Concentrix alcança um dos menores índices de turn over do mercado com ações de RH
Área estratégica de Business Partners desenvolveu série de iniciativas que reduziram a rotatividade para menos de 4% e ainda aumentaram o engajamento dos funcionários para mais de 80%
Muitas pesquisas apontam que a média de turn over do setor call center brasileiro varia de 6,5% a 10%. A Concentrix Corporation (Nasdaq: CNXC), líder global de soluções customer experience, percebeu em 2019 que o seu índice de attrition (colaboradores que deixam a empresa voluntária ou involuntariamente, desde que não seja a pedido do cliente) bateu o pico mais alto, com 6%.

“Esse número é extremamente estratégico para uma empresa como a Concentrix, já que, mais do que os custos de desligamento, existem os custos de contratação e a curva de aprendizagem do novo colaborador, que pode impactar no resultado de nossos clientes e no esgotamento do time”, explica José Francisco da Silva (foto), Associate Director, People Solutions da Concentrix Brasil.
Para mudar a situação, a área de Business Partners (BP), responsável por catalisar as demandas de RH relacionadas às áreas de negócio, iniciou um programa para entender por que os colaboradores estavam deixando a empresa. Assim, foram tomadas ações como acompanhamento da satisfação do profissional por tempo de casa; implantação de métricas de controle para as sugestões recebidas da equipe e entrevistas de desligamento com análise de dados para avaliação da gestão. A partir do momento em que a BP escuta o funcionário, também são criados planos de ação visando atingir o resultado da companhia e, acima de tudo, o bem-estar do colaborador.