Clientes inadimplentes? Entenda como a tecnologia tem ajudado na recuperação de crédito
Por meio do WhatsApp, cooperativas têm aumentado a taxa de recuperação de correntistas em até 110%, aponta levantamento da Ubots
O número de inadimplentes no Brasil teve aumento em agosto de 2023, atingindo 66,80 milhões de brasileiros, de acordo com o SPC. Na busca pela recuperação de crédito desses clientes, sem prejudicar o relacionamento com eles, muitas instituições têm utilizado o WhatsApp Business Plataform como ferramenta central de comunicação.
O canal de mensageria permite a execução de estratégias eficientes, contando com taxas de leitura e respostas superiores a de canais tradicionais. A iniciativa tem sido eficaz para que os consumidores possam quitar seus débitos de forma mais humanizada e continuarem usuários fiéis.
A ideia é que os correntistas sintam-se acolhidos e tenham seus problemas resolvidos, sem gastos extras para as equipes de atendimento. A estratégia ainda pode contar com uso de chatbots, automatizando algumas etapas da renegociação. Os chatbots costumam ser desenvolvidos por empresas especializadas em relacionamento digital e impulsionam o crescimento das instituições financeiras, aliando agilidade e redução de custos.
A Ubots, empresa brasileira que foi responsável por mais de 9,5 milhões de atendimentos via chatbots em 2022, implementou a ferramenta entre dezenas de clientes. Além de agilizar os atendimentos e gerar melhores índices de satisfação, com resultados de até 4.85/5 na avaliação, as taxas de recuperação de crédito entre os correntistas chegaram a 110%.
Por meio da IA, é possível fazer negociações para manter o bom relacionamento e gerar efetividade nas taxas de recuperação de crédito. Os bots negociam e oferecem possibilidades para sanar débitos. “O WhatsApp é o canal que as pessoas escolheram para se comunicar com as empresas. Através dele é possível ter um processo de renegociação de dívidas muito mais eficiente, ainda mais quando aliado a uma estratégia de automatização bem desenvolvida”, afirma Rafael Souza, CEO da Ubots. “As conversas são realizadas de maneira leve e humanizada, em aplicativos como o WhatsApp, no qual os consumidores conseguem encontrar boas opções para deixarem concluir a quitação. Ao final do processo, as pessoas podem escolher as melhores formas de pagamento e a data para quitação”, complementa.
Os chatbots são capazes, ainda, de reduzir custos operacionais e diminuir as barreiras de interação. Eles podem ser programados para enviar lembretes de vencimento da fatura e, ao mesmo tempo, enviar a 2ª via de boletos, evitando novas buscas e antecipando as solicitações dos clientes.