Tendência do customer centric e os cuidados com dados do novo consumidor
Não é novidade que as expectativas dos consumidores estão cada vez mais elevadas e esses, por sua vez, também estão cada vez mais exigentes. Nesse breve contexto, a tendência do customer centric continua a ganhar destaque, à medida que as empresas reconhecem a importância de colocar o cliente no centro de suas estratégias e operações. De acordo com um estudo realizado em 2017, pela Deloitte & Touche, empresas que priorizam o customer centric são 60% mais lucrativas. No entanto, à medida que as companhias se tornam mais centradas no cliente, é crucial ter cuidados com os dados pessoais do novo consumidor.
“Para que essa tendência seja adotada de forma eficaz e o cliente tenha uma boa experiência, é necessário assumir responsabilidades, particularmente em relação ao cuidado com seus dados, especialmente no cenário atual, com constantes vazamentos e violações de informações pessoais”, ressalta Ricardo Maravalhas, CEO da DPOnet, primeira empresa brasileira a adotar a inteligência artificial em uma plataforma de privacidade, que tem o objetivo de democratizar, automatizar e simplificar a jornada de conformidade com a LGPD.
A importância de manter os dados pessoais seguros é tanta que, neste mês, comemora-se o Dia Mundial da Senha, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de ter senhas seguras e evitar maiores problemas. Porém, é preciso um olhar mais atento por parte das empresas e medidas de proteção, que ajudem a assegurar as informações de seus consumidores.
Por isso, Ricardo Maravalhas selecionou quatro dicas de como as empresas podem cuidar dos dados do novos consumidores:
Siga a legislação: Primeiramente, é preciso seguir rigorosamente a legislação vigente do país de atuação. No caso do Brasil, temos a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que visa proteger os direitos de liberdade e privacidade das informações pessoais, além de garantir segurança jurídica aos brasileiros.
Políticas claras de privacidade e consentimento: Ser transparente é extremamente importante. Por isso, antes de coletar, armazenar e utilizar as informações pessoais de seus clientes, informe para qual finalidade esses dados serão utilizados e disponibilize a opção de não participar, se desejarem.
Utilize softwares de segurança: Atualmente, existem diversos softwares que podem proteger as informações confidenciais de seus clientes contra acessos não autorizados e violações de segurança. Ou seja, é imprescindível que as empresas implementem medidas robustas de segurança cibernética e conformidade com as regulamentações de proteção de dados, como a LGPD no Brasil.
Monitoramento: Para garantir que os cuidados com os dados pessoais sejam eficientes, deve haver um monitoramento constante. Assim, caso haja algum problema, ele poderá ser resolvido rapidamente.