Gestão de redes e centrais de negócios: os benefícios da tecnologia aliada à automação, por Jonatan Silas da Costa*
/ A automação é responsável por avanços não somente na área financeira, mas em todas as esferas de um negócio. Quando a tecnologia é aliada aos processos, os benefícios vão além da redução de custos. O ponto chave é a capacidade de analisar o todo, identificando carências e propondo melhorias que podem otimizar recursos, além de auxiliar na tomada de decisões.
Paras as redes associativas e centrais de negócios não é diferente. As tecnologias de gestão reduzem custos com as compras e por meio da solução os empreendedores de micros e médios estabelecimentos podem negociar os melhores preços com grandes parceiros; aumentar a competitividade e o poder de negociação; ter agilidade pela automação das operações; além das informações reunidas, que geram métricas dos resultados e podem ser consultadas a qualquer momento.
A lista de aspectos que tornam a automação primordial para o sucesso de um negócio é longa, mas de forma resumida o maior ganho é a possibilidade de ter um overview da empresa, rede ou central de negócio, dos processos e dos resultados que têm sido alcançados até então. Ao ter a visão geral, se torna mais fácil identificar quais custos você precisará trabalhar para reduzir.
Utilizando uma plataforma inteligente para gestão, por exemplo, e alimentá-la com os dados dos gestores e dos associados, qualquer um conseguirá apresentá-los em gráficos e relatórios de tal forma os demais integrantes do grupo consigam identificar os pontos que merecem atenção e assim efetuar ações para reduzir o que tem pesado. Outro aspecto que levanta a relevância da automação quanto a redução de custos é pelo fato dela minimizar os erros, aumentar a produtividade das pessoas envolvidas nos processos e permitir a mensuração dos resultados.
Outros benefícios da automação
Dentre os outros benefícios da automação de processos para as centrais e redes, está favorecimento da padronização e aumento da consistência de atuação de uma empresa como integrante e como um negócio no mercado. E, ao levantarmos uma questão muito importante no meio empresarial que é o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) com a automação ela também é impactada de forma positiva e expressiva, já que ao melhorar a qualidade dos processos, os erros diminuem e o produto final entregue ao cliente é muito melhor.
Com clientes satisfeitos, o reconhecimento da empresa cresce e a percepção que o mercado e que clientes em potencial têm aumenta, fazendo com que exista uma maior fidelização e que a conquista de novos seja um pouco mais fácil. Outra grande vantagem da plataforma de gestão é que ela confere aos gestores e associados mais autonomia, demandando menos pessoas para realizar determinadas funções. Como, geralmente, todos recebem treinamento para lidar com as funcionalidades da tecnologia, o custo de mão de obra é reduzido já que só é necessário capacitar as pessoas que de fato precisam lidar com a plataforma.
Falhas na comunicação
Um dos grandes problemas enfrentados pelas empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes é a questão das falhas na comunicação. Essas questões podem gerar resultados negativos em todas as esferas da rede ou central. Garantir uma comunicação assertiva é essencial para evitar tudo isso. Com todas as funcionalidades disponíveis em uma plataforma de gestão, não há porque apresentar desculpas que uma reunião não foi documentada ou que uma decisão foi tomada sem um alinhamento com todos devido à falta de tempo.
Os recursos oferecidos dentro dela permitem que todas as questões pertinentes da rede ou central sejam discutidas com eficácia e agilidade, isso sem que todos precisem estar presentes em um único lugar – ponto complexo para este modelo de negócio que pode contar com associados em diversos estados do país.
*Jonatan Silas da Costa é CEO e cofundador da Área Central