4 dicas para manter um colaborador de outra região integrado ao resto da equipe
Estudo da Relevo relata aumento de 20% nas contratações fora de São Paulo e Rio de Janeiro
Entre as inúmeras mudanças causadas pela pandemia, uma das que mais impactaram os colaboradores foi o home office. Queridinho por alguns e inimigo de muitos, o trabalho remoto trouxe uma série de dificuldades. No entanto, é preciso também ressaltar as vantagens: o home office abriu algumas portas que antes eram mais difíceis de se passar, como a possibilidade de contratar trabalhadores de diferentes países ou mesmo estados brasileiros.
Trazer diversidade e variedade à empresa é um dos benefícios que os colaboradores de diferentes regiões podem agregar ao trabalho e também à equipe. Assim, a chegada desses trabalhadores foi bem-vinda e facilitada durante o isolamento social. O desafio é ter uma integração que funcione por meios remotos – um obstáculo que tem feito os gestores pensarem fora da caixa.
Um estudo realizado pela Revelo destaca o quanto esse movimento tem impulsionado o trabalho: houve um aumento de 20% nas contratações fora de São Paulo e Rio de Janeiro – cidades reconhecidas pela maior oferta de emprego. De acordo com a pesquisa, as áreas que mais receberam trabalhadores de fora dos estados do Sudeste foram Tecnologia, Negócios, Marketing Digital e Finanças. Já o estado de origem desses trabalhadores foi, em geral, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco e Distrito Federal.
A questão é: como integrá-los à equipe se o único contato é feito por vias digitais? Para auxiliar nessa decisão, separamos três dicas de integração que podem mudar o rumo dos negócios.
Estabeleça uma sala de café virtual
Uma das maiores reclamações dos colaboradores com o trabalho remoto foi a impossibilidade de fazer encontros antes feitos em escritórios, como a pausa para o café ou um almoço acompanhado. Fornecer momentos de happy hour virtual com os trabalhadores é uma maneira de torná-los mais unidos e integrados, sobretudo em uma ocasião um pouco mais descontraída do que a rotina de trabalho.
Vale ressaltar que esses momentos devem ser feitos com e sem a presença dos gestores, de forma a gerar ainda mais integração com a equipe do dia a dia.
Tenha uma Daily Scrum
A Daily Scrum, ou Stand-up Meeting, nada mais é do que uma reunião matinal diária de 15 minutos para acertar tarefas com a equipe. O ideal é que ela não ultrapasse o tempo preestabelecido e que seja feita no início do expediente.
Alinhar tarefas logo cedo, por meio de vídeo ou ligação, pode evitar que algumas demandas sejam mal entendidas ou mal interpretadas. Além disso, é um ótimo momento para estabelecer uma rotina e ver os trabalhadores todos os dias.
Misture as equipes
Estabelecer uma boa integração está também bastante ligado a colocar as pessoas em contato, ainda que não sejam da mesma equipe. E, para isso, não é necessário comprar passagens aéreas e fazer dinâmicas presenciais: estabelecer momentos por meios digitais para conhecimento e integração de equipes distintas pode ser um facilitador de trabalho.
Estabeleça ações com o RH e a equipe de People
Contar com ações gerais e voltadas para toda a empresa, com propostas estabelecidas pelo RH e a equipe de People, colabora para que o ambiente integrado passe a fazer parte da cultura da empresa e esteja internalizado nas ações gerais. Assim, à medida que o tempo for passando, os novos colaboradores que forem entrando na organização já serão incluídos em uma dinâmica mais unida e acolhedora.