Atendimento remoto: confira dicas que podem garantir a melhor experiência para os clientes
Adorado por uns, odiado por outros, manter um atendimento ao cliente de qualidade de forma remota pode ser bastante desafiador para os funcionários
Falar que a pandemia mudou radicalmente a forma como a sociedade se relaciona já se tornou algo até repetitivo. Porém podemos ver em diversos aspectos como isso alterou o modo de como lidamos com a comunicação atualmente.
Isso porque a forma como criamos relacionamentos, ou até mesmo criamos experiências, está totalmente ligada à comunicação. Nas empresas, isso tem se tornado cada vez mais importante, e um grande aliado na fidelização e conquista de público tem sido o atendimento ao cliente.
Mas, com a pandemia e a necessidade de distanciamento social, esse setor tão importante encontrou muitos desafios. Os atendentes começaram a conversar com seus clientes de forma completamente remota e em locais que nem sempre eram adequados para realizar esse trabalho.
Isso porque os locais destinados para esse tipo de serviço são preparados para evitar o máximo de empecilhos para os funcionários. Essa infraestrutura não é possível de ter em casa, por inúmeros fatores. Seja por um vizinho que resolve fazer uma obra, familiares que necessitam de atenção, ou também possuem outras rotinas, e diversos outros motivos.
Mesmo com tudo isso, 46% dos colaboradores adotaram o modelo de trabalho remoto logo no início da pandemia. Porém 67% tiveram algum tipo de dificuldade ao se adaptar à rotina remota, segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto FIA.
Com tudo isso, podemos dizer que é difícil o processo de adaptação tanto para a empresa quanto para os funcionários. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar a manter o nível de qualidade do atendimento, mesmo em um local adverso para se realizar a atividade.
Tenha uma conexão de internet estável
Não precisa ser nenhum plano robusto, como muitas empresas possuem. Tendo uma conexão que não caia a todo momento, que consiga carregar documentos e rodar programas sem muitos problemas, já é o bastante para fazer um excelente serviço.
Controle de horário
Já que o trabalho remoto não permite uma supervisão próxima, tomar cuidado com os horários pode evitar muitas dores de cabeça. Atualmente, é possível organizar esses horários com um software de ponto online, e com isso, conseguir montar uma rotina mais condizente com os padrões exigidos pela empresa, com uma noção exata de horários.
Esteja sempre online
Um dos principais problemas do trabalho remoto é que a equipe está toda dispersa, e com isso, a comunicação tende a ficar mais difícil. Por isso, durante a sua jornada de trabalho, é essencial ficar atento a possíveis comunicados e demandas que surgirem ao longo do dia. Dessa forma, você vai estar alinhado com as demandas e os objetivos da empresa.
Evite distrações
Talvez, essa seja a dica mais complicada quando falamos de trabalho remoto. Porém é preciso esclarecer o engano que ocorre quando falamos de “distrações” e sua associação automática a “lazer”.
Nem sempre em um ambiente de trabalho remoto a distração deve ser atribuída ao lazer. Existem vários fatores que tiram a atenção do colaborador no trabalho remoto, sejam filhos, demandas externas, saúde, entre outros. No caso das mulheres, podemos atribuir a jornada dupla de cuidar da casa e ainda desempenhar as funções empresariais.
Por conta disso, se possível, escolher um local silencioso, com o mínimo de distrações possível, é o ideal para que você possa desempenhar suas funções. Caso não seja possível, uma boa forma é organizar o seu horário, de forma que possa arranjar um tempo para tudo que precisa ser feito.