Quality assurance é a chave para o sucesso do negócio e a satisfação dos clientes
O que a empresa entrega ao cliente deve estar em alto padrão de qualidade, e a QA aprimora esse entregável, podendo ser aplicada inclusive no atendimento ao cliente
A qualidade do seu produto ou serviço é determinante para o sucesso do negócio. Não importa quanto você invista em marketing ou outras frentes, se não houver qualidade e eficácia naquilo que você entrega ao seu cliente, este não vai querer saber novamente da sua marca.
Se a sua empresa foi a escolhida por um determinado cliente, é preciso entregar a ele o melhor produto ou serviço, minimizando erros e falhas.
Justamente por tudo isso que, cada vez mais, as empresas devem conhecer e aplicar o conceito de QA em suas operações.
QA, ou quality assurance, são processos de testes que buscam garantir que o produto ou serviço esteja de acordo com o nível de qualidade pretendido. Ainda, a QA pode ser aplicada em diversas áreas, como a de desenvolvimento, atendimento ao cliente, produção e mais.
O que é QA e qual sua importância?
Quality assurance, como um processo de testes em produtos ou serviços, visa a entrega de qualidade para clientes.
Uma das principais vantagens do investimento em QA é a satisfação do cliente. A Dimensional Research®, em parceria com a Zendesk, por exemplo, realizou a pesquisa Quantificação do impacto comercial do atendimento ao cliente no Brasil. De acordo com ela, as interações entre empresas e clientes, na área de atendimento ao cliente, devem ter alta qualidade, pois boas interações de atendimento impactam positivamente o comportamento dos clientes.
Com boas interações no atendimento, 66% das pessoas recomendam o produto a outras pessoas, e 51% compram novamente da marca.
Contudo, quando o atendimento tem interações ruins, 57% param de comprar da empresa, com 50% deles migrando para um concorrente.
Portanto, ficou mais fácil perceber como a qualidade no serviço entregue é importante. No caso citado, a área foi a de atendimento ao cliente.
Qualidade no atendimento ao cliente
A qualidade no atendimento ao cliente é uma meta que importa muito para o sucesso de qualquer negócio. Ela é vista, inclusive, como diferencial competitivo.
Conforme a pesquisa de tendências da Zendesk, Tendências da Experiência do Cliente, o bom atendimento ao cliente garante que 57% dos clientes se tornem mais leais à empresa, e que este é um dos principais fatores de fidelização à marca.
Fatores do bom atendimento ao cliente
Para garantir um atendimento de excelência, alguns fatores são determinantes:
Atenção
Dedicar total atenção ao cliente é necessário para realmente entendê-lo. É preciso saber ouvir o que ele diz.
Comprometimento
É importante demonstrar comprometimento com a questão que o cliente trouxe. Para haver o comprometimento com a solução para o cliente, a equipe de atendimento deve ser preparada. Com alta qualidade técnica e qualificações em curso de Gestão Comercial, atendimento ao cliente e Customer Experience, os profissionais dessa frente conseguirão retornar ao cliente com segurança, resolução de problemas e relacionamento.
Satisfação
Proporcionar um bom atendimento ao cliente é garantia de fidelização. Segundo uma pesquisa da H.Interactive, 9 a cada 10 clientes pagam mais por um produto ou serviço se tiverem um bom atendimento.
Além de ser bem atendido, o cliente quer que seu problema seja resolvido e sua pergunta, respondida. Portanto, busque resolver, de fato, e com maestria a questão de seu cliente.
Otimização do tempo
Resolver problemas rapidamente ajuda muito na satisfação do cliente. Os usuários não querem apenas serem atendidos, eles querem que tudo se desenrole com rapidez e eficiência. Treinar as equipes, como citado anteriormente, também é ponto-chave neste fator. Profissionais preparados conseguirão resolver problemas com mais velocidade e assertividade.
Superação das expectativas
Sua marca deve ter um diferencial, algo inesperado para surpreender o cliente. Portanto, invista em métodos ou entregáveis que vão superar as expectativas.