Oportunidades de crescimento e a expansão do mercado de nuvem híbrida no Brasil, por Richard Van Sprang*
É cada vez mais evidente que o mercado de armazenamento em nuvem segue em expansão. Li recentemente que esta tecnologia irá movimentar mais de US$128 bilhões até 2025, de acordo com pesquisa publicada pela Mordor Intelligence, o que reflete não apenas uma adesão em larga escala, mas também uma mudança de mindset entre consumidores em todo o mundo.
Isso porque o gerenciamento de dados em nuvem simplifica o manuseio e acesso de informações. Para os usuários comuns, significa uma alternativa de guardar lembranças e informações importantes em qualquer dispositivo móvel (celular, notebook ou tablet), já para as organizações, elimina a obrigatoriedade de um Data Center físico, corroborando para uma gerência de TI Integrada, reduzindo custos e apresentando uma nova camada de segurança.
Apesar de ser um movimento mundial, tenho observado que algumas regiões estão apresentando uma evolução ainda mais exponencial deste mercado. Em minha visita ao Brasil, pude ver de perto o impulsionamento não só deste segmento, mas da área de TI como um todo. Soube que, no país, até o fim de 2022 serão investidos mais de R$ 345 bilhões na área de TI, com destaque para big data e armazenamento na nuvem, com previsão de crescimento acelerado nos anos subsequentes, segundo um estudo do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia).
Isso significa que daqui para frente, teremos ainda mais oportunidades de expansão no país. Apesar desta ter sido a minha primeira visita à América Latina durante mais de 20 anos na Hitachi Vantara, fiquei muito satisfeito com a dinâmica de relacionamento e negócios com que me deparei. À medida em que os clientes têm tomado as decisões sobre as respectivas infraestruturas digitais de suas empresas, é importante estar pronto para direcioná-los à melhor solução — que hoje, considero a nuvem híbrida, já que esta solução une o melhor dos dois mundos.
Acredito que isso se torna ainda mais importante com o avanço de tecnologias de rede, como a chegada do 5G no Brasil. Apesar de ser recente, encaro como uma ferramenta para o aprimoramento de soluções já existentes, que dizem respeito ao armazenamento de dados, afinal, quanto mais difundido nas regiões, maior a necessidade de criação de pontos de acesso fortes e assertivos.
Entendendo este momento, no Brasil, a Hitachi Vantara tem realizado alguns novos investimentos, não apenas com a criação de softwares, mas também com o aprimoramento de ferramentas já existentes, alinhado ao uso também de Inteligência Artificial. E isso é muito positivo. Daqui pra frente, minhas perspectivas para a região são muito boas e tenho a convicção de que, ao seguirmos com este trabalho consistente, em breve, a representatividade do Brasil em nossos negócios pode ser ainda maior.
Estamos preparados e dispostos a ouvir o mercado e, desta forma, aperfeiçoamos a estratégia de negócios para o país. Seguimos juntos e cada vez mais preparados para suprir as necessidades dos consumidores brasileiros.
*Richard Van Sprang é Gerente Geral e VP de Vendas Américas da Hitachi Vantara