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Notícias

Revista Consumidor S/A, do Idec, mostra avanços nos direitos do consumidor

A aventura neoliberal que assolou o Brasil nos anos 90, com toda a sorte de privatizações, desregulametações e prejuízos aos cofres públicos, mostra hoje que a principal vítima foi o consumidor.

A pressão da sociedade organizada é o principal instrumernto contra as imposições de regras extorsivas contra o cidadão. Prova disso foi a mobilização dos consumidores diante da autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Diante dos claros sinais de recessão econômica, as empresas conquistaram aumentos nas tarifas de até 41,75%, sem considerar as argumentações do goveno federal e das entidades de defesa do consumidor. A revista Consumidor S/A de agosto/setembro mostra a nova atitude dos consumidores de "botar a boca no trombone" para defender os seus direitos.

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) denunciou o abuso no primeiro momento e fez mais. Aliou-se aos internautas que chamavam um boicote contra os aumentos e custos da telefonia fixa e celular nos dias 5 e 6 de julho. Além disso, organizou o Caladão, boicote de duas horas no dia 10 de julho às empresas de telefonia fixa em todo o Brasil.

Pela movimentação na sede do Idec, em São Paulo, muitos brasileiros aderiram ao Caladão e deixaram seus telefones fora do gancho. Um bom exemplo é a dona de casa Nadir Helena Rocha Goulart moradora de Juiz de Fora, Minas Gerais. Ela e um grupo de amigos e amigas da cidade mobilizaram a população e na hora do Caladão seguiram todos para um bingo beneficente que acontecia na cidade. Segundo ela, o Boicote, que duraria duas horas, acabou tendo cinco horas de duração.

Na área de testes a revista Consumidor S/A traz um trabalho com lâmpadas fluorescentes. Pesquisadores do Idec avaliaram 18 modelos, apenas quatro foram eliminadas, porém, algumas marcas ainda desrespeitam os padrões técnicos. Os pesquisadores também chegaram a seguinte conclusão: apesar de mais caras, essas lâmpadas acabam saindo até 79% mais em conta do que as incandescentes, isso porque consomem menos energia e duram mais.

A entrevistada deste mês da Consumidor S/A é Sueli Carneiro, diretora da ONG Geledés que luta pela mulher negra brasileira. Ela joga luz em uma questão delicada e importante e, por conta disso, sempre deixada de lado para não causar atritos. A verdade é que no Brasil, os negros representam metade da população e são obrigados a viver à margem da sociedade, principalmente no âmbito do consumo. Carneiro acredita que as vítimas de discriminação na hora do consumo devem denunciar o estabelecimento.

Informações: www.idec.org.br

A pressão da sociedade organizada é o principal instrumernto contra as imposições de regras extorsivas contra o cidadão. Prova disso foi a mobilização dos consumidores diante da autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Diante dos claros sinais de recessão econômica, as empresas conquistaram aumentos nas tarifas de até 41,75%, sem considerar as argumentações do goveno federal e das entidades de defesa do consumidor. A revista Consumidor S/A de agosto/setembro mostra a nova atitude dos consumidores de "botar a boca no trombone" para defender os seus direitos.

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) denunciou o abuso no primeiro momento e fez mais. Aliou-se aos internautas que chamavam um boicote contra os aumentos e custos da telefonia fixa e celular nos dias 5 e 6 de julho. Além disso, organizou o Caladão, boicote de duas horas no dia 10 de julho às empresas de telefonia fixa em todo o Brasil.

Pela movimentação na sede do Idec, em São Paulo, muitos brasileiros aderiram ao Caladão e deixaram seus telefones fora do gancho. Um bom exemplo é a dona de casa Nadir Helena Rocha Goulart moradora de Juiz de Fora, Minas Gerais. Ela e um grupo de amigos e amigas da cidade mobilizaram a população e na hora do Caladão seguiram todos para um bingo beneficente que acontecia na cidade. Segundo ela, o Boicote, que duraria duas horas, acabou tendo cinco horas de duração.

Na área de testes a revista Consumidor S/A traz um trabalho com lâmpadas fluorescentes. Pesquisadores do Idec avaliaram 18 modelos, apenas quatro foram eliminadas, porém, algumas marcas ainda desrespeitam os padrões técnicos. Os pesquisadores também chegaram a seguinte conclusão: apesar de mais caras, essas lâmpadas acabam saindo até 79% mais em conta do que as incandescentes, isso porque consomem menos energia e duram mais.

A entrevistada deste mês da Consumidor S/A é Sueli Carneiro, diretora da ONG Geledés que luta pela mulher negra brasileira. Ela joga luz em uma questão delicada e importante e, por conta disso, sempre deixada de lado para não causar atritos. A verdade é que no Brasil, os negros representam metade da população e são obrigados a viver à margem da sociedade, principalmente no âmbito do consumo. Carneiro acredita que as vítimas de discriminação na hora do consumo devem denunciar o estabelecimento.

Informações: www.idec.org.br

Em: 27/09/2006



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