“Carat Insights” Apresenta Tendências dos Meios de Pagamento para 2023
Nova pesquisa da Fiserv aponta a contínua consolidação de canais mais modernos, como a compra invisível e a experiência omnichannel. A análise também mostra que 81% dos brasileiros planejam comprar nessa Black Friday
A nova pesquisa “Carat Insights” — Tendências dos Meios de Pagamento para 2023″ da Fiserv, Inc. (NASDAQ: FISV), líder global em tecnologia de pagamentos e serviços financeiros, mostra o uso crescente de métodos de pagamento modernos como Pix, carteiras digitais e QR Code, e compras online, e revela que 81% dos brasileiros planejam fazer compras durante a Black Friday deste ano, ante 62% em 2021.
A pesquisa tem como foco o relacionamento da população brasileira com os canais de compra e meios de pagamento, incluindo Pix, conhecimento da experiência omnichannel e as expectativas futuras.
Pix
Os brasileiros estão familiarizados com uma grande variedade de métodos de pagamento, mas o Pix continua sendo o mais comum, mais frequente e preferido devido à sua conveniência e ao fato de não precisar carregar dinheiro. Isso é constatado em todas as regiões, gêneros e faixas etárias e tem uma intenção ampla para uso futuro. Além disso, três em cada quatro entrevistados fazem pelo menos uma transação com o Pix por semana e 64% do total de respondentes veem o pagamento instantâneo como uma modalidade na qual é possível negociar valores ou descontos.
Nos próximos 10 anos, a pesquisa mostra que o Pix provavelmente continuará sendo o método de pagamento preferido, com 87% dos consumidores dizendo que planeja usá-lo, seguido por carteiras digitais (80%) e pagamento por QR Code (78%). Dinheiro, Transferência Eletrônica (TED) e pagamentos no caixa devem ser menos comuns. Para os varejistas, essas constatações trazem a necessidade de repensar os canais e meios de pagamento para melhor acomodar as mudanças dos hábitos de consumo.
Experiência omnichannel
A experiência omnichannel é relativamente alta e despontando como uma tendência em relação a 2021; além disso, quatro em cada 10 entrevistados tiveram uma experiência de compra invisível, ou seja, em que não é necessário incluir os dados de um meio de pagamento a cada solicitação de serviço ou compra. As compras em lojas físicas, ao menos uma vez por semana, continuam sendo as mais frequentes (44%), mas já 29% dos entrevistados realizam compras online ao menos uma vez por semana. O conceito da experiência omnichannel já é percebido por 20% dos entrevistados que realizam compras, ao menos, uma vez por semana, transitando entre os canais.
“Em comparação com a versão anterior deste estudo em 2021, a intenção de compra pela internet nos próximos 12 meses cresceu de 54% para 67%, por isso o varejista brasileiro precisa disponibilizar o canal digital como parte de sua estratégia de negócios e uma jornada omnichannel e a experiência sem atrito para o sucesso nos negócios”, afirma Jorge Valdivia, Country Manager da Fiserv para o Brasil.
Black Friday – Comparação ano a ano
“Carat Insights” aponta que há uma conscientização sobre a data em ascensão pelos consumidores brasileiros, e que 81% deles planejam fazer compras nesta edição da Black Friday, um diferencial significativo se comparado com os 62% de respondentes que tinham se planejado para comprar em 2021.
São quatro as categorias de produtos que o consumidor mais tem interesse em comprar na Black Friday deste ano: vestuário com 57% ante 46% em 2021; eletroeletrônicos com 52% dos entrevistados ante 44% em 2021; calçados com 48% ante 37% em 2021; e celular e smartphone com 47% ante 34% em 2021. No entanto, a categoria que teve maior aumento percentual na intenção de compra foi a de produtos de beleza e perfumaria, com 35% dos consumidores planejando fazer uma compra, ante 21% em 2021.
No geral, as formas de pagamento nesta edição da Black Friday continuam as mesmas de 2021, com preferência pelo Pix (51%) seguido de cartões de crédito ou débito (41%) e cartões para compras online (40%). Vale destacar ainda uma crescente preferência por cartões (débito ou crédito) com tecnologia de aproximação (NFC — Near Field Communication), de 17% para 27%.
As características da Black Friday brasileira são bem específicas: ocorre durante todo o mês de novembro, com as ofertas de parcelamento em até 24 vezes, envolvendo diversos setores e também antecipando as compras de Natal. “Esta será a segunda Black Friday com o Pix, e com mais varejistas habilitados para oferecer esse método de pagamento, haverá mais oportunidades de negócio e uma vantagem para o consumidor”, conclui Valdivia.
Sobre a Pesquisa
“Carat Insights — Tendências dos Meios de Pagamentos para 2023” foi realizado em setembro de 2022, com 600 respondentes maiores de 18 anos e com acesso à internet, bancarizados, representando a população do Brasil segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).