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Telefonia autônoma: será possível um atendimento automatizado e humanizado? Por Emerson Carrijo* A transformação digital tem avançado de forma impressionante, principalmente quando se trata de telefonia e atendimento ao cliente. Hoje, tecnologias como inteligência artificial, aprendizado de máquina e bots de voz são capazes de realizar um número significativo de…
A revolução da IA na experiência do cliente chegou — mas e as PMEs? Por Thiago Siqueira* A inteligência artificial (IA) tem sido uma aliada estratégica das grandes empresas, ao impulsionar ganhos em eficiência e automação. Já entre as pequenas e médias empresas (PMEs), a adoção da tecnologia ainda caminha…
IA Generativa no WhatsApp: como implementar na empresa com eficácia? Por Allanis Grum* O WhatsApp deixou de ser um canal exclusivo para comunicação pessoal, se tornando uma das plataformas mais utilizadas no mercado para aproximar e aperfeiçoar a comunicação com seus clientes. Surfando a onda dessa popularidade, a incorporação da…
Como a inteligência artificial está redefinindo a eficiência no varejo, por José Dutra* A experiência de compra no varejo depende de dois pilares: a disponibilidade do produto desejado e uma jornada de compra fluida e satisfatória. No entanto, ineficiências nos bastidores — como inventário desatualizado ou operações desalinhadas — podem…
Capacidades técnicas no horizonte da IA conversacional, por Andy O’Dower* Eu posso dizer, com certeza, que a IA nunca será tão burra quando ela é hoje. Estamos todos impressionados com o que as IAs podem fazer, e não paramos de ouvir expressões como “sem precedentes” ou “crescimento exponencial” para descrevê-la,…
Como Live Commerce e Retail Media estão mudando o jogo do varejo, por Henrique Casagranda* Nos últimos anos, o comportamento do consumidor evoluiu rapidamente, impulsionado pela digitalização e pelo consumo cada vez mais integrado às redes sociais. O Live Commerce – modelo de vendas ao vivo transmitido por plataformas digitais…
Automação no varejo: desafios e soluções para um futuro eficiente, por Tailan Oliveira* A otimização é um dos principais objetivos das empresas, incluindo o setor varejista. Nesse contexto, a automação emerge como uma resposta para essa busca, impulsionada por um leque de tecnologias que prometem revolucionar desde a operação logística…
O alto custo por dados ruins: por que a limpeza de dados é essencial para o sucesso empresarial? Por Valquir Correa* O ano era 2011 quando, de volta ao Brasil, integrei uma equipe encarregada de substituir os sistemas operacionais (front-office e back-office) em diversos hotéis. Na ocasião, o governo brasileiro…
O que falta na maioria das marcas? Por Renan Cardarello* Em uma pesquisa realizada em 2023 pelo Sebrae, foi constatado que o Brasil e, portanto, os brasileiros, são um dos povos que mais buscam empreender. Ocupamos a 8ª posição no ranking global de empreendedores, com 30,1% da população adulta envolvida…
Análise preditiva: a visão estratégica impulsionada pela inteligência artificial no varejo moderno, por Tailan Oliveira* Em um panorama cada vez mais acirrado e competitivo com transformações velozes, o mercado varejista é obrigado a não apenas ter uma simples reação aos eventos de seu ramo, mas também a assumir a capacidade…
CONTEÚDO 100+ CX – Notícias e Artigos Conteúdo 100+ é um novo serviço do Sistema Call To Call que apura os índices de acesso às notícias e artigos veiculados no Portal em determinado período (mês), atribuindo às empresas, fontes das notícias, e às suas respectivas assessorias de imprensa um valor…
Marca x consumidor: quem define as regras agora? Por Renan Cardarello* Nos últimos anos, foi possível ver um crescente aumento no poder de decisão de compra de diversos tipos de produtos pelos consumidores, mais seletivos em escolher marcas que representem o item ou commodity desejado. Diante desta nova autoridade do…
Personalização estratégica: Um meio de gerar boas experiências e fidelizar clientes, por Paulo Curro* Sabe aquela sensação agradável de entrar em uma loja e o vendedor conhecer você, saber sobre suas preferências, as necessidades que tem no atual momento da sua vida? Do que você gosta e do que não…
CRM desenvolve dados e impulsiona personalizações mais precisas, por Renan Marafigo* Personalizar a experiência do cliente deixou de ser um diferencial e se tornou essencial para marcas que querem se destacar. Adaptar ofertas e conteúdo com base nos interesses dos usuários gera mais engajamento e vendas, fortalecendo o relacionamento com…
Como a lealdade ativa pode transformar clientes em fãs? Por Aluísio Cirino* Hoje, em meio a um mercado cada vez mais competitivo, ter a lealdade ativa dos clientes é um grande diferencial para as empresas que desejam se destacar. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo da…
O caminho do crédito inteligente: a tendência do uso de dados, IA e do open finance, por Rogerio Melfi* Quem realmente te conhece é capaz de te surpreender. Quem te conhece apenas de forma superficial, no máximo, faz sugestões genéricas. Esse princípio, tão verdadeiro nas relações humanas, está se tornando…
A nova era do varejo: como a digitalização do PDV está redefinindo a experiência do cliente, por Paulo Moratore* Mesmo com o crescimento do comércio eletrônico brasileiro, há um fator que não muda: o brasileiro gosta mesmo é da loja física. Ao menos 89% das vendas totais do varejo em…
No marketing B2B Tech, existem coisas simples de entender, mas complexas de executar, por Mário Soma* O marketing B2B Tech é um terreno em que a complexidade das decisões de compra se mistura com a necessidade de uma abordagem altamente estratégica. E, nesse cenário, as empresas falham com muita frequência…
Experiências positivas transformam clientes em promotores da marca, por Luciana Perez* Em um cenário corporativo onde a concorrência está em constante evolução, a verdadeira chave para o sucesso de qualquer empresa é a capacidade de cultivar e manter a lealdade do cliente. No mercado de serviços gerenciados de TI esse…
A experiência do consumidor como vantagem competitiva, por Claudia Bouman* Com concorrência mais acirrada e consumidores cada vez mais exigentes, a experiência do cliente se tornou um dos principais diferenciais competitivos de marcas, empresas e produtos e trouxe destaque ainda maior para a gestão eficaz da experiência do consumidor (CXM…
Super agentes de IA: A revolução bancária e financeira em 2025, por Fabrício Vaz* A evolução da inteligência artificial (IA) alcançou um novo patamar em 2025, consolidando-se como o “ano dos agentes de IA” no cenário global. No setor bancário e financeiro brasileiro, essa inovação promete uma verdadeira revolução nos…
Marketing offline: ainda é vantajoso para as empresas? Por Renan Cardarello* A imersão digital foi um movimento natural do mercado com o avanço da conectividade global, levando uma série de empresas e pessoas a sentirem a necessidade de estarem presentes nesse espaço para se relacionarem com os outros. Porém, assim…
O desafio geracional e a experiência do cliente no mercado financeiro, por Por Eduardo Salomão* Oferecer uma experiência do cliente assertiva é olhar para as necessidades de todas as faixas etárias O setor financeiro está cada dia mais competitivo. O avanço das tecnologias e o surgimento de novas fintechs, levam…
Quem é o responsável pela reputação de uma empresa? Por Victor Olszenski* Reputação é o que se fala de uma empresa – e não o que ela diz ou pensa sobre si mesma. A questão é que o que se fala nem sempre resulta de uma análise racional. A reputação…
Decifrando o consumidor moderno: como a IA pode (e deve) ir além da personalização superficial, por Eduardo Ribeiro* Os hábitos de consumo mudam constantemente, acelerados pelo avanço tecnológico. Neste contexto, o varejo também ganhou novas ferramentas para acompanhar o ritmo, acompanhando rastros digitais — cliques, curtidas e carrinhos abandonados —…
A diferença entre conversão e geração de oportunidade real no marketing B2B Tech, por Mário Soma* Quando o assunto é marketing B2B, especialmente no mercado de tecnologia, muitas vezes eu noto confusões no entendimento de alguns profissionais entre conversões com oportunidades reais de negócio. Essa situação pode gerar relatórios inflados,…
Por que os lojistas devem migrar para o varejo híbrido? Por Rodrigo Garcia* Nos últimos anos, temos assistido a uma transformação acelerada no comportamento do consumidor, impulsionada pela digitalização e pelas mudanças nas preferências de compra. O varejo híbrido, que combina operações físicas e digitais, não é apenas uma tendência…
Como RPA, IA e BPM estão transformando a experiência do consumidor, por Fernando Baldin* A automação e a inteligência artificial (IA) estão revolucionando o atendimento ao cliente, proporcionando experiências mais eficientes, ágeis e personalizadas. À medida que as empresas buscam aprimorar a jornada do consumidor, três pilares tecnológicos emergem como…
6 estratégias para reter clientes no e-commerce B2B, por Alexandre Basílio* Focar na retenção de clientes é essencial para qualquer negócio e, no e-commerce B2B (business-to-business), essa estratégia é ainda mais crucial, considerando o crescimento da concorrência no meio digital, em especial após a ampliação do setor no Brasil. Segundo…
Como a falta de um CRM prejudica as vendas? Por Renan Cardarello* “Não estou vendo resultados”. Essa é uma frase muito comum no mercado dita por clientes que buscam dar seus primeiros passos no mundo do marketing digital, mas sem a preparação inicial que serve como base para demonstrar, perfeitamente,…
Erros de marketing no e-commerce: saiba quais são e como revertê-los, por Felipe Rodrigues* As perspectivas do e-commerce brasileiro são bastante interessantes. As compras online caíram no gosto da população que, desde a pandemia, só amplia o volume de compras feitas digitalmente. Tanto, que a expectativa da Associação Brasileira de…
Importância do mercado de consórcio apostar na área de customer experience, por Caio Gil Augusto* Com o aumento da competitividade e as mudanças nas preferências do público, as empresas do setor precisam estar mais atentas à experiência do cliente (CX – customer experience). Apostar em estratégias eficazes desse serviço é…
O futuro do engajamento digital no setor financeiro: personalização e eficiência como diferenciais competitivos, por Jorge Iglesias* No atual cenário do setor financeiro, a maximização da rentabilidade das empresas não se limita à aquisição de novos consumidores. A verdadeira chave para o sucesso reside na inteligência analítica, na automação estratégica…
Ingrid Guimarães e American Airlines: a crise desnecessária, por Claudia Bouman* Tarimbada em comédias desde sua chegada ao humorístico Chico Total nos anos 1990, na TV Globo, até longa-metragem como Minha Mãe é uma Peça: O Filme e seriados em streaming, a exemplo de Eleita (Prime Vídeo), a goiana Ingrid…
De local para global: a telefonia em nuvem como aliada da expansão internacional, por Emerson Carrijo* Em uma era de negócios sem fronteiras, como garantir que sua empresa esteja sempre conectada? A resposta pode estar na telefonia em nuvem, uma solução essencial para empresas que desejam crescer sem complicações. Imagine…
Nova era do atendimento ao cliente: WhatsApp como canal, IA como motor, por Renan Marafigo* O atendimento ao cliente está passando por uma transformação profunda. Com o avanço da tecnologia, os canais de comunicação evoluíram, e o WhatsApp tornou-se uma das principais plataformas no Brasil para interações entre empresas e…
A transformação ágil como diferencial no atendimento ao cliente, por Maria Clara Ramos* O mundo está em constante transformação. Assim também está o mercado consumidor, cada vez mais exigente e atento àquilo que consome. Nunca foi tão relevante oferecer uma boa experiência de compra e uso para fortalecer os laços…
Aperfeiçoar a estrutura de marketing ajuda e-commerce a alcançar resultados mais satisfatórios, por Felipe Rodrigues* À primeira vista, pode parecer óbvio, que ter um marketing bem estruturado auxilia as empresas no geral a alcançar resultados mais relevantes. Afinal, é esse o departamento da empresa responsável por aproximar a companhia do…
IA aplicada a dados é fundamental para entender o consumidor, por Danilo Curti* Já se perguntou como algumas empresas parecem saber exatamente o que você deseja antes mesmo de pedir? Isso não é coincidência – é inteligência artificial aplicada à análise de dados. No cenário atual, compreender o comportamento do…
Excelência no atendimento ao cliente para uma boa experiência na jornada do consumidor, por Rodrigo Bocchi* Com soluções personalizadas, estratégia omnichannel integra qualidade, compreensão do comportamento do cliente e constrói relação de confiança Os múltiplos canais de comunicação das empresas, como Instagram, Facebook, WhastApp, até chats e atendimento telefônico, devem…
Gestão de marketing: como planejar o futuro dos negócios, por Bruno Camargo* Plataformas de gestão de marketing têm se mostrado promissoras para apoiar os profissionais do setor O consumidor atual está cada vez mais conectado, exigente, participativo e buscando experiências personalizadas, com valores que estejam alinhados às suas crenças. Dados…
O poder da IA empática para encantar o cliente, por Rodrigo Villela* A Inteligência artificial tem sido cada vez mais utilizada para estreitar o relacionamento das marcas com os clientes, para construir e cultivar experiências personalizadas que reflitam de fato suas necessidades e interesses. Isso porque a análise de sentimentos…
Dicas de como combater o telemarketing abusivo e utilizar a telefonia empresarial de forma ética, por Kathia Alves* O telemarketing abusivo se tornou uma das maiores queixas dos consumidores brasileiros. Entre 2022 e 2024, foram registradas mais de 1 bilhão de chamadas indesejadas, o que evidencia um problema persistente no…
A unificação de dados e voz: o futuro das telecomunicações, por Emerson Carrijo* Estamos à beira de uma revolução no setor de telecomunicações. A unificação de dados, voz e outros serviços promete transformar profundamente a forma como nos conectamos e consumimos tecnologia. Essa convergência, impulsionada por avanços como a computação…
O tripé que sustenta o futuro do varejo, por Thales Zanussi* Compras via QR Code, propagandas e promoções entregues pelas redes sociais ou até mesmo vendas iniciadas diretamente nessas plataformas e campanhas conduzidas por influenciadores.. O varejo está em plena transformação – e não há caminho de volta. O comportamento…
Call To Call atualiza o CX-ebook/2024, reunindo o conteúdo (artigos e notícias) com maiores índices de acesso Em um cenário em que, cada vez mais, as empresas disputam pela preferência de um mesmo cliente, a qualidade no atendimento tornou-se fundamental. Nesse contexto, algumas expectativas dos clientes se tornaram elementares e,…
O que faz o consumidor perder a confiança nas marcas? Por Larissa Lopes* Vivemos em uma era marcada pelo excesso de informação. São inúmeras mensagens chegando por todos os lados: ofertas, lembretes de pagamento, cobranças, convites e muito mais. Mas, ao invés de facilitar a vida do consumidor, essa enxurrada…
Como serão os consumidores da geração Beta? Por Luiz Correia* Mais uma geração surgindo. Os primeiros dias de janeiro foram marcados pelo nascimento daqueles que irão compor a chamada geração Beta, em mais um ciclo demográfico que se estenderá até 2039. Assim como as anteriores, seus membros podem trazer perfis,…
Comunicação preditiva: a revolução da IA e da telefonia em nuvem nas relações com os clientes, por Leandro Motta* Vivemos em um mundo onde a tecnologia não apenas facilita a comunicação, mas também molda a forma como ela acontece. A IA preditiva na comunicação é um desses avanços que me…
IA vs. IU: qual é a verdadeira revolução? Por Phillip Miller* A inteligência artificial não é uma novidade no cenário tecnológico. Durante anos, algoritmos de IA e aprendizado de máquina (ML) foram instrumentos silenciosos por trás de muitas de nossas interações digitais diárias. Tomemos como exemplo o sistema de recomendações…
Reduzindo o volume de calls com soluções aplicadas no produto: A chave para uma experiência fluida, por Harold Schultz* O sucesso de uma empresa na era digital depende cada vez mais de sua capacidade de oferecer uma experiência fluida e intuitiva para seus clientes. Embora o first call resolution (FCR)…
Comportamento do consumidor: a personalização por meio da IA vai conquistar ou afastar os clientes? Por Fernando Wolff* Com o avanço das tecnologias, cada vez mais as empresas estão investindo em inteligência artificial como uma aliada na estratégia de negócios, principalmente para atrair e reter clientes de maneira personalizada. Porém,…
O papel da IA na experiência do cliente, por Fábio Damas* O termo “o cliente é rei” nunca fez tanto sentido como agora, na era da experiência do cliente (CX), em que um dos tópicos mais importantes dentro do planejamento das empresas é proporcionar interações mais personalizadas, eficientes e ágeis…
Agentic AI: O caminho do hype para a prática, por Jorge Moskovitz* Para muitos, o futuro parecia distante. Mas, observando as últimas discussões, conseguimos notar que ele já bateu à nossa porta! E envolve a agentic AI, o novo hype da tecnologia, que representa um salto evolucionário em inteligência artificial…
IA agêntica é nova promessa de inovação para 2025, por Rafael Brych* Se, nesses dois últimos anos, o surgimento da inteligência artificial generativa nos serviu como um vislumbre do potencial dessa tecnologia – e, devemos concordar – teve um impacto razoável em áreas como atendimento ao cliente, em 2025 deveremos…
Do chatbot à personalização total: o futuro do atendimento ao cliente com IA, por Carla Cavalcanti* A inteligência artificial (IA) revolucionou o atendimento ao cliente nos últimos anos, trazendo melhorias significativas em eficiência e personalização. Ferramentas como chatbots e assistentes virtuais desempenham um papel crucial ao oferecer respostas rápidas e…
O poder do brinde nos negócios, por Ana Lence* Toda pessoa neste planeta já deve ter tido o sonho de ter um carro esportivo Ferrari. Detalhes como design, motorização, tradição, valor, são algumas das diversas razões para pensar nesse veículo. O que poucos sabem, porém, é que algumas Ferraris já…
Transformando cada detalhe em fidelização: como extrair o máximo da experiência do cliente, por Filipe Cotait* Saiba como a proteção de dados e personalização podem conquistar a confiança e a lealdade dos consumidores A fidelização de clientes não depende apenas de oferecer um bom produto ou serviço e este ano…
As tendências de relacionamento com o cliente para 2025, por Márcia Reismann* Hiperpersonalização é uma das chaves para um bom relacionamento com o cliente O avanço da tecnologia mudou como as pessoas se relacionam nos mais diversos âmbitos da vida, principalmente com as marcas. Atualmente, os consumidores procuram ser atendidos…
Como as marcas podem criar experiências imersivas e personalizadas com a IA? Por Laurent Delache* A inteligência artificial (IA) já se tornou uma ferramenta essencial para as empresas que buscam oferecer experiências memoráveis aos seus clientes. Ao personalizar interações e criar ambientes imersivos, a IA fortalece o relacionamento com o…
IA precisa de integração para alcançar melhores experiências de compras, por Luis Ramos* Imagine um cenário em que você está buscando uma peça de roupa para um show amanhã. Com um simples comando de voz, seu dispositivo busca opções alinhadas ao seu estilo, orçamento e evento, apresentando alternativas de compra…
Agentes de IA: uma nova era empresarial, por Paulo Laurentys* O mundo digital desafia empresas de todos os tamanhos a gerenciar grandes volumes de dados, fluxos de trabalho dinâmicos e uma crescente pressão para respostas rápidas e precisas. Nesse cenário de alta competitividade, em que cada minuto conta, a capacidade…
Por que o planejamento de marketing é o caminho para o sucesso em 2025, por Vinícius Taddone* No mundo dos negócios, estar um passo à frente faz toda a diferença. Antecipar ações e se planejar estrategicamente são práticas fundamentais para empresas que desejam crescer e se destacar no mercado. Como…
NRF 2025: Como a IA está redefinindo o planejamento de varejo e supply chain, por Paulo Nazario* A NRF Retail’s Big Show 2025, realizada em Nova York, reafirmou seu papel como o principal evento global do varejo. O evento destacou as tecnologias e tendências que estão moldando o futuro do…
IA pode transformar atendimento hospitalar público e privado, por Claudia Andrade* O setor de saúde no Brasil tem amadurecido, com a fusão de empresas e a criação de grandes grupos – que muitas vezes, já concentram mais de uma marca sob sua administração. O crescimento e modernização da rede privada…
IA focada em CX: ROI na veia, por André Fernandes* Saiba como a inteligência artificial pode otimizar o tempo de atendimento ao cliente e garantir o Retorno sobre Investimento nas organizações Imagine que seu filho tenha sete anos e que você continue recebendo promoções de fraudas da farmácia que frequenta.…
A era dos agentes da IA: tendência ou futuro? Por Fernando Wolff* Você já ouviu falar em agentes de inteligência artificial (IA)? Basicamente, são sistemas inteligentes que realizam tarefas sem intervenção humana. Cada vez mais as organizações têm buscado dividir tarefas em várias etapas menores para atingir um objetivo mais…
Revolução no varejo: como as lojas físicas estão liderando experiências únicas, por Cintia Merighi* O varejo está atravessando uma fase de transformação profunda, impulsionada pela convergência entre inovação tecnológica e expectativas crescentes dos consumidores. Na NRF 2025, destacou-se como as lojas físicas estão se reinventando para criar experiências imersivas que…
Fraudes em 2025: como equilibrar segurança digital e experiência do cliente? Por Thiago Bertacchini*
Fraudes em 2025: como equilibrar segurança digital e experiência do cliente? Por Thiago Bertacchini* O crescimento exponencial da digitalização tem redefinido o cenário das fraudes online. Estimativas da Juniper Research sugerem que as perdas globais com fraudes digitais podem atingir um número impressionante de US$ 400 bilhões até 2025. Para…
Os principais KPIs e métricas para maximizar o potencial dos chatbots nas empresas, por Celso Amaral* A implementação de chatbots está cada vez mais presente em empresas que buscam automatizar processos e melhorar a experiência do cliente. Contudo, para garantir que a adoção dessa tecnologia seja bem-sucedida, é essencial medir…
Reputação muito além de crises, por Claudia Bouman* Um dia qualquer, uma empresa (também qualquer) descobre estar sendo alvo de um número incomum de reclamações de clientes, usuários ou consumidores, seja em redes sociais, serviços e portais especializados, agências governamentais. O alerta vermelho se acende: é preciso amenizar o desconforto,…
Futuro dos chatbots: principais tendências para 2025, por Claudia Andrade* O uso de chatbots no Brasil tem crescido de forma significativa nos últimos anos, impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças no comportamento do consumidor e a busca por eficiência operacional. As empresas brasileiras estão cada vez mais adotando essa tecnologia para…
Checkout otimizado: Como uma boa experiência de pagamento pode transformar as vendas online, por André Cruz* Quando pensamos em vendas online, o foco normalmente vai para o que podemos fazer para atrair mais clientes – anúncios, SEO, redes sociais. Mas, se há uma coisa que aprendi ao longo da minha…
Cinco tendências que vão nortear o setor de call center no Brasil em 2025, por Rafael Brych* Nos últimos anos, o cenário de atendimento ao cliente no Brasil tem experimentado uma transformação significativa, impulsionada pelas mudanças de hábitos, e pela adoção de novos canais de interação com as empresas. Mais…
O destaque é para as notícias e os artigos mais acessados no mês da respectiva publicação. Conteúdo 100+ Notícias 2024 Conteúdo 100+ Artigos 2024
Desafios e oportunidades: O poder transformador dos assistentes virtuais inteligentes (AVIs) nas empresas, por Francisco Chang* A transformação digital está mudando completamente a maneira como as empresas interagem com clientes e colaboradores. No centro dessa mudança estão os assistentes virtuais inteligentes (AVIs), soluções que combinam o poder do processamento de…
Live-commerce: como elevar as vendas no Brasil? Por Thiago Gomes* Comprar online já virou algo rotineiro para muitas pessoas. Mas, e se você pudesse adquirir os produtos desejados enquanto assiste a uma live da empresa que gosta ou, até mesmo, através de influenciadores que segue? Essa é a proposta do…
Retail media: quais os benefícios para as empresas? Por Renan Cardarello* O que sua empresa faz de diferente para atrair e reter cada vez mais consumidores? Atingir essa meta, em um mercado altamente competitivo, pode ser uma grande pedra no sapato de todo empreendedor. Mas, existem estratégias que estão se…
O que brindes de fim de ano dizem sobre relação entre empresas e pessoas, por Thomas Gautier* Faz poucos dias, chamei um carro por aplicativo na viagem que fiz a uma grande capital do Nordeste. O motorista, que era do interior do estado, escolheu uma voz automática para indicar as…
A personalização inteligente para atendimento com IA e encapsulamento de dados, por Rochael Ribeiro Filho* A utilização eficaz de dados é, hoje, a maior vantagem competitiva para empresas em diversos setores. Seja no varejo ou na saúde, a capacidade de captar, processar e utilizar informações pessoais permite criar uma experiência…
Pagar com biometria da palma da mão pode vingar no Brasil? Por Victor Papi* Nos últimos anos, a inovação no setor de pagamentos tem avançado a passos largos, e uma das tecnologias que começa a ganhar destaque é o pagamento utilizando a palma das mãos. Essa abordagem, que utiliza a…
CRO: novas tecnologias e cultura de dados transformam negócios digitais e geram maior eficiência em conversões, por Tiago Dada* O boom dos negócios digitais, especialmente os aplicativos e marketplaces, tirou luz de uma disciplina importante: o conversion rate optimization – CRO, um conjunto de técnicas e práticas que visam aumentar…
Cenário de alta exigência dos consumidores é alerta para empresas Por, Danielle Braga, Thaissa Garcia, Julia Lins e Renata Belmonte* O comportamento do consumidor global está em transformação, e a lealdade à marca nunca esteve tão volátil. A partir de tendências apresentadas pelo “2025 Consumer Trends Report”, percebe-se um aumento…
Propostas para garantir direitos no e-commerce, aplicativos e inteligência artificial, por Andrea Motolla* Novas tecnologias e seus impactos nas relações de consumo A evolução tecnológica tem alterado significativamente as relações de consumo, ampliando o acesso a produtos e serviços e promovendo maior comodidade ao consumidor. Contudo, essa transformação não ocorre…
O futuro do trabalho e a revolução da telefonia: o que realmente importa? Por Emerson Carrijo* Você já parou para pensar como a forma de trabalhar mudou drasticamente nos últimos anos? Presencial, remoto, híbrido… Cada modelo tem seus desafios e vantagens. E, no meio disso tudo, as empresas precisam encontrar…
Influência do whatsapp como canal de fidelização e atendimento personalizado, por Gustavo Soares* Há algum tempo, o atendimento ao cliente tem sido um dos principais critérios para a escolha de uma marca. Isso porque, para fidelizar o cliente, que está cada vez mais exigente e conectado às plataformas digitais, não…
IA nas empresas: não mais “se”, mas “como”e “quando” usar, por Rennan Sanchez* Em um cenário no qual a competitividade é determinada pela capacidade de adaptação e inovação, a inteligência artificial surge como o motor dessa transformação em diversos setores. De sistemas legados a processos integrados e automatizados, a IA…
As maiores tendências tecnológicas estratégicas para 2025, por Rodrigo Costa* Na medida em que nos aproximamos de 2025, o cenário tecnológico global está se transformando rapidamente, impulsionado por inovações como Inteligência Artificial (IA) generativa, computação quântica e robótica avançada. Com essa evolução, é fundamental que os líderes empresariais se mantenham…
Uma IA chamada “Mídia Programática”, por Luana Cevei* É muito comum me perguntarem “afinal, o que é a mídia programática?” Embora cada vez menos frequente, essa questão volta e meia ainda surge em reuniões e encontros de negócios em que participo. Costumo começar a responder dizendo que, mais do que…
Tendências do CRM para 2025: O futuro da personalização e integração de dados, por Renan Marafigo* O cenário de CRM passou por uma transformação significativa nos últimos anos e o digital tornou-se o principal canal de contato com o consumidor. O CRM emergiu como a ferramenta essencial para organizar dados,…
Saia da zona de conforto: Como a automação está redefinindo o sucesso das empresas, por Fernando Baldin* Automatizar processos que já funcionam manualmente pode parecer um desafio desnecessário para muitas empresas. Afinal, por que alterar algo que “não está quebrado?”. Esse tipo de resistência é uma realidade comum em organizações…
IA é fator-chave para melhorar jornada do paciente no atendimento hospitalar, por Claudia Andrade* O setor de saúde no Brasil tem amadurecido, com a fusão de empresas e a criação de grandes grupos – que muitas vezes, já concentram mais de uma marca sob sua administração. O crescimento e modernização…
A transformação da experiência de compra B2B e venda mais eficiente e competitiva. Bem-vindo a Era one-stop-shop! Por Eduardo Ide* Em 2023, o faturamento do e-commerce no Brasil atingiu R$185,7 bilhões, conforme dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Além disso, o setor registrou 395 milhões de pedidos e…
Como aproveitar de forma inteligente o pós-Black Friday, por André Cruz* O mundo não acaba no fim de novembro, muito pelo contrário. Saiba como aproveitar a Black Friday para obter clientes para a vida toda A Black Friday se firmou como uma das datas promocionais mais importantes do varejo brasileiro.…
Machine learning será cada vez mais decisivo para a competitividade e a sustentabilidade dos negócios, por Guilherme Barreiro* Não é de hoje que machine learning (ML) tem tido destaque como uma das tecnologias mais transformadoras do ambiente corporativo. A capacidade de aprendizado e de adaptação das máquinas, com base em…
Cada consumidor é único: como se comunicar de forma assertiva? Por Carlos Feist* Seu celular está tocando, mas a chamada é desconhecida. Você irá atender? Muitos, certamente, irão ignorar a ligação, seja por não identificar quem está chamando, por assumir que é alguma empresa tentando vender algo que não seja…
Tendências da IA para 2025 prometem reconfigurar o mundo em que vivemos, por Silvio Ferraz de Campos* Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) revolucionou a tecnologia da informação (TI), transformando indústrias e o nosso cotidiano. As tendências que se desenham para 2025 prometem reconfigurar radicalmente o mundo em que…
Como o marketing de performance pode ser um aliado para alavancar a receita do e-commerce, por Evelin Amaral* Com a previsão otimista da Abcomm, que projeta um faturamento superior a R$200 bilhões para o e-commerce brasileiro em 2024, o segundo semestre surge como uma oportunidade crucial para as lojas virtuais.…