Inteligência artificial e experiência do cliente: veja quais os principais setores que apostam nesta tendência
Executivo aponta que a marca que não investe em IA para atender o consumidor perde potencial competitivo
A inteligência artificial tem impactado de forma consistente o mundo dos negócios. Grande aliada das empresas, a tecnologia aprimora a análise precisa de tendências com machine learning, possibilitando o mapeamento de tendências, comportamentos. Desta forma, o aprimoramento do relacionamento com o cliente deixa de ser uma tendência e tem se tornado obrigatório para uma marca se destacar da concorrência.
Fernando Gea, Country Manager Brasil da Aivo, empresa global de Inteligência Artificial Conversacional focada na experiência do cliente, explica que o investimento em IA tem crescido no mundo inteiro em diferentes setores. “O interesse de grandes marcas em adotar a IA é consequência dos bons resultados que ela proporciona. Ferramentas inteligentes aceleram os processos de tomada de decisão, automatizam algumas tarefas, deixando assim, os humanos mais livres para fazer trabalhos mais estratégicos. No caso de experiência do cliente, por exemplo, a contribuição da IA chega nos atendimentos mais rápidos e humanizados, fazendo com que o consumidor consiga resolver problemas mais simples de forma rápida”, explica Gea.
O executivo destaca que, desde a pesquisa por voz até o atendimento através dos chatbots, a inteligência artificial é considerada a tecnologia com finalidade mais importante da era da transformação digital. Capaz de potencializar a experiência do cliente, alavancar vendas, reduzir custos e otimizar processos operacionais, esta tecnologia ganha mais destaque nas empresas por oferecer soluções completas e imediatas.
O executivo listou abaixo alguns setores que utilizam sem economia a inteligência artificial para potencializar seus relacionamentos com os consumidores:
Fintechs
Sabemos que proteger os dados dos clientes não é opcional, mas sim obrigatório, sobretudo com a implementação da LGPD. Segurança não é algo negociável, por isso a IA auxilia as fintechs garantir os níveis mais elevados de tratamento da informação.
O executivo explica que conversas e transações seguras em todos os canais é o melhor aliado de uma entidade financeira. “As fintechs são empresas altamente tecnológicas que buscam constantemente por inovação, por isso fazem cada vez mais uso dos recursos de inteligência artificial para a criação de novos serviços que aprimorem a experiência do cliente, a partir da oferta de produtos financeiros personalizados, automatização do atendimento ao cliente, como a solicitação de cartões, consultas de saldo ou pedidos de empréstimos e, principalmente na detecção e redução de fraudes e ameaças, por meio de análises comportamentais dos consumidores”, complementa Fernando.
E-commerce
A inteligência artificial tem assumido papel de relevância no comércio eletrônico, ao potencializar a experiência do consumidor, impulsionar a finalização de compras, analisar e mapear os dados apurados nas movimentações digitais, o que possibilita um conhecimento efetivo dos consumidores, entre inúmeros outros benefícios.
“Os empresários podem disparar suas vendas online, a partir da IA Conversacional, tecnologia que que separa uma experiência humanizada de um atendimento robótico. O bot conversacional, por exemplo, é um grande vendedor, pois possibilita que as empresas acompanhem toda a jornada de compra do cliente e auxilia, principalmente, no fechamento de mais vendas em todos os canais digitais. Esta experiência de compra omnichannel é essencial para o sucesso do negócio. De forma ágil e personalizada, o cliente sana possíveis dúvidas sobre promoções, status do pedido e devoluções, sempre com interações modernas que aprimoram o processo de compra”, explica o Country Manager.
Telecomunicações
O uso da inteligência artificial é indispensável para as empresas de telecomunicações, afinal este setor recebe diariamente inúmeras demandas de clientes que podem ser facilmente resolvidas a partir da automação. A IA possibilita que as empresas atendam reclamações e consultas todos os dias do ano e a qualquer hora, ao mesmo tempo que reduz o custo do atendimento ao cliente.
Segundo Fernando, a inteligência artificial fornece percepções mais profundas e significativas que auxiliam nas tomadas de decisão neste setor, desde a experiência do cliente até melhorias na infraestrutura, sempre de maneira ágil e efetiva. “O futuro das telecomunicações está alinhado a IA e diante de um mercado tão competitivo tornou-se potencial competitivo”, conclui.