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AES Sul implanta projeto pioneiro de marketing direto e ganha prêmio Abemd

A AES Sul relaciona o processo de recadastramento de consumidores com modernas técnicas de marketing dirigido O projeto “Ilumine seu Coração” da AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S/A foi o ganhador do troféu ouro no Prêmio Abemd na categoria Serviços - Construção de Banco de Dados. O objetivo do programa era recadastrar toda a base de dados da AES Sul e estruturar seu banco de dados. A RBS Direct foi a responsável pelo processo de manutenção e enriquecimento da base de dados utilizando ferramentas de database marketing para padronizar, higienizar e enriquecer a base de clientes com as informações que retornaram do processo de recadastramento.

O projeto teve início com uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que determinava o cadastramento de 100% dos consumidores de energia. A AES Sul (concessionária para distribuição de energia elétrica em 1/3 do Estado do Rio Grande do Sul) visualizou uma oportunidade de negócios na exigência da ANEEL: conhecer com profundidade seus clientes.

A distribuidora criou uma campanha que beneficiou comunidades locais representadas por instituições de caridade, indicadas pelos próprios clientes, para receber uma quantia em dinheiro a cada questionário preenchido e devolvido na AES Sul. Por se tratar de uma campanha baseada na participação dos clientes a distribuidora enviou malas diretas personalizadas para múltiplas regiões de atuação para aproximar ainda mais as diferentes comunidades com as entidades que seriam beneficiadas.

O projeto também se reverteu em uma fonte de receitas alternativas para a distribuidora e financiou o próprio programa de cadastramento. “O mais interessante foi a AES Sul e a RBS Direct identificarem em uma exigência setorial uma oportunidade para melhor conhecer os clientes, além de transformá-la em receita efetiva”, ressalta Roberto Miranda, diretor geral da RBS Direct. Atualizar e qualificar a base de dados dos clientes permitiu à distribuidora efetuar diversas segmentações para ações de relacionamento, cross sell, aumento do índice de satisfação do consumidor, além de gerar novas receitas.O projeto “Ilumine seu Coração” da AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S/A foi o ganhador do troféu ouro no Prêmio Abemd na categoria Serviços - Construção de Banco de Dados. O objetivo do programa era recadastrar toda a base de dados da AES Sul e estruturar seu banco de dados. A RBS Direct foi a responsável pelo processo de manutenção e enriquecimento da base de dados utilizando ferramentas de database marketing para padronizar, higienizar e enriquecer a base de clientes com as informações que retornaram do processo de recadastramento.

O projeto teve início com uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que determinava o cadastramento de 100% dos consumidores de energia. A AES Sul (concessionária para distribuição de energia elétrica em 1/3 do Estado do Rio Grande do Sul) visualizou uma oportunidade de negócios na exigência da ANEEL: conhecer com profundidade seus clientes.

A distribuidora criou uma campanha que beneficiou comunidades locais representadas por instituições de caridade, indicadas pelos próprios clientes, para receber uma quantia em dinheiro a cada questionário preenchido e devolvido na AES Sul. Por se tratar de uma campanha baseada na participação dos clientes a distribuidora enviou malas diretas personalizadas para múltiplas regiões de atuação para aproximar ainda mais as diferentes comunidades com as entidades que seriam beneficiadas.

O projeto também se reverteu em uma fonte de receitas alternativas para a distribuidora e financiou o próprio programa de cadastramento. “O mais interessante foi a AES Sul e a RBS Direct identificarem em uma exigência setorial uma oportunidade para melhor conhecer os clientes, além de transformá-la em receita efetiva”, ressalta Roberto Miranda, diretor geral da RBS Direct. Atualizar e qualificar a base de dados dos clientes permitiu à distribuidora efetuar diversas segmentações para ações de relacionamento, cross sell, aumento do índice de satisfação do consumidor, além de gerar novas receitas.

Em: 27/09/2006



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