Como reter a atenção do consumidor no comércio digital
Standout, empresa referência em inteligência em trade marketing digital, aponta boas práticas para incentivar e conquistar a confiança dos clientes
Os três principais fatores que motivam as compras no e-commerce são: preço, praticidade e promoções. De acordo com a pesquisa Consumer Trends 2023, feita pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 73% dos consumidores consideram o preço mais acessível no comércio digital do que nas lojas físicas. Mesmo assim, ainda há segmentos em que as pessoas não comprariam pela internet, como: óculos, colchões e medicamentos. Com foco nisso, a Standout, empresa referência em inteligência em trade marketing digital, explica como reter a atenção do consumidor no comércio digital e, consequentemente, aumentar vendas.
Uma forma de incentivar e conquistar a confiança de consumidores junto a produtos que “talvez não sejam comprados pela internet” é investir em ações que melhoram o atendimento do shopper no e-commerce. Entre elas está a disponibilização de informações de maneira clara, como explica Emerson Spina, COO da empresa. “A descrição do produto deve ser aliada na experiência de venda. Explicações bem detalhadas, a fim de evitar que o cliente em potencial saia do site, abandone o carrinho, compre em outro comércio digital ou então, que acabe comprando de uma marca concorrente, pode ser evitado com o uso de recursos multimídias, por exemplo”.
Para o executivo, esse é um modo de como marcas e indústrias, junto a e-commerces parceiros, podem entregar uma descrição mais rica dentro do comércio digital. “O uso de textos que eliminem as dúvidas mais frequentes sobre o produto, imagens que ilustram forma de uso, e até mesmo infográficos são de grande valia e servem como uma forma de enriquecer a experiência de venda ao consumidor”, explica Spina.
O uso de vitrines digitais interativas otimizam a jornada de compra do shopper com o objetivo de proporcionar uma comunicação assertiva, experiência positiva e personalizada, pois nela contém dados que ajudam o consumidor a entender a usabilidade ou aplicabilidade de um produto. “Elas geram mais interesse e engajamento durante a navegação e por isso resultam mais conversão em vendas, um aumento que pode chegar a 60%.”, finaliza o COO da Standout.