Como definir os canais mais estratégicos para atingir o público na hora de vender?
Com o avanço tecnológico e o surgimento de novas possibilidades de comunicação, diversos tipos de negócios têm investido em diferentes canais e formas de atingir o público-alvo, a fim de conquistar mais clientes e aumentar as vendas. De acordo com uma pesquisa divulgada este ano, da International Data Corporation (IDC), provedora global de inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos, realizada a pedido da Infobip, empresa de comunicação omnichannel, mais de 80% dos varejistas utilizam o Facebook e Instagram para vender. Além disso, as plataformas digitais são responsáveis por até 54% da receita dos varejistas no Brasil.
Levando em consideração as inúmeras possibilidades de comunicação existentes, foram listadas dicas de como os negócios podem definir os canais mais estratégicos para atingirem o consumidor.
Conhecer o público-alvo
Ter definido quem é o público a ser atingido e conhecer as características, necessidades e gostos que possui, contribui para que os negócios escolham os canais mais assertivos. “Ao entenderem os tipos de consumidores que querem alcançar e como se comportam, assim como as redes que mais utilizam, as empresas conseguem ser mais eficazes na hora de se comunicarem”, explica Jota Baptista, CMO e Sócio da Vivalisto, primeira plataforma completa para corretores de imóveis e imobiliárias de nicho com o objetivo de empoderar os profissionais, fazendo com que sejam protagonistas no segmento imobiliário.
Apostar na omnicanalidade
Reforçando o conceito da omnincanalidade, segundo uma pesquisa realizada pela Open Text, empresa canadense que desenvolve e vende softwares de gerenciamento de informações corporativas, 77% dos clientes preferem passar por uma experiência digital personalizada. “No momento em que as empresas apostam em ferramentas tecnológicas, como o chatbox, por exemplo, elas passam a ser capazes de desenvolver estratégias para a identificação das peculiaridades de cada consumidor e, consequentemente, acabam se destacando no mercado”, conta Rafael Gianesini, CEO e cofundador da Cidadania4u, startup especializada no reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa.
Análise de dados
Existem algumas ferramentas disponíveis no mercado que organizam e registram todos os pontos de contato do cliente com a marca, para tornar as estratégias de vendas ainda mais assertivas, a exemplo do CRM, sigla para Customer Relationship Management. Este acompanhamento do relacionamento com o consumidor é imprescindível para as empresas gerenciarem suas contas, leads e, sobretudo, as oportunidades de vendas em um único local. “A partir destas informações valiosas, o empreendedor define os canais mais estratégicos que interajam com o seu público-alvo, além de oferecerem uma experiência de compra ainda mais personalizada e intuitiva. Entregar valor para o cliente é sinônimo de vendas mais frequentes, rápidas e eficazes”, destaca Jackson Araújo, COO da Showkase, plataforma inovadora de Social Commerce.
Segundo o estudo “A evolução das startups no setor de varejo” desenvolvido pela Liga Ventures, rede de inovação aberta que conecta empresas e startups gerando negócios e transformando pessoas, em parceria com a PwC com o objetivo de analisar a inovação nesse mercado, entre as 373 startups ativas desse setor, 5,6% são voltadas para a análise de dados. “Todo varejista hoje em dia produz e capta uma quantidade enorme de dados dos consumidores, mas a minoria sabe como utilizá-los da melhor forma. Em um cenário no qual o público está sendo atingido de todos os lados por propagandas e ofertas, vai se destacar e sair na frente quem souber fazer a leitura dessas informações assertivamente para impactar os clientes certos, na hora certa e oferecendo um produto ou solução que realmente faça sentido para eles”, analisa Mateus Magno, CEO da Samba Digital, unidade de transformação digital da Sambatech com foco em acelerar resultados resolvendo problemas de negócio de forma simples e inovadora.
Blockchain e pagamento
Dentre as diversas tecnologias atuais, a blockchain vem ganhando relevância e se fortalecendo em muitos segmentos. Sabemos que quando se trata de informações financeiras, os dados precisam ser altamente protegidos e invioláveis, e a tecnologia blockchain oferece inúmeros recursos de segurança. “Com esse tipo de sistema, os estabelecimentos podem receber e efetuar pagamentos sem maiores preocupações, para isso, o investimento na cibersegurança é indispensável” afirma Pedro Santiago, CEO da Idez, primeira fintech especializada em serviços financeiros para PMEs.
Estratégia de inside sales
Por meio da estratégia de inside sales os vendedores conseguem prospectar, qualificar o lead e realizar o fechamento da venda, uma vez que os seus métodos estão totalmente adaptados à era tecnológica. Além disso, atua de forma mais consultiva, sempre com foco nas reais necessidades dos clientes. “As pessoas estão cada vez mais imediatistas e com isso os empresários devem criar uma conexão com os seus clientes à distância para entenderem quais os canais de comunicação digitais mais assertivos”, afirma Fábio Oliveira, CEO da SalesFarm, primeira plataforma que terceiriza a força de vendas por meio de um software e que tem como objetivo conectar empreendedores a vendedores.