5 estratégias para melhorar o atendimento veterinário
Para conquistar o mercado pet, é importante que os profissionais garantam processos claros e eficazes de atendimento, atribuindo a seus clientes a atenção e o profissionalismo necessários
O segmento veterinário tem crescido nos últimos anos no Brasil. O mercado cresce cerca de 13% ao ano, segundo pesquisa do Instituto Pet Brasil, feita para o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e possui mais de 84 mil profissionais formados exercendo a profissão.
Em uma área cada vez mais concorrida, é importante que os profissionais consigam se estabelecer no mercado e fidelizar seus clientes, para, assim, terem um negócio de sucesso.
É fundamental que as clínicas obedeçam à legislação veterinária, atendendo a normas burocráticas e de funcionamento. Além disso, os médicos-veterinários precisam exercer seu trabalho com qualidade, visando o máximo de cuidado com seus pacientes.
Contudo, além desses fatores importantes, o atendimento clínico veterinário também é relevante para o sucesso do negócio. Afinal, além da parte técnica, o serviço de atendimento é crucial para direcionar os clientes e garantir sua fidelização. A seguir, veja dicas para melhorar o atendimento na clínica veterinária.
Diferentes canais de comunicação
Atualmente são vários os perfis dos tutores de animais domésticos. Por isso, é importante que o atendimento veterinário possa atender a diferentes preferências de canais de comunicação.
Possibilite o contato por meio de redes sociais, chats, aplicativos de mensagem, telefone e presencial. Assim, é mais prático para o tutor escolher qual o caminho mais conveniente.
Tecnologia para melhorar os serviços
A tecnologia pode ser a melhor aliada de médicos-veterinários. Isso porque ela pode melhorar processos em todas as fases de um atendimento veterinário, desde o registro de cadastro e organização de documentos até o apontamento de hábitos saudáveis para cada perfil de animal, com recomendação de ração e atividades físicas, por exemplo.
Um bom atendimento precisa trazer resultados claros para o paciente: um diagnóstico correto e um tratamento eficaz. Nisso, há recursos tecnológicos que ajudam no apontamento do diagnóstico e em melhores tratamentos.
Estratégias de relacionamento
O relacionamento com o cliente não precisa acabar depois da realização de determinado tratamento. As clínicas e consultórios podem investir em estratégias de relacionamento para fidelizar o cliente e estar sempre próximo da vida do animal.
É válido ter registradas todas as informações de pet e tutor, e, assim, disparar comunicações, novidades e promoções, por exemplo, sempre que estas corresponderem ao perfil do cliente.
Cordialidade e empatia
Princípios de um bom relacionamento e também de atendimento, a cordialidade e a empatia devem guiar o atendimento dos clientes.
Tutores que buscam um médico-veterinário estão aflitos com as condições de saúde de seu animal de estimação, já o pet está passando por um momento delicado. Portanto, respeitar esse momento e oferecer o melhor suporte com empatia vai demonstrar profissionalismo e humanidade.
Além disso, o profissional precisa criar confiança e cativar os clientes, estabelecendo, assim, uma relação firme e empática.
Padronização do atendimento
Em uma clínica que conta com diferentes profissionais, é necessária uma padronização no atendimento, a fim de atribuir qualidade e profissionalismo. Para isso, é preciso que os funcionários façam treinamentos e capacitações.
É muito importante que um estabelecimento trate o cliente com qualidade em todo o contato, de ponta a ponta. Isso demonstra que a clínica possui processos e estabelece diretrizes de atendimento.