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Pesquisa inédita desvenda experiência de consumo dos brasileiros


O que faz um consumidor avaliar sua experiência de compra como boa ou ruim? Uma pesquisa inédita do Centro de Inteligência Padrão (CIP), em parceria com a empresa de tecnologia MindMiners, dedicou-se a compreender o índice de satisfação dos brasileiros durante sua jornada de consumo e apresenta conclusões impactantes. Nas lojas físicas, por exemplo, o fator que mais influencia na decisão de compra é a hora do pagamento (check out) – etapa mencionada por 85% dos entrevistados. Outros dois fatores de destaque foram as garantias oferecidas e as formas de pagamento, mencionados por 81% dos entrevistados.

Nas compra online, todavia, a experiência acontece de forma diferente. Nesses casos, o fator que mais influencia a experiência de consumo é a navegabilidade do site, de acordo com 85% dos entrevistados. Em seguida, estão as políticas de entrega e de preços, ambos mencionados por 84% dos consumidores. O diretor executivo de Conhecimento do CIP, Jacques Meir, afirma que "o varejo é um gigante que movimenta a economia brasileira, mas, como todo grande setor, passa por uma grande inflexão. Com a tecnologia e o comportamento cada vez mais digital dos consumidores, há a necessidade de uma transformação; oferecer experiência e se relacionar com o cliente de maneira cada vez mais personalizada estão na lista de prioridades".

A pesquisa foi conduzida pelo CIP, unidade de inteligência do Grupo Padrão, em colaboração com a empresa de tecnologia MindMiners. Houve 4974 avaliações em 11 segmentos: Casa e Decoração; E-Commerce; Eletroeletrônicos e Móveis; Farmácias; Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumaria; Livrarias e Papelarias; Materiais de Construção; Óticas; Redes Alimentícias e Fast-Foods; Super e Hipermercados; e Vestuário e Lojas de Departamento.

Em: 12/06/2018



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