Saiba como um sistema de gestão de relacionamento com o cliente pode auxiliar na conversão da sua empresa
Com um cruzamento preciso de dados, o CRM pode agilizar o processo de vendas e ainda fornecer estratégias mais precisas de marketing
O atendimento ao cliente é um dos principais fatores que influenciam na fidelização de uma marca. Segundo um estudo realizado pelo Hibou, empresa especializada em pesquisa e insights, 53% dos entrevistados consideram que um bom atendimento é o principal fator que faz eles voltarem a consumir um produto ou serviço.
Atualmente, as empresas têm implementado o Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português), mais conhecido como CRM. Esse é um sistema que permite uma visão 360º de todo o seu negócio e engloba vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato com o cliente.
Para que serve?
O sistema de CRM tem a capacidade de armazenar e processar informações de consumidores regulares e até mesmo clientes em potencial, como nome, endereço, telefone, etc. Esses dados, cruzados com pontos de interação com a empresa, ajudam a compor um cenário preciso para elaboração de estratégias de vendas mais assertivas.
Por que ele é importante?
Segundo a Pesquisa sobre Relacionamento com o Cliente, da Salesforce.com, o uso de um CRM pode aumentar em até 37% a receita de vendas. A partir deste cruzamento de dados, o sistema fornece leads, que nada mais são do que clientes em potencial, facilitando o processo de venda, pois ele trabalha com informações atualizadas e precisas.
Com essa automatização, vários processos que demandam mais tempo se feitos manualmente se tornam muito mais rápidos. Sem contar que, graças a essa organização de dados, é possível agilizar também o processo de vendas e até mesmo aumentar a conversão.
Tem CRM para todos?
De acordo com outra pesquisa, realizada pelo Sebrae-SP, em parceria com a GoDaddy, foi identificado que pelo menos 65% das empresas brasileiras utilizam o CRM para aumentar a sua taxa de conversão, independentemente do setor de atuação. Esse número fica abaixo somente da Índia, que possui 75% de uso por companhia.
Como cada tipo de segmento possui necessidades específicas, viu-se a necessidade da criação de vários tipos de CRM para auxiliar na taxa de conversão de cada uma delas. Por conta disso, acabou-se criando uma gama gigantesca de sistemas, dentre eles temos o CRM imobiliário, essencial para captar e identificar quais imóveis se encaixam no perfil de potenciais clientes, tornando o trabalho do corretor muito mais fácil e assertivo.
CRM não é ERP
Apesar de serem dois sistemas completamente diferentes, ainda há uma confusão que leva as pessoas a confundirem o CRM com o ERP. O Enterprise Resource Planning é um sistema de gestão de processos organizacionais, focado principalmente na parte financeira, como contas a pagar, emissão de notas fiscais e planejamento.
Sua principal função é conectar os fluxos informacionais da empresa para tornar todos os processos mais eficientes, removendo a burocracia e gerando mais qualidade de atendimento ao cliente. Com essa padronização, ele fornece aos setores informações precisas em tempo real de todos os setores onde estiver presente.
O ideal é integrar os dois sistemas, pois ambos podem fornecer um fluxo melhor de processos para a empresa. Além disso, esses dados podem ser usados para uma tomada de decisão mais assertiva, bem como para a elaboração de estratégias de marketing e vendas mais precisas e certeiras.
Quais são os tipos de CRM?
Atualmente, existem dois tipos de CRM disponíveis no mercado: o CRM local e o CRM na nuvem. Ambos possuem seus pontos negativos e positivos, que devem ser estudados para ver qual se encaixa melhor nas atividades da sua empresa.
CRM local
Também conhecido como CRM On-Premise, é mantido em um servidor físico e exige a manutenção de uma equipe de TI própria ou terceirizada. Como ele é acessado somente de computadores internos, facilita na proteção de vazamento de dados, porém é usado somente dentro das dependências da empresa.
CRM na nuvem
O CRM Cloud, como também é conhecido, é baseado em cloud computing, ou seja, ele pode ser acessado em qualquer local e dispositivo. Esse tipo de sistema dispensa o uso de uma equipe de TI dedicada, já que o software vai ser gerenciado por um time de especialistas de solução da plataforma.
Através de login e senha, é possível acessar com segurança em qualquer dispositivo. Porém, esse tipo de sistema depende muito da internet, então, quando existe uma conexão fraca ou cai a rede, fica impossível acessar as informações. Vale frisar que, neste caso, é essencial sempre ter um backup.