ISSN: 1678-4006
Call To Call Institucional

Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2019, 16:07:01


 
 BENCHMARK
 CALL CENTER BRASIL
 CASES/PREMIAÇÕES
 EXECUTIVOS
 INTERNET/REDES SOCIAIS
 MARKETING E MERCADO
 MOBILIÁRIO CORPORATIVO
 OPORTUNIDADES
 PESQUISA DE MERCADO
 PRODUTOS E SERVIÇOS
 PROMOÇÕES
 PUBLICAÇÕES
 RECURSOS HUMANOS
 SAÚDE
 TECNOLOGIA TI/TIC
 TREINAMENTO


 
PUBLICIDADE

 

 

 


 
 

 
Notícias

Como anda o setor bancário no país

A IDC Brasil traçou um panorama minucioso do setor bancário, identificando, atualmente 191 bancos estabelecidos em nosso país, dos quais 70 são estrangeiros, 18 governamentais e 103 privados nacionais

Através do estudo “Perspectivas do Segmento Financeiro no Brasil”, que foi elaborado a partir de pesquisas com 30 bancos de grande e médio porte após o evento do SPB (Sistema de Pagamento Brasileiro), apurou-se que, desde 1997, houve uma redução de 14% no número de bancos no Brasil, além de uma queda de 25% da mão-de-obra empregada pelo setor, que pode ser explicada pela redução da quantidade de bancos por fusões, incorporações e liquidações, pela racionalização dos serviços e da intensa terceirização de atividades e da automação dos sistemas. “A utilização intensiva de tecnologias complexas e a oferta de serviços mais sofisticados exigiram um quadro de funcionários reduzido, embora melhor preparado”, explica Ivair Rodrigues, gerente de pesquisas da área de TI.

De acordo com o estudo, o futuro dos bancos, principalmente depois do SPB, está na aproximação do mercado de capitais e lançamento de produtos e serviços, através de suas agências, lotéricas, padarias, açougues e outros agentes. Deste modo, haverá maior integração entre banco e cliente, com a disseminação de ferramentas de fluxo de caixa a fim de gerar uma maior informatização dos processos nas empresas.

Investimentos em TI nos Bancos com o início do SPB
Apesar do sucesso do SPB em abril, houve muito desgaste na implantação do sistema, quando ocorreram diversos problemas com a integração e escalabilidade das máquinas, por exemplo. Rodrigues diz que o número de transações via SPB permanece pequeno e os bancos continuam preocupados com o processo de integração, que não se encontra estável em relação aos legados internos. A previsão é que estarão envolvidos com isso até setembro.

A maioria dos entrevistados, que admitiu frustração ante o projeto, afirmou que pagou mais do que planejava ao SPB e ainda não sabe quanto custará todo o processo, uma vez  que continuam investindo em ferramentas de segurança, integração, software de monitoração de ambiente, etc. Isto pode comprometer outros investimentos prioritários de 2002.

Investimentos em TI pós-SPB
Segundo a pesquisa, os bancos reconhecem que a concorrência irá aumentar e apontam a solução de CRM (Customer Relationship Management) como prioridade de investimentos nos próximos 12 meses para a conquista e retenção de clientes.

A estratégia será aliar a tecnologia com baixo custo operacional, flexibilidade, rapidez e qualidade. A IDC Brasil apurou que os bancos estão atentos à uniformização do parque instalado, pois necessitam diminuir o custo operacional da área de TI. O segmento não quer mais manter diversos sistemas e máquinas diferentes, que criam problemas de conectividade ou relacionamento.

A área de automação já representa 75% do total das transações realizadas pelos clientes do setor bancário, enquanto que as operações realizadas com intervenção de funcionários nas agências ou por telefone passaram a representar apenas 25%. O horário de atendimento nas agências condiciona um menor volume de serviços prestados aos clientes, que, por sua vez, utilizam-se cada vez mais dos canais disponíveis em períodos mais amplos, muitos em tempo integral.

Por isso, esclarece Rodrigues, soluções que garantam a segurança das operações pela Internet - e o incentivo cada vez maior do uso desta ferramenta - continuam como questão primordial  para os bancos, apontada na pesquisa como prioridade de investimentos por 23% dos entrevistados. “Enquanto uma transação no caixa da agência tem para o banco o custo R$ 1,20, no caixa automático o valor cai para R$0,27. Pela Internet, apenas R$0,10”.

Sobre a IDC Brasil
A IDC Brasil é subsidiária da International Data Corporation – IDC, líder mundial na elaboração de estudos de mercado e análises táticas e estratégicas para as indústrias de Tecnologia da Informação, telecomunicações e Internet. No Brasil, a IDC está presente desde 1990, tendo iniciado suas operações na condição de subsidiária em 1995. As informações de mercado que a IDC Brasil fornece desempenham papel fundamental no planejamento de negócios, no gerenciamento de produtos e na elaboração de estratégias das empresas fornecedoras de tecnologia do país.

Através do estudo “Perspectivas do Segmento Financeiro no Brasil”, que foi elaborado a partir de pesquisas com 30 bancos de grande e médio porte após o evento do SPB (Sistema de Pagamento Brasileiro), apurou-se que, desde 1997, houve uma redução de 14% no número de bancos no Brasil, além de uma queda de 25% da mão-de-obra empregada pelo setor, que pode ser explicada pela redução da quantidade de bancos por fusões, incorporações e liquidações, pela racionalização dos serviços e da intensa terceirização de atividades e da automação dos sistemas. “A utilização intensiva de tecnologias complexas e a oferta de serviços mais sofisticados exigiram um quadro de funcionários reduzido, embora melhor preparado”, explica Ivair Rodrigues, gerente de pesquisas da área de TI.

De acordo com o estudo, o futuro dos bancos, principalmente depois do SPB, está na aproximação do mercado de capitais e lançamento de produtos e serviços, através de suas agências, lotéricas, padarias, açougues e outros agentes. Deste modo, haverá maior integração entre banco e cliente, com a disseminação de ferramentas de fluxo de caixa a fim de gerar uma maior informatização dos processos nas empresas.

Investimentos em TI nos Bancos com o início do SPB
Apesar do sucesso do SPB em abril, houve muito desgaste na implantação do sistema, quando ocorreram diversos problemas com a integração e escalabilidade das máquinas, por exemplo. Rodrigues diz que o número de transações via SPB permanece pequeno e os bancos continuam preocupados com o processo de integração, que não se encontra estável em relação aos legados internos. A previsão é que estarão envolvidos com isso até setembro.

A maioria dos entrevistados, que admitiu frustração ante o projeto, afirmou que pagou mais do que planejava ao SPB e ainda não sabe quanto custará todo o processo, uma vez  que continuam investindo em ferramentas de segurança, integração, software de monitoração de ambiente, etc. Isto pode comprometer outros investimentos prioritários de 2002.

Investimentos em TI pós-SPB
Segundo a pesquisa, os bancos reconhecem que a concorrência irá aumentar e apontam a solução de CRM (Customer Relationship Management) como prioridade de investimentos nos próximos 12 meses para a conquista e retenção de clientes.

A estratégia será aliar a tecnologia com baixo custo operacional, flexibilidade, rapidez e qualidade. A IDC Brasil apurou que os bancos estão atentos à uniformização do parque instalado, pois necessitam diminuir o custo operacional da área de TI. O segmento não quer mais manter diversos sistemas e máquinas diferentes, que criam problemas de conectividade ou relacionamento.

A área de automação já representa 75% do total das transações realizadas pelos clientes do setor bancário, enquanto que as operações realizadas com intervenção de funcionários nas agências ou por telefone passaram a representar apenas 25%. O horário de atendimento nas agências condiciona um menor volume de serviços prestados aos clientes, que, por sua vez, utilizam-se cada vez mais dos canais disponíveis em períodos mais amplos, muitos em tempo integral.

Por isso, esclarece Rodrigues, soluções que garantam a segurança das operações pela Internet - e o incentivo cada vez maior do uso desta ferramenta - continuam como questão primordial  para os bancos, apontada na pesquisa como prioridade de investimentos por 23% dos entrevistados. “Enquanto uma transação no caixa da agência tem para o banco o custo R$ 1,20, no caixa automático o valor cai para R$0,27. Pela Internet, apenas R$0,10”.

Sobre a IDC Brasil
A IDC Brasil é subsidiária da International Data Corporation – IDC, líder mundial na elaboração de estudos de mercado e análises táticas e estratégicas para as indústrias de Tecnologia da Informação, telecomunicações e Internet. No Brasil, a IDC está presente desde 1990, tendo iniciado suas operações na condição de subsidiária em 1995. As informações de mercado que a IDC Brasil fornece desempenham papel fundamental no planejamento de negócios, no gerenciamento de produtos e na elaboração de estratégias das empresas fornecedoras de tecnologia do país.

Em: 27/09/2006



:: MAIS RECENTES

  • [18/01/2019] Avaya aprimora o programa Edge Channel para impulsionar o crescimento de parceiros
  • [18/01/2019] Sonda amplia time comercial com três novos diretores
  • [17/01/2019] Liq automatiza processos de atendimento com solução de RPA da Nice
  • [17/01/2019] Saúde 4.0: Como o uso da tecnologia torna o setor mais eficiente ao acompanhar a jornada do paciente
  • [17/01/2019] Trend Micro IoT Security 2.0 aprimora a proteção do usuário final e a reputação dos fabricantes de dispositivos
  • [17/01/2019] DB1 Global Software cresce 41% e fatura 41,2 milhões em 2018
  • [17/01/2019] Algar Telecom amplia atuação no segmento de micro e pequenas empresas
  • [16/01/2019] MicroStrategy usa décadas de expertise e atuação exclusiva em analytics para elevar inteligência corporativa a um novo nível
  • [16/01/2019] Atento anuncia cerca de 2,5 mil oportunidades de emprego em estados do Sudeste
  • [16/01/2019] Grupo Viamar cresce 300% em captação de novos leads com solução de CRM e aumenta o número de agendamentos na oficina

  •  
    VAGAS

      

    VAGAS

    CURRÍCULOS

    Banner Rigel Botão Branco

    Banner Guia Botão

    Banner Kinderen

    Banner Call To Call sistema

    CallToCall Terceirização

    CallToCall Cursos


    Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


     GUIA ONLINE  |  BANNERS  |  ÉTICA  |  GLOSSÁRIO   |  RESPONSABILIDADE SOCIAL  |   QUEM SOMOS  |  CLIQUE MAIS 

    Sistema Call To Call - 11 5579-0341

    Website criado por interAmplitude