BIC reescreve com Salesforce relacionamento com cliente
Transformação digital na companhia traz benefícios para empresas que interagem com time comercial
A BIC, líder mundial em artigos de papelaria, acendedores e lâminas, promoveu uma transformação digital na área de vendas e backoffice, englobando uma mudança de cultura de vendas e a adoção de tecnologias. Como parte da transformação digital, a BIC implementou solução Sales Cloud da Salesforce, líder global em CRM, para suporte ao trabalho das áreas.
Com a implementação, a BIC obteve um aumento de 90% na velocidade de entrada de pedidos, tempo entre o vendedor registrar o pedido no sistema e ele ser faturado, resultando em uma queda de 24h úteis para apenas 2 horas.
O número de vendas adicionais cresceu mais de 10% e o custo do frete caiu por conta de um melhor planejamento e uso dos recursos logísticos, o que gerou uma economia de 25%. As visitas nas lojas dos clientes cresceram 100%, garantindo que tenham sempre produtos nas gôndolas, favorecendo a compra do consumidor final.
O Salesforce Sales Cloud consolida todas as informações para fornecer às equipes de vendas uma visão completa do cliente, ajudando a alinhar negócios complexos às necessidades dos clientes. Essa agilidade permite que os executivos de venda foquem mais no relacionamento e tenham mais agilidade em atender suas solicitações. O resultado são clientes mais satisfeitos com os atendimentos e com a velocidade de solução de suas demandas.
Revolução na cultura da área de vendas
Ao fazer uma pesquisa interna, a BIC percebeu que a área de vendas necessitava de sistemas mais modernos para obter mais agilidade, autonomia e inteligência de dados. Para isso BIC desenvolveu o Sky Project, projeto interno liderado por sua equipe de vendas.
Após uma busca no mercado, a solução escolhida foi a Salesforce Sales Cloud, CRM nº1 do mundo. Com a plataforma, as equipes de vendas da BIC obtêm mais agilidade e produtividade. Os dashboards da Sales Cloud contemplam com todas as informações do cliente consolidadas em uma única página, o que permite uma abordagem mais em linha com os interesses e objetivos do cliente.
Outro benefício são os dados gerados pela solução, que provêm mais inteligência para as vendas e as tomadas de decisão. O projeto de implementação foi realizado pela WingsIT , parceira da Salesforce.
Além de cuidar da implementação da nova solução, o projeto, iniciado em fevereiro de 2019 e concluído em novembro de 2019, também foi responsável por disseminar a nova cultura digital com foco no sucesso dos clientes. Para isso, foram desenvolvidos workshops e conteúdos com o intuito de mostrar as vantagens da nova cultura para os clientes, como a solução auxilia no trabalho deles e permite elevar a qualidade do serviço, além dos benefícios para a empresa.
“No mundo conectado em que vivemos, precisamos ter soluções que nos deixem mais competitivos e em linha com o que o mercado exige. Mais que isso, nossa cultura precisa ser orientada ao uso de tecnologias e ao que os clientes buscam: um relacionamento mais personalizado. A Salesforce nos ajudou suportando a nova cultura e provendo a tecnologia necessária para nos mantermos como uma marca referência”, comenta Bruno Kayano, gerente de inteligência de vendas da BIC. “Devido ao sucesso que obtemos, o Sky Project se tornou referência em transformação digital e foi reconhecido como um dos mais relevantes da BIC em toda a América Latina”.
Cultura com foco nos clientes
Os clientes demandam atendimentos inteligentes e ágeis, para isso, o investimento em uma cultura orientada ao cliente e soluções inteligentes é necessário. Segundo o State of the Connected Customer, realizado pela Salesforce, 75% dos clientes esperam que as empresas usem novas tecnologias para melhorar suas experiências.
“De acordo com o estudo da Salesforce, o State of the Connected Customer, 84% dos clientes a experiência oferecida é tão importante quanto os produtos ou serviços de uma empresa. A transformação digital promovida pela BIC vai além da adoção de soluções, englobando também a mudança de cultura e colocando o cliente no centro das estratégias. Com isso, BIC aponta para uma excelência na experiência de compra dos clientes da companhia, aumentando ainda mais a excelência da marca”, avalia Daniel Hoe, diretor de marketing da Salesforce para América Latina.