Chatbots no setor financeiro: Bancos, grupos de investimento, fundos financeiros e empresas de cobrança estão investindo no atendimento ao cliente para garantir a excelência e ganhar mercado
Relatório divulgado pela Juniper aponta que os chatbots serão responsáveis pela economia de mais de US$ 8 bilhões anuais até 2022. Outro levantamento, este do Gartner, revela que 25% das operações de suporte e atendimento ao cliente integrarão a tecnologia de assistente virtual de clientes (VCA) ou bot em todos os canais de engajamento até 2020.
O setor financeiro, que tradicionalmente investe em inovação tecnológica, está atento ao avanço da inteligência artificial. Instituições estão implantando novas tecnologias para garantir a excelência no atendimento e se destacar no mercado.
Com o robô é possível oferecer aos clientes diversos serviços, como consultas a saldo, empréstimos, entre outras informações relacionadas às contas bancárias. Com o uso de Processamento de Linguagem Natural, o chatbot compreende o que o usuário está pedindo e responde assertivamente.
No Brasil, os bots estão presentes em bancos, grupos de investimento, fundos financeiros e empresas de cobrança, agilizando operações, automatizando o suporte e proporcionando uma boa experiência de atendimento.
Atento ao cenário, a Inbenta, empresa que auxilia o relacionamento das marcas com seus clientes, lista algumas funções que podem ser realizadas pelos bots.
Atendimento rápido e eficiente
Responde qualquer pergunta de forma imediata, 24 horas por dia. Os clientes podem interagir via assistente de voz ou mensagem de texto para realizar uma série de tarefas bancárias. Quando não é capaz de atender uma solicitação, o bot direciona o cliente para um atendente humano.
Oferta de produtos
Pode utilizar linguagem natural para oferecer os serviços e produtos da instituição, como linhas de crédito, fundos de investimentos e cartões especiais. É possível responder perguntas comuns relacionadas a produtos da instituição, taxas de câmbio, agências e caixas eletrônicos.
Serviços acessíveis pelo chat de texto
Os robôs podem ser utilizados como uma interface do cliente com os serviços bancários, da mesma forma que o internet banking, o caixa eletrônico e os aplicativos para celular.
Auxílio mobile
Ajuda os usuários a gerenciar seu dinheiro usando o smartphone. É possível fazer perguntas sobre saldo na conta, transações recentes, histórico de pagamentos e limite de crédito via mensagem de texto.
Cartões de Crédito
Os robôs de atendimento ampliam os serviços digitais ao permitir que os clientes acessem pelo Messenger suas contas para ver saldos, histórico de compras, hábitos de consumo, além de efetuar pagamentos e faz ofertas de serviços. Também é possível vincular o cartão à conta no Facebook, agilizando a compra em app, por exemplo. Fornece ainda notificações de compras em tempo real, lembrete de benefícios do cartão e recomendações.