Kantar IBOPE Media apresenta dados sobre tecnologia e aceleração digital para Masters
Principal faixa etária afetada pela pandemia do novo coronavírus, os Masters brasileiros – acima de 60 anos – tiveram que reinventar seu relacionamento com a tecnologia no último ano. A maioria faz atualizações constantes de seus conhecimentos e aumentou o tempo de permanência em redes sociais e na Internet. Além disso, aumentou o consumo de streaming e alterou hábitos de compras. Estas são algumas das conclusões da edição de janeiro do conteúdo temático Data Stories, produzido mensalmente pela Kantar IBOPE Media e que reúne dados de diversos estudos da empresa que ajudam a analisar cenários, perspectivas e tendências relevantes sobre audiência, publicidade, planejamento de mídia e comportamento do consumidor.
Levantamento especial realizado durante a pandemia, o Target Group Index Flash Pandemic indica que 62% dos maiores de 55 anos conectados à internet, os Master Conectados, disseram que a crise do Covid19 contribuiu para a adoção da tecnologia no cotidiano, 49% que ela fez com que plataformas como Instagram e Facebook se tornassem mais importantes para eles e 48% que proporcionou tempo para o aprendizado de novas habilidades. Além disso, eles estão cada vez mais conectados: 64% acessaram a Internet nos últimos 30 dias, o que representa um crescimento de 101% em comparação com os últimos cinco anos. Já quanto às redes sociais, entre os Masters Conectados, 91% têm cadastro em alguma delas, 79% as acessaram no último mês e 66% aumentaram a frequência de uso durante a pandemia.
A grande favorita é o Facebook, acessada por 98% dos Masters Conectados e onde eles navegaram, em média, 2.541 minutos (cerca de 42 horas) nos últimos 30 dias. Em seguida estão o WhatsApp, com 95%, Messenger do Facebook (93%) e Instagram (78%). E ainda que o TikTok esteja na 7ª posição, atrás do Pinterest e Twitter, com 23%, esta rede recebeu atenção deste público por 509 minutos no último mês, o que é 9% a mais do que a média dos usuários de Internet em geral – os dados são do Target Group Index Clickstream.
Os dados vão além. 42% dos Masters declaram se manter atualizados sobre desenvolvimentos tecnológicos e 40% gostam de comprar com frequência novos aparelhos e eletrodomésticos. Para completar, 38% acreditam que a tecnologia melhorou a qualidade do contato humano, ainda que a mesma quantidade diga que os computadores confundem. Porém, esse número é 14% menor do que há três anos, o que significa que existe uma oportunidade de mercado para marcas que facilitem a vida desse público.
O smartphone é o dispositivo utilizado para acessar a Internet por 82% dos Masters Conectados, seguido de perto por notebook ou computador (77%) e por tablets (12%).
No que se refere ao streaming durante a pandemia, entre os Masters que usaram os serviços, 92% aumentaram/mantiveram o consumo de vídeos gratuitos, 90% de streamings de música e 89% de vídeos pagos.
Os Masters Conectados também usam a Internet para entender mais sobre suas compras: 85% declararam ter acessado a Internet para obter informações sobre produtos ou serviços antes da compra e 75% efetivamente adquiriram algo online.
Por fim, dados do Flash Pandemic mostram que as cinco principais categorias em que eles aumentaram/mantiveram os hábitos de compra foram produtos para limpeza doméstica, citados por 80% dos entrevistados; mercado/alimentos (75%); remédios (74%); contratos de telefonia móvel (59%); e contratos de serviços de Internet (58%).