Onboarding de clientes: consolide sua venda e atraia futuros consumidores
Os passos iniciais na aquisição de um produto ou serviço podem determinar o sucesso do negócio
A máxima que diz que o cliente sempre tem razão se tornou um dos focos das empresas para agradar os que fazem movimentar o negócio. Sem clientes, não é possível vender produtos ou serviços e fazer com que a empresa prospere. Assim, o onboarding passou a ter grande relevância nos últimos tempos.
Essa tática é um processo pelo qual as empresas facilitam os contatos iniciais. Os consumidores passam a ter mais conhecimento sobre aquilo que será adquirido, e podem ter um nível de satisfação superior através desse tratamento especial.
A primeira impressão pode determinar muito do que será o relacionamento com o possível comprador. Se a pessoa tiver problemas em utilizar a compra, o que pode ocorrer é a desistência e, logo depois, o arrependimento. Perde-se uma boa oportunidade de ter um freguês satisfeito e que faça um bom retorno.
É importante que o cliente tenha uma orientação adequada. Para tanto, a empresa precisa treinar os funcionários, para que as informações sejam dadas de uma maneira clara e precisa em diversos níveis, em texto, em áudio, em vídeo e até pessoalmente.
O fundamental é desmontar barreiras que possam surgir entre o público-alvo e o produto ou serviço. Se alguém está pensando se ter um carro por assinatura vale a pena, a empresa que presta esse tipo de atividade pode oferecer um test-drive demonstrando o veículo e as vantagens de dirigir, sem se preocupar com o pagamento de impostos, seguros e manutenção do automóvel.
Se o cliente entende como funciona o serviço de maneira clara, pode enxergar seus benefícios. Nada pior do que deixá-lo frustrado. Além de não conseguir fidelizar essa relação de compra, ainda pode perder outros pelo boca a boca negativo da empresa. Do outro lado da moeda, estão os clientes satisfeitos, que devem ser fidelizados. A retenção é um dos caminhos de extrema importância para o sucesso do negócio.
O onboarding deve sempre ser avaliado e reavaliado. É essencial receber o feedback dos clientes para entender quais as maiores dificuldades em lidar com o produto e serviço. Assim, é possível criar estratégias certeiras. Também é necessário entender quais as melhores formas de passar a informação ao atendido.
Alguns vão preferir informações em texto, e outros em vídeo. Pode ser que outros prefiram um contato pessoal, seja por telefone, videochamada ou presencialmente. Ouvir o cliente se faz necessário para estabelecer quais as formas preferenciais de contato para o ramo e público-alvo que a empresa atua.