Estudo da IBM: 48% dos CEOs do Brasil classificam sustentabilidade como principal desafio nos próximos dois a três anos
• Embora 68% dos CEOs brasileiros relatem implementar ações e funções de sua estratégia de sustentabilidade, poucos fazem isso em toda a sua empresa;
• Falta de insights de dados, pessoas e habilidades dificulta o progresso e as conquistas dos objetivos.
Um novo estudo do IBM Institute for Business Value (IBV) (NYSE: IBM) revelou que a sustentabilidade está se tornando um tópico crítico dentro dos compromissos corporativos e que os CEOs reconhecem o assunto como fundamental nos negócios, além de um fator de crescimento. No entanto, à medida que os CEOs enfrentam cada vez mais pressão do conselho e investidores, a falta de insights de dados confiáveis está prejudicando a sua capacidade de agir.
O estudo anual da IBM com CEOs, Lidere o seu impacto: caminhos práticos para conquistar a sustentabilidade transformacional, que entrevistou mais de 3000 mil CEOs no mundo todo, apontou que 48% dos entrevistados no Brasil classificam a sustentabilidade como desafio máximo para suas empresas, um aumento de 65% desde 2021. E embora 68% dos CEOs brasileiros relatem a realização de algumas ações e iniciativas de sua estratégia de sustentabilidade, apenas 24% deles dizem executar essa implementação em toda a empresa.
“O estudo mostra claramente que os CEOs na América Latina estão comprometidos em tirar do papel suas estratégias de sustentabilidade, em um nível muito semelhante aos seus colegas em outras regiões”, disse Luis Fernando Padilla, General Manager de IBM Consulting na América Latina. “No entanto, os desafios relacionados a um ROI incerto, falta de insights de dados e barreiras tecnológicas estão dificultando e desacelerando os avanços e o alcance de seus objetivos”.
Para Fausto Ribeiro, CEO do Banco do Brasil e participante do estudo da IBM, CEOs transformacionais e operacionais enxergam a sustentabilidade como uma oportunidade de negócio e, por isso, criam e implementam estratégias que se difundem pela empresa. “Incorporamos a sustentabilidade em nossa estratégia corporativa e, por isso, ela está presente na dinâmica do nosso cotidiano, refletindo na estratégia de negócios, gestão de riscos e planos operacionais de nossas unidades”, explica.
Para ver o estudo completo, acesse Link