Compras de fim de ano: Veja 5 dicas de como não errar no atendimento ao cliente do seu e-commerce
Natal deve injetar R$68,4 bilhões na economia e estimativa é que o comércio eletrônico represente 45% do valor
Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em 2021, o Natal deve movimentar R$68,4 bilhões e as compras realizadas pela internet devem representar uma fatia de 45% do total.
Com isso, há a necessidade de realizar um bom atendimento ao cliente, que pode ser um fator importante para a decisão de compra e é um diferencial para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.
Ricardo Galdino, fundador da JobHome, startup especializada em teleatendimento, dá cinco dicas de como não errar na hora de oferecer suporte aos seus clientes. Veja a seguir:
- Ofereça mais de um canal de comunicação
Seja por telefone, chat no próprio site, redes sociais, aplicativos de mensagem, entre outros, é essencial oferecer mais de um tipo de canal para comunicação com os consumidores, já que, cada cliente se identifica e prefere um meio de se relacionar com a empresa. É importante que todos os canais tenham integração entre si, de forma a se garantir que todos eles tenham a mesma qualidade para criar um laço duradouro com o consumidor. - Disponibilize um serviço personalizado e humanizado
Vivemos um momento onde o atendimento digital se faz presente na maioria das empresas, mas para oferecer qualidade é preciso estar aliado ao humanizado. “No momento do atendimento, muitos consumidores são mais receptivos a uma conversa com outras pessoas, de maneira personalizada, por isso, priorizar a experiência do cliente irá destacar a sua empresa dentre os concorrentes”, pontua o especialista. - Invista em uma assistência instantânea e assertiva
Quem gosta de ligar em uma empresa para resolver algum problema e ficar esperando por horas no telefone? A demora para receber suporte pode fazer com que o cliente perca o interesse em realizar novas negociações. É essencial proporcionar um atendimento rápido, objetivo e que ofereça soluções assertivas para garantir o triunfo de uma marca. - Treine sua equipe
Grande parte das falhas de atendimento podem ser evitadas com um time qualificado. Uma equipe de atendimento bem treinada consegue identificar quando o cliente está insatisfeito ou irritado, e encontrar soluções para seu problema. “Aqui na JobHome nós treinamos nossos colaboradores para serem profissionais capacitados, capazes de executar suas funções e cuidar dos clientes da melhor maneira possível. Além disso, também contratamos pessoas que possuem curso técnico ou graduação em áreas correlatas ao setor dos nossos clientes”, destaca Galdino. - Esteja presente 24 horas por dia
Aqueles que querem criar uma aproximação cada vez maior com os clientes acabam aderindo apoio 24 horas. Com esse serviço o momento de tirar dúvidas e acessar o atendimento não está mais limitado ao horário comercial, muito pelo contrário, ele está atrelado ao tempo disponível do usuário que pode ocorrer a qualquer hora do dia e principalmente à noite.
“Investir na qualidade do atendimento é investir na felicidade do seu cliente e garantir sua fidelização, por isso, prepare-se com antecedência e evite dores de cabeça no período das festas”, finaliza o empresário.