1 em cada 3 clientes de instituições financeiras mudaram de banco apenas para ter uma melhor experiência
98% dos usuários desejam que suas dúvidas sejam esclarecidas de forma rápida
Cada vez mais empresas estão utilizando aplicativos de chatbots para aprimorar a experiência de seus clientes. Agora, essa tendência também está sendo adotada pelas instituições financeiras, cujo objetivo é aprimorar a comunicação e aumentar a interação com sua base de usuários.
Esse interesse das instituições surge da escuta dos clientes, pois são eles que, diante de uma ampla variedade de opções financeiras, preferem se aproximar das instituições que oferecem as melhores experiências. Isso inclui interações digitais aprimoradas e melhor qualidade em termos de canais de comunicação.
Atualmente, as instituições financeiras enfrentam o desafio de manter as necessidades de seus clientes satisfeitas. Segundo o relatório “Bank to the future”, desenvolvido pela Sinch em uma pesquisa com mais de 3.000 pessoas, estima-se que 1 em cada 3 clientes de instituições financeiras com menos de 40 anos tenham trocado de banco apenas para obter uma melhor experiência de comunicação.
Os clientes buscam maneiras de se manterem informados sobre suas finanças por meio de seus canais preferidos. Uma evidência disso é que 89% dos consumidores mencionaram que desejam que seus bancos forneçam mais orientações financeiras.
Assim, os clientes não buscam apenas uma comunicação melhor, mas desejam que seja simples e em plataformas acessíveis e fáceis de usar. 98% dos usuários desejam que suas dúvidas sejam esclarecidas de forma rápida, abrindo a oportunidade para isso por meio de conversas individuais via mensagens de texto.
Ao fornecer aos consumidores todo o conteúdo e comunicação desejados por meio de plataformas que conhecem, é mais fácil para eles desenvolverem um relacionamento com a marca, aproximando-se de se tornarem clientes mais leais.