Software para recrutamento e práticas estratégicas: o que realmente funciona na seleção de atendentes
Quando a ferramenta certa se soma a um processo bem estruturado, as chances de encontrar o atendente ideal aumentam

No atual mercado de trabalho, para empresas que buscam contratar bons atendentes, o software para recrutamento tem se mostrado uma alternativa viável. Em um setor no qual o contato humano e a capacidade de resolver problemas são importantes, identificar os profissionais certos pode ser um diferencial competitivo.
Acontece que, a partir da automatização de parte das etapas de seleção, os sistemas permitem fazer a filtragem dos candidatos considerando critérios previamente estabelecidos, como habilidades comportamentais, domínio de determinadas ferramentas digitais, bem como fluência na comunicação.
Algumas das habilidades indispensáveis para o cargo de atendente são: boa comunicação, tanto oral quanto escrita, empatia, capacidade de escuta ativa para compreender as demandas dos clientes, resiliência emocional, bem como familiaridade com ferramentas digitais. Estes atributos precisam ser evidenciados durante o processo de recrutamento.
É preciso que o processo de recrutamento transcenda a triagem tradicional
Alguns dados publicados pelo blog Abler, referentes a estatísticas sobre recrutamento, reforçam esta ideia: 89% dos profissionais consideram as entrevistas comportamentais eficazes para avaliar candidatos, e 70% afirmam utilizá-las com frequência.
Ainda assim, 63% dos recrutadores pensam que os modelos tradicionais são falhos para medir as competências interpessoais, na medida em que 36% os consideram excessivamente longos.
Neste contexto, acabam adquirindo protagonismo as estratégias de recrutamento por telefone, validadas por 70% dos recrutadores, uso de dados mais objetivos, adotados por 79% dos gestores de recrutamento, bem como ações voltadas à diversidade, tema considerado relevante em 51% das empresas, conforme levantamento.
Uma dica importante neste processo é que, para acertar na escolha de atendimento, vale a pena apostar também em estratégias de recrutamento interno, voltadas ao reaproveitamento de talentos da casa.
O hunting ativo, especialmente nos nichos em que existem habilidades específicas, também é uma excelente ideia. Os eventos de recrutamento e os bancos de talentos atualizados são recursos importantíssimos para garantir agilidade em contratações futuras.
Todavia, um dos pontos a se considerar no processo de recrutamento é a percepção da cultura organizacional: 78% dos profissionais de RH afirmam que um processo seletivo atento à diversidade melhora a imagem da empresa nesse aspecto, conforme levantamento do blog Abler. A tecnologia, hoje, pode influenciar muito nestas dinâmicas.
Qual é o papel da tecnologia e do software para recrutamento neste processo?
Em síntese, o uso de software para recrutamento permite aplicar testes técnicos e comportamentais já nas fases iniciais do processo, além de filtrar os candidatos com base nos critérios selecionados.
Além desta especificidade, que simplifica muito o processo, um dos atributos da ferramenta é a redução do tempo gasto nas buscas. Conforme levantamento do blog Abler, 30% do tempo dos recrutadores acaba sendo direcionado ao processo de busca de perfis compatíveis.
Outro elemento importante do avanço tecnológico é a capacidade de fazer o cruzamento de dados sobre os candidatos – movimento que permite tomar decisões mais fundamentadas e menos baseadas em impressões atreladas à esfera subjetiva do sujeito.
Todavia, é importante compreender que, mesmo com o avanço tecnológico, o papel do ser humano continua essencial. A entrevista comportamental, por exemplo, não pode ser substituída por um algoritmo. Porém pode ser aperfeiçoada e melhor conduzida quando o recrutador possui em mãos dados previamente coletados pela plataforma.
Desse modo, o que torna o processo realmente certeiro é a mescla, o híbrido entre análise automatizada e escuta qualificada do recrutador. Para as empresas que contratam frequentemente para atendimento, um setor que em sua gênese possui alto índice de rotatividade, o software de recrutamento e seleção pode ser um diferencial decisivo.
O grande ganho é, sem dúvidas, a possibilidade de fazer a comparação dos candidatos baseando-se em parâmetros padronizados, fortalecendo a objetividade e ampliando a diversidade dos perfis nas entrevistas.
No fim, contratar bons atendentes exige mais do que saber ler currículos: exige escuta, método e preparo. A tecnologia, neste momento do tempo e do espaço, quando alinhada às melhores práticas de recrutamento, possui grandes chances de elevar o nível de assertividade.
Texto original: conversion.com.br