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“CRM com gente dá lucro”, propõe Sonia Liggieri

Sonia Cicone Liggieri, diretora da Networking & Serviços, empresa especializada na vinculação do CRM (Customer Relationship Management) com os clientes finais, desenvolveu o conceito GenteCliente para criar uma interface eficiente e lucrativa entre os fornecedores de Tecnologia de Informação (TI) e os departamentos de marketing e vendas

O mercado se prende à teoria dos quatro "Ps" - price  (preço), product (produto), place (distribuição) e promotion (divulgação) que já virou tradição nos discursos de venda junto às corporações durante as vendas de CRM. "Eu sugiro, com o GenteCliente, que voltemos nossa atenção para um quinto P, o "people" (gente)", diz Sonia Liggieri, que foi executiva na Xerox do Brasil, é Chairperson do Comitê de CRM na Camara Americana (Amcham) e apresenta os seminários de CRM no MBA de MKT do IBMEC.

Segundo Sonia Liggieri, ainda estamos adotando e implantando o CRM como um passe de mágica. "Compramos tecnologia, softwares, voz, dados, atuamos com o ERP, sabemos realizar o workflow, criamos a diretoria de CRM, terceirizamos os clientes através do outsourcing, colocamos a culpa no fornecedor de TI, enfim nos esforçamos para buscar soluções que garantam a nossa sobrevivência e sucesso", afirma.

Na visão tradicional as empresas implantam o CRM porque acreditam ser um caminho para gerar aumento da lucratividade através da Gestão do Relacionamento com clientes. "Na nossa visão de GenteCliente queremos e implantamos o CRM porque temos a certeza que as ambições, expectativas, necessidades e vontades dos clientes dos clientes devem ser integradas aos processos organizacionais assim como às ambições, necessidades e expectativas de colaboradores e parceiros comprometidos com o sucesso do cliente e da organização", diz.

O mercado se prende à teoria dos quatro "Ps" - price  (preço), product (produto), place (distribuição) e promotion (divulgação) que já virou tradição nos discursos de venda junto às corporações durante as vendas de CRM. "Eu sugiro, com o GenteCliente, que voltemos nossa atenção para um quinto P, o "people" (gente)", diz Sonia Liggieri, que foi executiva na Xerox do Brasil, é Chairperson do Comitê de CRM na Camara Americana (Amcham) e apresenta os seminários de CRM no MBA de MKT do IBMEC.

Segundo Sonia Liggieri, ainda estamos adotando e implantando o CRM como um passe de mágica. "Compramos tecnologia, softwares, voz, dados, atuamos com o ERP, sabemos realizar o workflow, criamos a diretoria de CRM, terceirizamos os clientes através do outsourcing, colocamos a culpa no fornecedor de TI, enfim nos esforçamos para buscar soluções que garantam a nossa sobrevivência e sucesso", afirma.

Na visão tradicional as empresas implantam o CRM porque acreditam ser um caminho para gerar aumento da lucratividade através da Gestão do Relacionamento com clientes. "Na nossa visão de GenteCliente queremos e implantamos o CRM porque temos a certeza que as ambições, expectativas, necessidades e vontades dos clientes dos clientes devem ser integradas aos processos organizacionais assim como às ambições, necessidades e expectativas de colaboradores e parceiros comprometidos com o sucesso do cliente e da organização", diz.

Em: 27/09/2006



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