5 vantagens das soluções omnichannel para a Black Friday
Cada vez mais próxima, as expectativas são altas para a Black Friday 2022. Afinal, segundo um levantamento da Globo, os brasileiros estão mais propensos a sair às compras neste ano: 50% dos consumidores afirmam que pretendem comprar algo na data.
Por isso, embora aconteça apenas em novembro, empresários e lojistas já estão revisando processos, ferramentas e a infraestrutura dos seus respectivos sites, além das campanhas de marketing, uma vez que o comportamento e os interesses dos consumidores mudam constantemente.
Queridinha em 2021, as soluções omnichannel foram tendência na última Black Friday e permanecem em evidência para este ano. Afinal, embora os preços mais atraentes sejam um chamariz nesta época, não são mais fatores decisivos. O omnichannel visa integrar diversos canais de comunicação e vendas para que estes se complementam e estejam alinhados, com o objetivo de facilitar e personalizar a jornada de compra e melhorar a experiência do cliente.
Confira abaixo os principais benefícios das soluções omnichannel para a Black Friday 2022:
Personalização das promoções
Antes mesmo de entrar no mês de novembro, já é possível ver algumas campanhas publicitárias avisando o consumidor que a Black Friday está chegando. Com isso, quanto mais próximo da data, mais somos bombardeados por promoções, descontos e preços imbatíveis. Para se destacar diante de tanta informação, a saída é conhecer seu cliente. “Coletar dados dos consumidores nos principais canais de vendas é essencial para oferecer promoções que estejam de acordo com o perfil de cada cliente. Lembrando que está mais que comprovado que a força do e-commerce não anula o varejo físico, por isso ambos os fluxos devem ser analisados e ajustados de acordo com as novas exigências e necessidades do cliente”, destaca Tomás Duarte, cofundador e CEO da Track.co.
Jornada mais fluída e personalizada
A premissa básica para o sucesso de qualquer negócio, é ter um cliente satisfeito. Cada vez mais exigentes e conectados, um dos desafios constantes, principalmente durante as datas promocionais, é assegurar que a jornada de compra seja a mais fluida e positiva possível para o consumidor. “Hoje, os clientes estão mais independentes e promotores da marca. Eles querem achar facilmente o produto que precisam, por um preço melhor que a concorrência, além de uma logística eficiente e diversas opções de pagamento”, aponta Jackson Araújo, COO da Showkase.
Diferentes formas de obter dados
Ao terem diferentes pontos de contato com os consumidores, varejistas conseguem obter mais dados sobre os comportamentos dos clientes, possibilitando que melhores estratégias sejam desenvolvidas. “A coleta e análise de informações vindas de vários pontos de contato, possibilita maior conhecimento do público-alvo e assim, negócios podem entregar experiências customizadas e vender mais em datas importantes para o varejo e no restante do ano”, informa Armindo Sgorlon, CEO da SGA TI em Nuvem.
Maior alcance
Atualmente, as pessoas usam diversos canais e por isso, é importante que negócios estejam presentes em diferentes pontas, a fim de atraírem mais pessoas. “A possibilidade de atuar no ambiente físico e online, que apresenta vários formatos, é sem dúvidas um caminho para negócios faturarem mais, chegando até mais clientes. Porém, é importante destacar que os varejistas precisam estudar de forma contínua e participar de treinamentos para usufruírem de todas as ferramentas de forma inteligente”, explica Gustavo Malavota, sócio-diretor da SalesFarm.
Diversas opções de pagamentos
De acordo com Maria Cristina Kopacek, Co-fundadora da Idez, fintech especializada em serviços financeiros para PMEs, disponibilizar diversas formas de pagamento é uma das vantagens na Black Friday. “Após atrair o consumidor com uma promoção imperdível, é necessário que o e-commerce aceite o método de pagamento de preferência de cada cliente. Vale lembrar que nem sempre o comprador terá o limite no cartão de crédito ou o dinheiro em mãos para pagar com o PIX, daí a importância de atuar com crediários, boletos ou outros. Assim, as chances de perder a venda no momento da conversão, caem drasticamente”, afirma.