A atuação do RH para manter a saúde mental no trabalho
Empresas precisam agir para preservar bem-estar de seus funcionários
A pandemia e o isolamento social trouxeram novos desafios para todos, inclusive para o RH das empresas. Manter a saúde mental equilibrada já vinha sendo um desafio, mesmo antes da crise do coronavírus, com a pressão nos ambientes de trabalho e outras preocupações que influenciam no dia a dia dos funcionários. A ansiedade e a depressão passaram a ser cada vez mais recorrentes e chegaram também como assunto nas organizações.
O trabalho remoto trouxe diversos benefícios, como evitar o estresse do deslocamento, seja pelo trânsito ou pela precariedade do transporte público. O tempo ganho pôde ser deslocado para o lazer e para passar tempo com familiares e amigos. Porém trabalhar de casa não é para todos. Muitos também se viram pressionados a assumir atividades de casa durante o horário de trabalho, como preparar refeições ou ajudar os filhos com os estudos remotos.
O departamento de RH das empresas teve de entender o momento e facilitar a vida de seus funcionários, como, por exemplo, inserindo recursos tecnológicos para facilitar o fluxo de trabalho. Vários protocolos tiveram de ser alterados, bem como a adequação de horários com maior flexibilidade. O contato por reuniões de videoconferência também foi estabelecido para manter a comunicação. Algumas empresas até enviaram equipamentos para o trabalho remoto.
É importante que as empresas desenvolvam políticas que acolham seus funcionários e flexibilizem as maneiras de trabalhar, de acordo com a pessoa. Alguns se sentem produtivos com prazos e exigências, enquanto outros rendem melhor com um approach com tarefas mais versáteis. As estratégias devem levar em conta as características de cada um. E, para a volta ao ambiente de trabalho, é fundamental que a empresa passe confiança e ofereça um local seguro.
A Síndrome de Burnout está cada vez mais presente no ambiente corporativo. Esse distúrbio caracteriza-se pelo esgotamento profissional, que pode ser visto através de sintomas de exaustão, estresse e até esgotamento físico. Esse estresse laboral crônico deve ser evitado com uma atuação preventiva da empresa. É necessário acompanhar de perto a saúde mental de seus funcionários. Para isso, o time de RH deve evitar que os colaboradores passem por situações desgastantes para que cumpram as suas funções.
A empresa também pode incluir ações de lazer e apoio para atividades físicas. Benefícios oferecidos aos colaboradores como terapia online podem incentivar o autocuidado. Programas de saúde mental e bem-estar podem ser incorporados, bem como manter uma comunicação aberta sobre o assunto, para que não seja estigmatizado no ambiente de trabalho.