4 mitos e verdades sobre Field Services
CEO e cofundador da FindUP esclarece dúvidas sobre a área como as possibilidades de digitalização do setor e seus diferenciais ante outras áreas do TI
Com a necessidade das empresas investirem cada vez mais em tecnologias e em parceiros especializados quando o assunto é transformação digital, entender quando e a quem recorrer quando surge algum problema é de suma importância para otimizar o tempo e os recursos do seu modelo de negócios. Com o surgimento de ferramentas novas a todo instante, muito se engana quem pensa que investir apenas em um bom help desk é a única solução e, aqueles que não compreendem os diferentes usos de cada uma delas corre o risco de ficar para trás. Seja por meio de atendimentos remotos ou presenciais – os chamados Field Services -, cada caso é um caso e merece ser averiguado de maneira personalizada para garantir um serviço mais assertivo e de qualidade.
A fim de dar o “caminho” das pedras e ajudar os empresários a entenderem de vez as diferenças entre as áreas do TI e os benefícios dos Serviços de Campo, Fábio Freire, CEO e cofundador da FindUP, companhia de Field Services, conta sobre os principais mitos e verdades da área.
Confira!
A área é nova e surgiu com o impulsionamento da transformação digital – mito
Apesar de não ser um nome tão comum àqueles que não estão familiarizados com o mundo da Tecnologia da Informação, a modalidade de Field Services não é uma novidade. Isso porque, muito antes da possibilidade de resolver os chamados via internet, a ida presencial de um técnico era a única maneira de resolver qualquer tipo de problema. A diferença, nos dias atuais, é justamente uma maior estruturação e segmentação do trabalho, a fim de trazer respostas mais rápidas e assertivas para cada tipo de caso.
A era da digitalização tem trazido novas possibilidades para o segmento – verdade
Como dito acima, os serviços de campo não são uma novidade, mas é possível, sim, modernizar e agregar os novos recursos tecnológicos para a área. Muito mais do que “apenas” consertar algum dispositivo, o Field Services agora pode se integrar ao mundo digital, podendo se tornar mais preditivo e analítico graças a recursos de Inteligência Artificial. Assim, é possível mapear possíveis problemas e se antecipar, garantindo maior assertividade e redução de custos, evitando visitas e reparos desnecessários.
Serviço de campo é o help desk presencial – parcialmente verdade
Enquanto muitos pensam que o popular help desk serve para solucionar todos os problemas técnicos de um dispositivo ou de uma rede, saiba que não é bem assim. Na realidade, o help desk vem como uma primeira etapa, sendo o caminho ideal para casos mais simples e rápidos, como configuração de internet e de e-mail, além de servir como um suporte em casos de dúvidas, sendo tudo resolvido de maneira remota. Já para casos de média dificuldade, em que o profissional do help desk não consegue resolver, surge a segunda etapa: o service desk. Aqui, os técnicos também costumam trabalhar de maneira remota e auxiliam em questões como falhas de segurança e de servidores, por exemplo.
Já quando uma demanda é mais complicada, contamos com técnicos do chamado Field Services. Como o próprio nome já diz, é neste momento que o profissional sai de trás da tela e vai à campo, solucionando a demanda diretamente na fonte. Aqui, os clientes contam com ajuda em questões como backups, reconfiguração de devices, instalações e atualizações de softwares e hardwares, além de restaurações em máquinas e dispositivos, que não podem ser feitas de maneira remota. Por isso, o Serviço de Campo surge como a alternativa – e também a terceira e última etapa – para proporcionar um atendimento personalizado e mais assertivo ao solicitante.
Nem todo mundo precisa investir em Field Services – mito
A tendência é de que todas as companhias, daqui para frente, se tornem empresas de tecnologia, independente do ramo de atuação. Hoje, a transformação digital deixa de ser uma escolha e passa a ser uma necessidade para quem não deseja ficar para trás. Justamente por isso, estar atento às novidades tecnológicas e contar com uma equipe multidisciplinar como parceira no modelo de negócios tem sido fundamental para manter a engrenagem rodando. No ramo de Field Services, por exemplo, já é possível contar com empresas que oferecem um serviço modernizado, dinâmico e especializado, como é o caso da FindUP. A empresa conta com mais de 12 mil técnicos cadastrados espalhados por 790 cidades brasileiras, além de possuir um time de desenvolvedores especializados em Machine Learning e Big Data para análises preditivas e garantir um controle de qualidade nos serviços.