A inteligência artificial pode auxiliar nas estratégias de marketing conversacional
A inteligência artificial é uma ferramenta que possui vantagens e desvantagens; saber utilizar a favor dos objetivos da empresa é imprescindível
Investir em inteligência artificial para melhorar o atendimento ao cliente é uma das principais preocupações do mercado atual. Empresas que já estavam investindo em chatbot e automação estão, cada vez mais, percebendo que a IA pode contribuir para uma melhoria substancial no setor de atendimento, sendo importante utilizar todas as vantagens da IA como forma de inovar e aumentar a competitividade do seu negócio.
A mais nova ferramenta de IA disponível é o ChatGPT, um assistente virtual inteligente que atua em formato de chatbot online, que promete revolucionar a forma como as empresas produzem conteúdo escrito e que está colocando em dúvida como utilizar essa ferramenta nos negócios. Mas é inevitável que esse assistente seja utilizado por produtores e criadores de conteúdo, no entanto, é importante conhecer os limites que ela (e qualquer outra IA) detém e aliar as sugestões da IA com outras estratégias de marketing.
Um dos principais usos para o ChatGPT dentro das empresas pode ser aliá-lo às estratégias de marketing conversacional, tornando as conversas automatizadas mais eficientes, simulando diálogos reais e tornando o atendimento mais próximo ao humano. Lembrando que a ferramenta precisa ser supervisionada e direcionada para os interesses da empresa e com a linguagem adequada.
Além disso, pode-se utilizá-lo como recurso criativo para a equipe de marketing, que contribua com ideias e dados, de modo a auxiliar na melhoria da experiência do cliente e na solução de problemas identificados nas ações. A IA pode ajudar, ainda, em campanhas de conversão e fidelização de leads, visto que, a partir da leitura comportamental dos dados, ela pode personalizar o atendimento e ajustar a interação com cada cliente, aumentando a confiança e satisfação do consumidor.
Mas é importante lembrar-se que as ferramentas de inteligência artificial são instrumentos para facilitar o dia a dia, automatizando as respostas padrões e recorrentes que muitas empresas recebem, ajudando a otimizar o tempo da equipe, principalmente se for um time pequeno. Ela não deve ser uma substituição total da presença humana na empresa.
Apesar de facilitar a comunicação, reduzir custos e melhorar a experiência dos clientes, e mesmo que a empresa tenha optado por um bot automatizado com recursos de IA, é importante sempre contar com a presença humana no atendimento, visto que essa ainda é a preferência da maioria dos consumidores.