada. No…
A importância da segurança no setor de CX na era da inteligência artificial, por André Fernandes* Clientes satisfeitos não são apenas uma métrica de sucesso para uma empresa, são a base para o crescimento sustentável e a lucratividade a longo prazo. A pesquisa da Shep Hyken revelou que, em 2023,…
Retail media: resultado da estratégia é a transformação da experiência do consumidor, por Richard Kenj* No Brasil, o impacto do retail media é evidente. De acordo com relatórios do IAB Brasil e da Kantar, foram destinados R$ 2,6 bilhões a essa estratégia em 2023, representando 8% do total investido em…