O uso de sistemas de cobrança como recurso para redução de inadimplências
Saiba como os robôs podem auxiliar negócios e clientes nas experiências de cobrança
A transformação digital permite diversos avanços em vários setores da sociedade, e um deles é na maneira como os processos podem ser automatizados. O setor de cobrança não fica de fora dessa evolução, uma vez que, atualmente, os robôs são os responsáveis pela coleta de informações cruciais fornecidas pelo usuário inadimplente, mapeando os motivos pelos quais os pagamentos necessários não estão sendo feitos, diminuindo os impactos negativos no caixa da empresa e possibilitando reinvestimentos na companhia.
Vale ressaltar que a inadimplência é um problema que afeta a vida financeira de pessoas físicas de maneira quase irreversível, além de comprometer a saúde financeira de diversos negócios. No entanto, o ato da cobrança não é simples, afinal de contas não há como compreender de maneira fidedigna a situação de quem está em situação de inadimplência, tornando a tarefa da cobrança até mesmo desconfortável. Pensando nessa situação, a tecnologia vem incorporando os chamados robôs de cobrança a seus processos.
Eles são peças fundamentais para exercer essa função. Distante dos estereótipos, os robôs podem simular conversas através de plataformas e, com os dados fornecidos pelos usuários, podem compreender de maneira mais lógica a situação do cliente. A inteligência artificial utiliza-se da interação para estruturar diálogos articulados, enviar e-mails antes do vencimento de determinada conta e até mesmo oferecer soluções quando o atraso já existe. Os sistemas que focam em troca de mensagens ou diálogos escritos são chamados de chatbots, que funcionam de maneira diferente do voicebot, cuja ferramenta simula a voz humana, permitindo resoluções via telefone.
De acordo com a pesquisa de inadimplência do consumidor, realizada em outubro de 2022, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a porcentagem de famílias cujas dívidas estão para vencer, no Brasil, está em 79,2%; o dado demonstra que a diminuição de inadimplência é uma tarefa que requer um esforço contínuo, a fim de diminuir as dificuldades geradas para quem está nos negócios. Posto isso, os robôs surgem como uma solução para as empresas, unindo tecnologia e outras vantagens, como aumento da produtividade, estabilidade financeira, prevenção, relacionamento respeitoso com o cliente e redução de custos operacionais de contratação, através de tendências atuais e automatização. Desta maneira, possuir um sistema de cobrança automatizado garante não apenas as contas pagas em dia para a empresa, mas também estabilidade para o consumidor, através de um recurso tecnológico, criado especialmente para a facilitação de processos, sejam eles de pequenas empresas ou de grande porte.