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Telemig: Cliente corporativo gera lucro e é fiel

Telemig Celular investe 20 milhões em mercado corporativo e tem crescimento de 30% na base de clientes Os clientes corporativos já representam 12% da receita da Telemig Celular, operadora mineira que criou sua unidade corporativa há um ano e meio. A base de clientes teve crescimento de mais de 30% nos últimos 12 meses.

A projeção é de crescer, ainda, cerca de 20% ao ano nos próximos 2 anos. O alto índice só é possível devido à baixa penetração do serviço no segmento: cerca de 10% das empresas utilizam os benefícios dos planos corporativos de comunicação móvel.

O segmento demanda ofertas que agreguem valor. Pesquisas realizadas pela Telemig Celular apontam que os fatores redução de custos e ganho de produtividade são os principais fatores de escolha do plano corporativo. A operadora conduziu alguns estudos baseados na experiência de sua base de clientes: a conclusão é de que a redução de custos pode chegar a 34% pela revisão de processos e automatização de várias atividades, principalmente devido ao fator mobilidade. Adicionalmente, o estudo estima que o geração de valor pela adesão de novas funcionalidades em comunicação móvel pode chegar a 30% dependendo da natureza do negócio e porte da aplicação.

Bem tratado, o cliente corporativo gera lucro e é fiel. O ARPU (receita média por usuário) nunca é inferior a R$100,00 e se mantém estável ao longo dos últimos 12 meses. Um dos indicadores mais importantes, o de cancelamentos (churn), tem um índice inferior a 1% mensal. A empresa, no entanto, criou um índice de fidelidade, uma metodologia de pesquisa que combina fatores de satisfação e benefícios gerados e percebidos como valor para as empresas. Esse índice varia de 0% (baixa fidelidade ou maior propensão a mudar de provedor) a 100% (alta fidelidade ou propensão nula a mudar de provedor). O resultado, até agosto de 2002, é de um índice de 75,8% sendo que, para os clientes de grande porte, esse índice é de 90,5%.Os clientes corporativos já representam 12% da receita da Telemig Celular, operadora mineira que criou sua unidade corporativa há um ano e meio. A base de clientes teve crescimento de mais de 30% nos últimos 12 meses.

A projeção é de crescer, ainda, cerca de 20% ao ano nos próximos 2 anos. O alto índice só é possível devido à baixa penetração do serviço no segmento: cerca de 10% das empresas utilizam os benefícios dos planos corporativos de comunicação móvel.

O segmento demanda ofertas que agreguem valor. Pesquisas realizadas pela Telemig Celular apontam que os fatores redução de custos e ganho de produtividade são os principais fatores de escolha do plano corporativo. A operadora conduziu alguns estudos baseados na experiência de sua base de clientes: a conclusão é de que a redução de custos pode chegar a 34% pela revisão de processos e automatização de várias atividades, principalmente devido ao fator mobilidade. Adicionalmente, o estudo estima que o geração de valor pela adesão de novas funcionalidades em comunicação móvel pode chegar a 30% dependendo da natureza do negócio e porte da aplicação.

Bem tratado, o cliente corporativo gera lucro e é fiel. O ARPU (receita média por usuário) nunca é inferior a R$100,00 e se mantém estável ao longo dos últimos 12 meses. Um dos indicadores mais importantes, o de cancelamentos (churn), tem um índice inferior a 1% mensal. A empresa, no entanto, criou um índice de fidelidade, uma metodologia de pesquisa que combina fatores de satisfação e benefícios gerados e percebidos como valor para as empresas. Esse índice varia de 0% (baixa fidelidade ou maior propensão a mudar de provedor) a 100% (alta fidelidade ou propensão nula a mudar de provedor). O resultado, até agosto de 2002, é de um índice de 75,8% sendo que, para os clientes de grande porte, esse índice é de 90,5%.

Em: 27/09/2006



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