Preparação para datas sazonais eleva a experiência do cliente
Períodos de forte movimentação no mercado exigem maior organização das marcas
Nos últimos anos, uma nova tendência surgiu no mercado, colocando no centro das operações aquele com maior poder de decisão: o cliente. Dessa forma, com a ascensão de tecnologias cada vez mais promissoras, o panorama da experiência desse público é moldado pela inovação, prometendo ser favorável a quem estiver mais preparado à adaptação. Uma boa, e fundamental, maneira de se inserir com estratégia nessa realidade é focando em situações específicas, como um preparo aprimorado para datas sazonais.
Períodos de movimentação elevada requerem atenção
Épocas como o Natal, ano novo, Páscoa, dia da mães, pais, crianças e namorados, são marcados por um forte movimento no comércio e, consequentemente, demandam maior concentração. A famosa Black Friday, por exemplo, é sempre um momento de agitação. Por simbolizar um dia no ano com enormes promoções e descontos nas lojas, é reconhecida entre os consumidores e resulta em alto fluxo na economia do país. Neste ano, acontecerá no dia 29 de novembro e segue sendo reconhecida como uma das principais marcas do calendário varejista.
A Black Friday em foco
De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas na data, em 2022, cresceram 5,5% em relação ao ano anterior, com destaque para o e-commerce, devido a um aumento de 16,3%. Já nos espaços físicos, as altas resultaram em 4,5%. “Existem falhas comumente encontradas nas ações empresariais as quais dificultam alcançar os objetivos esperados. Logo, é imprescindível assegurar uma quantidade suficiente dos produtos; juntamente a divulgar ofertas reais e interessantes para ambos os lados; variedade nas formas de pagamento; um bom marketing; rapidez nos processos; e, principalmente um atendimento de qualidade”, pontua Tiago Sanches, head de vendas da Total IP.
Segundo uma pesquisa da OpinionBox, 54,4% dos lojistas estavam preocupados com a possibilidade de vender pouco, assim como atrasos nos estoques (15,9%) e nos pedidos (12,9% ), gestão financeira (7,8%) e reclamações no pós-venda (6,7%). Dessa maneira, o foco da maioria (55,3%) estava em aumentar o faturamento, seguido por garantir um volume grande de pedidos (16,9%) e girar o estoque (16,2%). Parcelas menores dos respondentes se dividiam em ganhar reconhecimento de marca (7,1%) ou aumentá-lo (3,7%).
Ainda pensando na “Sexta Feira Negra”, um estudo da Mfield indicava um engrandecimento de 32% na intenção de compra, em relação à 2023. Assim, é esperado um índice ainda maior de organização das companhias, com um otimismo do consumidor quanto à retomada econômica. ”Apesar de já existir certo desejo vindo da população em adquirir novos bens, a concorrência é cada vez mais real e crucial. Para colher bons frutos, os negócios precisam instruir e construir equipes com o olhar vidrado no desenvolvimento, seja em um viés técnico ou emocional. Nesse quesito, a assistência e comunicação contam muitos pontos”, comenta o executivo.
A experiência do cliente como pilar primordial
Devido a diversos fatores, incluindo situações recentes de crise, como a pandemia da Covid-19, ocorreu uma forte mudança de mentalidade dos indivíduos. Ademais, as últimas gerações de pessoas, principalmente a Z, tendem a valorizar contextos específicos e distantes dos antigos. Nesse sentido, o público comprador está, cada vez mais, cobrando das corporações um posicionamento inserido no atual cenário. “Além da preocupação com o meio ambiente, sustentabilidade e causas sociais, essa galera quer ser ouvida e colocada no centro das operações comerciais. A melhor maneira de fazer isso e conquistar o grupo em ascensão é entregando a eles um apoio de excelência no contato”, indica Sanches.
Para guiar melhor os estabelecimentos nessa jornada, o especialista listou 4 dicas a se destacar, visando construir uma vivência nobre aos interessados:
• Transparência é a chave de uma relação: em períodos agitados é importante ter a consciência da chance de imprevistos e possíveis problemas no caminho. Por isso, um plano de ação de mostra crucial e deve ser dividido entre todos os envolvidos;
• A estrutura institucional deve ser construída com primazia: a sobrecarga faz parte de situações como essas, mas isso não pode significar uma baixa na qualidade do serviço prestado. Logo, o realinhamento pensando nisso é indispensável;
• Programas de incentivo animam o time: o senso de coletividade entre os colaboradores é um combustível relevante para a promoção de engajamento e produtividade. A criação de métodos para elevar essa cooperação formam um caminho ao sucesso conjunto;
• A inserção de tecnologia nos processos aliviam o trabalho: incluir as diversas oportunidades geradas com a modernização nas rotinas laborais auxilia com o excesso de encargos destinados aos funcionários e entrega maior perfeição nas demandas. “A atuação da Total IP é exatamente nesse nicho, com o intuito de propiciar uma experiência impecável aos usuários por meio do atendimento”, finaliza o gestor.