As principais tendências do marketing digital para 2023
O especialista Samuel Pereira aponta, entre outras coisas, a importância dos vídeos e do marketing responsivo
O marketing digital é essencial para qualquer pessoa ou negócio que queira se destacar na atualidade, mas é preciso estar atento às novidades e tendências porque as mudanças são rápidas e podem afetar estratégias e resultados.
De acordo com Samuel Pereira, especialista em tráfego digital, empresário, investidor e fundador da SDA Holding, uma tendência que já foi iniciada neste ano e deve decolar em 2023 são os vídeos. “Eles estão cada vez mais em alta. Hoje em dia, 50% do tempo gasto pelas pessoas nas redes sociais é assistindo aos vídeos, que têm o poder de humanizar as marcas e criar conexões com os seguidores e clientes através das redes”, revela.
Além disso, o especialista aposta em conteúdos gerados pelas respostas dos usuários, um conceito que deve ser bem elaborado para gerar uma relação mais próxima com os consumidores. “Os conteúdos baseados em respostas são aqueles que respondem diretamente e imediatamente às buscas realizadas pelos internautas, sem a necessidade de clicar em links para encontrar a informação”, explica.
O ano de 2023 também deve trazer como tendência as publicações feitas pelos próprios usuários, ajudando a criar um relacionamento mais sólido entre empresas e potenciais clientes. Com isso, será necessário encontrar pessoas dispostas a falar sobre seus produtos e serviços, além de estimular a interação em sites ou lojas on-line para que surjam comentários, opiniões, avaliações e qualquer tipo de interatividade entre empresa e consumidores.
Outro ponto importante levantado por Samuel Pereira é o marketing responsivo e de influência, que já é uma realidade, mas deve se tornar praticamente uma obrigação em 2023.
“Adaptar os conteúdos para todos os dispositivos é uma obrigatoriedade a ser seguida em sites e lojas online de empresas que querem se destacar”, alerta. “Além disso, contar com o auxílio de influenciadores na divulgação também é um movimento a ser seguido nos próximos anos”, opina.
Para o futuro, também será preciso considerar dados e metaverso
Outra tendência importante mencionada pelo especialista é o uso de dados. Samuel afirma que a coleta e a análise do máximo de informações possíveis sobre os consumidores será, cada vez mais, um passo para o desenvolvimento de ações assertivas.
No caso do metaverso, o fundador da SDA Holding, acredita que a utilização efetiva para as marcas ficará para um tempo futuro e não para o ano que vem. “A tecnologia e acessibilidade para a massa utilizar o metaverso em sua plenitude ainda não deve ser a maior tendência para 2023”, pontua.
Finalmente, segundo o especialista, mesmo com o vasto mundo oferecido na internet, uma empresa que quer prosperar deverá continuar apostando em oferecer uma experiência híbrida omnichannel, que misture ações on-line e offline. “Hoje aprendemos que o esforço híbrido gera muito mais resultados quando unidas as forças”, conclui.