Infobip aposta no RCS como novo padrão de mensagens móveis
Canal é considerado como evolução do SMS e permite inserção
de imagens e recursos mais interativos na mensagem
A Infobip, uma das maiores plataformas próprias de mensageria e comunicação do mundo, aposta no Rich Communication Services (RCS) como novo padrão de mensagens móveis. O RCS aprimora a experiência de comunicação dos usuários e permite que as empresas enviem mensagens com características além do texto, mais relevantes, detalhadas e interativas para seus clientes. A experiência é semelhante à de um aplicativo, mas com a onipresença do SMS de poder ser incorporado no software do aparelho do cliente sem nenhum download.
“Os usuários anseiam por experiências mais ricas em recursos, e é isso que o RCS pretende oferecer a eles. O RCS é a evolução natural do SMS, com adoção suficiente pelas operadoras de redes móveis, e a aceitação pelos assinantes tem o potencial de substituir o SMS”, analisa Yuri Fiaschi, head das Américas da Infobip, “Com recursos como rich cards e ações sugeridas, as marcas podem oferecer aos consumidores uma experiência de mensagens mais envolvente e interativa, reduzindo a demora e aumentando a conversão em relação às mensagens SMS tradicionais.”
Atualmente, no Brasil, o RCS só funciona nas operadoras que investiram na atualização de sua plataforma e nos mais novos aparelhos Android. O SMS é o bloco de criação do RCS porque o usuário final continua recebendo mensagens de texto como parte do RCS. Já existem duas operadoras no Brasil prontas para o lançamento do RCS. A Infobip possui toda a estrutura para habilitar as operadoras a implementar RCS, assim, tem procurado auxiliar todas as operadoras com informações para que possam tomar a melhor decisão nas suas escolhas. A plataforma escolhida foi desenvolvida pelo Google e será implementada durante o primeiro trimestre de 2019. Assim que for ao ar, os clientes da Infobip poderão acessar e iniciar as mensagens de RCS no Brasil. Quanto mais operadores habilitarem o serviço, mais a Infobip estará pronta para lançar e trazer para o mercado.
No exterior, a Infobip conta com alguns cases de utilização de RCS. “Podemos citar alguns casos de uso como empresas de e-hailing, como Uber, testando esses serviços, exatamente com a ideia de agregar mais pessoas, principalmente as que não podem baixar aplicativos por falta de espaço, mas ainda assim querem usar os serviços de car sharing, como Cabify”, explica Fiaschi. “As mensagens ocupam um lugar central em nossas vidas. Seja compartilhando fotos com amigos ou enviando mensagem para um familiar querido, ou mesmo interagindo com nossa marca favorita, tornou-se algo que não podemos viver sem. O objetivo do RCS é simples, fornecer uma experiência de mensagens mais rica, que tira proveito de todos os novos recursos que os smartphones mais recentes têm a oferecer, para proporcionar uma experiência excepcional que afeta muitas partes de nossas vidas.”