Como o WhatsApp pode facilitar o dia a dia de uma equipe de vendas?
Startup OmniChat explica como as empresas podem aproveitar ao máximo os recursos do aplicativo, que está presente em 99% dos smartphones brasileiros
O mercado de e-commerces no Brasil está em constante crescimento e, com isso, cada vez mais empreendedores e lojistas buscam formas de se destacar das demais marcas que atuam no mesmo nicho. Por isso, muitas empresas viram nos aplicativos de mensageria uma oportunidade de continuar o movimento de seus negócios de forma simples e eficaz. Mas, quando se trata de ajudar os times internos, principalmente de vendas, essas plataformas também têm um poder gigantesco.
“Por décadas o chat foi utilizado como entretenimento nas redes sociais. Agora é a vez das marcas se aproximarem dos consumidores por este meio informal que une a praticidade das compras online com a humanização das lojas físicas. Além de ser conveniente para o consumidor, profissionalizar esses canais é muito positivo para as equipes de vendas, principalmente, visto que conseguem acessar dados e informações úteis com mais facilidade, que já irão estar concentradas em um único número profissional”, explica Mauricio Trezub, CEO da OmniChat.
“Muitas marcas ainda não tem uma equipe exclusiva para o WhatsApp, e os vendedores das lojas físicas são os responsáveis por realizar esse atendimento. É possível fazer os dois com qualidade, basta organizar um revezamento entre os atendentes e, quando for atender por chat, ir a um lugar mais reservado para não dar a impressão de estar ocioso.” diz Trezub.
Dentre os segredos dos atendimentos por WhatsApp, é fundamental para os vendedores utilizarem o API oficial do WhatsApp com um parceiro oficial do WhatsApp para ter métricas e dados suficientes e traçar novas estratégias de sucesso. Ter um relatório em mãos, além de otimizar o tempo do time, possibilita que as marcas possam acompanhar as métricas do canal de mensageria escolhido e, assim, traçar estratégias mais assertivas para o negócio”, diz Trezub.
O comércio de conversação também pode permitir serviços sob demanda que ajudem as empresas a manter ou melhorar a qualidade do atendimento ao cliente de maneira econômica. Segundo uma pesquisa da Gartner, as organizações que implementaram esse tipo de ferramenta obtêm até 70% de redução em consultas por telefone, chat e / ou e-mail, além de benefícios adicionais, incluindo maior satisfação do cliente e mais de 30% de economia. Além dos benefícios diretos para o consumidor, para a equipe de vendas, investir em um chat-commerce profissional pode ajudar a divulgar os lançamentos, dar um acesso simples e eficiente a informações de produtos e materiais de apoio, além de fazer a solicitação de pedidos dos clientes, tendo todas as informações reunidas em apenas um local.
“Se a sua empresa tem vários atendentes respondendo e se relacionando com os clientes através do chat, é imprescindível que todos estejam centralizados em um único número. Só assim você consegue monitorar todas as conversas, que ficam em um único sistema. Além de ser mais profissional, passa mais segurança para o consumidor final”, finaliza o CEO.