Infobip comemora dez anos de atuação nas Américas
Empresa croata de mensageria chegou à região quando o SMS era predominante; atualmente, o WhatsApp se destaca cada vez mais
A Infobip, empresa de origem croata que opera uma das maiores plataformas de mensageria do mundo, comemora dez anos de atuação nas Américas. A multinacional chegou à região em 2010 e enfrentou um cenário totalmente diferente de hoje.
“O SMS dominava o mercado, ainda que o volume de mensagens fosse mais baixo do que é atualmente”, relembra Yuri Fiaschi, VP de Vendas da Infobip. “Outros destaques eram a modalidade carrier billing e os serviços de USSD.”
Em dez anos, muita coisa mudou. Carrier billing e USSD sumiram do mercado, e o MMS também não emplacou. Por outro lado, o SMS continua forte, principalmente em notificações A2P. A Infobip também modificou seu posicionamento de mercado: tirou o foco do SMS, passou a investir em outros aplicativos de mensageria como o WhatsApp e o Facebook Messenger e passou a se posicionar como uma empresa de SaaS (software as a service). Para atender a essas novas e crescentes demandas, a Infobip desenvolveu produtos como o Conversations (plataforma de contact center omnichannel), o Answers (chatbot com inteligência artificial), e o Moments (plataforma de marketing omnichannel).
“Nestes dez anos, a frase mais comum no mercado era: este é o ano das tecnologias móveis. Na verdade, a era mobile começou muito antes, criando tendências antes de qualquer smartphone ou sistema operacional”, analisa o executivo.
Para o futuro, Fiaschi elege o RCS e os aplicativos de mensageria como tendências muito fortes. Mas a maior surpresa, segundo ele, são as mensagens de voz: “Trata-se de um formato muito forte no mercado latino-americano.”
Outro destaque é o WhatsApp, com presença em 99% do mercado brasileiro, segundo a pesquisa Panorama de Mensageria, publicada em agosto. A entrada do RCS nesse mercado também pode ter impactos interessantes.
“A América Latina é uma região muito criativa e disruptiva”, analisa Fiaschi. “Junto com a Ásia, é uma região que todas as empresas de tecnologia deveriam acompanhar de perto.”
Por outro lado, a pandemia do novo coronavírus acelerou o processo de transformação digital de algumas empresas. “Isso fez com que o varejo ampliasse sua presença no ambiente móvel e as empresas do setor financeiro se aproximassem de seus clientes. São grandes oportunidades para as plataformas de contact center.”
Nos próximos cinco anos, a tendência é de que os serviços sejam menos baseados em canais, e mais na experiência do usuário e em dados. “O mercado será cada vez mais guiado pelo conhecimento que as empresas têm dos hábitos de seus consumidores. Esse cuidado faz toda a diferença no atendimento”, conclui Fiaschi.