Cinco motivos para personalizar o atendimento ao cliente
Zenvia indica passos para tornar a experiência única
Não é novidade que as empresas estão investindo grande parte de seus recursos em tecnologia. Uma das áreas que vêm sendo transformadas dentro das organizações é a relacionada ao atendimento ao cliente. Cada vez mais, as companhias estão buscando aprimorar o relacionamento com seus públicos por meio de soluções multicanais que garantam a cobertura do atendimento de ponta a ponta.
Mas só tecnologia não é suficiente. Para oferecer um serviço mais assertivo, o lado humano é essencial e se traduz em conhecer seus clientes, o que passa por identificar quem são, quais são seus costumes, quais canais de comunicação utilizam com mais frequência e para quê, e como preferem ser impactados. A partir deste mapeamento, é possível definir os passos que serão dados para a personalização do atendimento ao cliente rumo a uma jornada de compra completa.
Pensando nisso, a Zenvia, plataforma de experiência do cliente, lista cinco motivos para colocar a estratégia de personalização em ação e agregar valor à marca.
- Valorize a expressão individual
Uma mesma marca pode atender diferentes públicos e, mesmo fazendo parte de um grupo em comum, cada pessoa tem suas particularidades. Por isso, é necessário estar sempre de olhos abertos para captar o que cada cliente deseja e precisa para se sentir valorizado. Ao ter uma comunicação personalizada, é possível suprir necessidades do consumidor, gerando sentimento de pertencimento e acolhimento, além de ter a possibilidade de superar as expectativas. - Mais assertividade na comunicação
No atendimento presencial, é importante que a equipe seja treinada para perceber as nuances de cada pessoa, com o objetivo de oferecer a melhor abordagem e, consequentemente, opções únicas. Para os negócios online e pós-vendas, é necessário adaptar a linguagem que será utilizada e definir quais canais são mais adequados para chegar aos clientes. Assim, a marca consegue demonstrar mais segurança e conhecimento de cada pessoa que está dentre seu público de interesse, podendo gerar mais negócios. - Construa relacionamento
O pós-venda é indispensável para manter aquecido o relacionamento com o cliente, além do interesse pela marca. Quando alguém recebe um tratamento personalizado durante o atendimento, se sente mais valorizado e compreendido. Esses sentimentos despertam conforto e realização, contribuindo para que a pessoa queira voltar à loja, seja ela presencial ou online. - Aumente a percepção de valor
Com o atendimento personalizado, os clientes se sentem mais reconhecidos e passam a enxergar mais valor agregado nos produtos e serviços que estão consumindo. Desse modo, sentem-se mais dispostos a pagar mais caro e há mais chances de fidelização. - Melhore a experiência do cliente
A experiência começa na primeira vez em que se ouve falar da marca. Se as expectativas são atendidas, as chances de voltar e efetuar novas compras são maiores. Mas para que o sucesso seja um companheiro na jornada, é necessário que a comunicação seja assertiva e que as falhas, se acontecerem, sejam resolvidas de forma rápida, assertiva e com benefícios aos clientes. Lembre-se: quanto mais alguém se sente compreendido e tem seus desejos atendidos, mais feliz e engajado com a marca ficará. E isso se deve, em boa parte, ao atendimento personalizado do início ao fim.