Alguns passos que podem te ajudar a atender o público estrangeiro
Clientes estrangeiros podem aparecer nas mais diversas áreas de atuação; saiba como agir diante de tais situações
Seja no comércio, na indústria, no turismo, na comunicação ou em restaurantes, qualquer lugar a que se proponha trabalhar com atendimento ao cliente está sujeito à aparição de gringos. A globalização é um dos fatores que facilita o nosso acesso a outras culturas e amplia nossos horizontes no âmbito comunicacional; dessa forma, é de extrema importância estar preparado para oferecer um bom acolhimento ao seu público.
O primeiro passo é buscar uma língua utilizada de forma universal – neste caso, o inglês pode ser uma boa pedida, já que muitos países possuem o idioma como língua primária ou, no máximo, secundária.
Para o segundo passo, indicamos estudar as mais diversas culturas, a fim de criar um tratamento específico em cada caso. Nesta ocasião, se você possui tempo e dinheiro para investir, recomendamos um intercâmbio. Praticar a língua inglesa em países estrangeiros te ajuda a se adaptar melhor com palavras, pronúncias e culturas.
A dica anterior não se restringe a pessoas que possam investir um dinheirinho a mais em intercâmbios. Se você é daqueles que quer aprender a língua, mas está com o dinheiro curto, existem alternativas de aulas de inglês online, seja com professores estrangeiros ou brasileiros especializados. O custo-benefício acaba sendo melhor que em escolas de idioma tradicionais.
Oferecer um pouco da cultura local pode te aproximar do seu cliente, portanto leve-o para reuniões, festas e eventos tradicionais da região, ou ofereça atendimentos com a recepção calorosa e gentil do povo brasileiro, para que o mesmo tenha vontade de voltar a consumir o produto ou serviço que oferece, principalmente se a sua área de atuação é englobada em turismo e hotelaria.
Por último, e não menos importante, nenhuma dessas dicas vai valer se você não causar uma boa impressão. Seja simpático e procure saber das preferências pessoais do cliente, informando-se sobre gostos pessoais, culinários, hábitos alimentares e religiosos, mas lembre-se de não soar invasivo! Estrangeiros não costumam oferecer a mesma receptividade e abertura que a população brasileira, portanto aja com cautela.
Como dica extra, indicamos trabalhar a habilidade de ouvir as demandas do seu público, que pode culminar no desenvolvimento de uma relação sincera e duradoura, baseada em atendimento atento e direcionado.
Agora que você já tem noção de alguns passos a serem seguidos para garantir o conforto na relação de atendimento ao cliente estangeiro, que tal investir em aprender e abranger seu vocabulário da língua inglesa?