Nova pesquisa da Oracle mostra que a maioria dos clientes deseja receber um serviço consistente e sem atrito, garantindo a entrega de sua compra em tempo hábil.
Por sua vez, os varejistas buscam tecnologias que os ajudem a otimizar preços e estoques para atender às demandas dos consumidores.
Um novo estudo de pesquisa de consumo da Oracle Retail revelou que os consumidores no Brasil estão optando por voltar às lojas, mas esperam um atendimento omnicanal dos varejistas que garanta a disponibilidade do produto que procuram e sua entrega no prazo pelo caminho que for mais conveniente. 20% das pessoas dizem que itens fora de estoque seriam uma experiência ruim, seja na loja ou online, e 53% disseram que a velocidade de entrega costuma ser um fator determinante na escolha de um vendedor ou outro. 71% estariam dispostos a pagar mais por entrega acelerada ou garantida.
“Trata-se de fornecer o que chamamos de experiência de corredor infinito; isso pode significar, por exemplo, ajudar um cliente na loja a encontrar um item online e entregá-lo em sua casa ou fornecer aos compradores on-line uma visão precisa da disponibilidade do produto em sua localização física mais próxima”, comenta Pablo Verrastro, Diretor Sênior de Vendas de Aplicações de Varejo da Oracle América Latina. “Mais do que melhores práticas, hoje falamos sobre as próximas práticas, e nesse quadro as propostas phygital estão cada vez mais populares justamente porque combinar o melhor de todos os mundos face à necessidade de hoje. Se quisermos fidelizar, todas as interações devem terminar com o cliente a receber o produto que deseja a tempo das férias”.
A pesquisa entrevistou 8.107 consumidores por todo mundo, distribuídos em 11 países diferentes no final de setembro de 2022, incluindo 500 pessoas no Brasil. A pesquisa Untold Insights perguntou aos participantes sobre os planos de compras neste final de ano e os seus hábitos de compras nesse cenário pós-pandemia. Acesse a sua cópia gratuita do relatório Retail Shopper Outlook: Consumer Research 2022.
Voltamos às lojas, terão estoque?
Com as restrições amplamente levantadas, as pessoas estão voltando às lojas para fazer compras de fim de ano, mas as expectativas de disponibilidade de estoque permanecem altas.
• 32% das pessoas planejam comprar presencialmente nas lojas e 24% tanto na loja, quanto online;
• 20% das pessoas afirmaram que seria uma experiência ruim não ter o produto em estoque;
• 24% afirmaram que trocariam de loja caso não houvesse estoque disponível.
Expectativas nas entregas
A entrega em domicílio (50%) ainda é de longe o método mais popular de coleta de itens comprados online, em comparação com a retirada pessoal sem contato (20%) ou retirada na loja (18%). Isso cria urgência para os varejistas para garantirem que os presentes sejam entregues no prazo, proporcionando uma transparência clara ao longo do caminho. Na verdade, 71% dos consumidores disseram que receber rastreamento granular sobre o paradeiro de sua compra é importante.
• 53% das pessoas disseram que a entrega as vezes é determinante na escolha da loja
o 13% querem a entrega para o mesmo dia da compra
o 31% 1-2 dias para entrega
o 32% 3-5 dias para entrega
• 25% têm medo dos presentes não chegarem a tempo
• 71% pensam em pagar mais pela entrega expressa
• 66% considerariam reservar um serviço de entrega/coleta independente para garantir que eles recebam seus presentes a tempo
Nossa lista de desejos
Cansados de ficarem dentro de casa, as pessoas estão ansiosas para presentar com experiências neste ano. Os principais presentes que as pessoas estão pensando em comprar nesse fim de ano incluem:
• 48% Experiência com amigos e família, equipamento eletrônico/entretenimento
• 43% Moda, beleza/produtos de cuidado pessoal
• 41% Brinquedos
• 39% Viagens
• 38% Cartões-presente
• 37% Calçados e brinquedos para pets
• 36% Bebidas alcoólicas
• 34% Bens esportivos e equipamento de ginástica
• 33% Itens de luxo
• 35% Decoração/móveis
• 30% Non-fungible tokens (NFTs) ou colecionáveis digitais
O preço está correto
Cerca de 28% das pessoas estão preocupadas por não terem o dinheiro que gostariam para gastar nas compras de fim de ano devido ao aumento dos preços das commodities e 31% estão preocupados que os presentes desejados fiquem mais caros este ano. Como tal, os compradores estão dedicando tempo extra para encontrar o melhor negócio e estão considerando planos de pagamento para verificar os itens de sua lista de presentes.
• 80% dos compradores disseram que considerariam um plano de pagamento ou financiamento de loja para pagar presentes ao longo do tempo (30% das pessoas disseram que nunca usaram um desses planos antes);
• 75% disse que pesquisariam mais por promoções e descontos;
• 75% disse que comparariam mais os preços online e nas lojas;
• 75% disseram que procurariam comprar em mais lojas de desconto.
Mais do setenta por cento dos entrevistados (73%) também planejam esperar por momentos específicos de grandes descontos como Black Friday(52%), Amazon Prime Days (41%), vendas de fim de ano (22%) e Cyber Monday (17%).
Os influencers não são tão influentes assim
Em 2022, as redes sociais (24%) foram palco para os consumidores encontrarem as ofertas e produtos mais atraentes, seguidos por anúncios na Internet com 20%, email com 18% e anúncios de televisão em 9%. Apesar do hype, menos de 1% dos consumidores recorrem ao metaverso para descobrir novos produtos. E apesar do aumento do marketing B2C feito por influenciadores, apenas 22% dos consumidores observaram que ver seus influenciadores favoritos sugerem um produto como o motivo para eles acertarem a compra.
Devoluções e revendas
Mais da metade dos consumidores disseram que esperam devolver alguns presentes este ano, com 62% dizendo que devolveriam metade para todos eles.
• 44% das pessoas preferem levar suas devoluções à loja, com 34% escolher enviar devoluções para o varejista;
• 40% dos consumidores brasileiros fazem suas devoluções em uma semana, 33% retornam imediatamente, 17% retornam em um mês, 10% dos compradores raramente fazem devoluções, muitas vezes esquecendo-se de fazê-los.
Acesse sua cópia gratuita do relatório Retail Shopper Outlook: Consumer Research 2022, e saiba mais sobre como o Oracle Retail está ajudando os varejistas a se prepararem para a correria do feriado e usar a ciência de dados para fornecer uma visão holística interações com os compradores para tomar melhores decisões de compra de estoque e entregar ofertas mais relevantes aos clientes.
*Geração Z (18-24); Millennials (25-39); Geração X (40-54); Boomers (55+).