ISSN: 1678-4006
MHEscritórios

Sábado, 23 de Março de 2019, 13:50:52


 
 BENCHMARK
 CALL CENTER BRASIL
 CASES/PREMIAÇÕES
 EXECUTIVOS
 INTERNET/REDES SOCIAIS
 MARKETING E MERCADO
 MOBILIÁRIO CORPORATIVO
 OPORTUNIDADES
 PESQUISA DE MERCADO
 PRODUTOS E SERVIÇOS
 PROMOÇÕES
 PUBLICAÇÕES
 RECURSOS HUMANOS
 SAÚDE
 TECNOLOGIA TI/TIC
 TREINAMENTO


 
PUBLICIDADE

 

 

 


 

 
 
Artigos

Artigo 2.910 - Cinco vantagens do gerenciamento de dados mestre para fabricantes, por Ricardo Fornari
Ricardo Fornari

De vestuário a eletrodomésticos e de alimentos a móveis, eletrônicos, maquinário e tudo mais, a fabricação em todo o mundo continua a crescer. A transformação digital e o desejo de reduzir a complexidade da cadeia de suprimentos levaram muitos fabricantes a desenvolverem planos para alcançar clientes diretamente. Poderia ser a razão pela qual, até 2020, 60% dos fabricantes contarão com plataformas digitais que irão suportar até 30% de sua receita total.

Por outro lado, a expansão das ferramentas digitais também traz suas consequências: uma delas, sem dúvida, é a criação de uma base de informações cada vez maior e mais relevante para as companhias gerenciarem. Assim, um fator crítico de sucesso para muitos fabricantes na economia digital é o gerenciamento de dados mestre (Master Data Management – MDM).

Mas o que, afinal, as companhias podem ganhar com esses sistemas? Para mostrar como o MDM pode realmente agregar valor às operações e atender os objetivos de negócios, listamos cinco dicas valiosas para melhorar a eficiência das operações ou para gerar melhores experiências aos clientes, mantendo-se um passo à frente das demandas dos consumidores e da concorrência.

1. Dados on-line consistentes e de qualidade

As soluções de MDM não apenas integram e melhoram a automação de sistemas de gestão empresarial ou plataformas de ERP, CRM, comércio eletrônico e marketing, mas também facilitam a automação e a organização dos dados e o fornecimento de insights precisos para os parceiros de venda. Além disso, esse tipo de solução pode ser integrado ao sistema de gerenciamento de conteúdo (soluções CMS), simplificando a utilização dessas informações nas plataformas on-line, como sites e marketplaces.

O Master Data Management permite gerenciar dados de diferentes linhas de negócios, em centenas de sites e para centenas de milhões de clientes, fornecendo um processo escalável e estruturado para agrupar, limpar e integrar dados armazenados em vários ambientes.

2. Oportunidade para visualizar toda a cadeia de valor

Para empresas que lidam com uma grande cadeia de fornecedores, o MDM pode servir como um repositório único e central capaz de reunir e integrar todas as informações críticas. Assim, em vez de depender de dados armazenados em diferentes sistemas e locais, as companhias podem conectar seus sistemas de gerenciamento de estoque e armazém ao gerenciador de dados mestres e, com isso, remover discrepâncias de dados, reduzir a necessidade de manutenção e garantir a assertividade dos dados.

Com o MDM e a aplicação de um serviço de gerenciamento de ciclo de vida do produto, é possível aplicar uma opção única para gerenciar cada etapa de toda a cadeia de valor. Dessa maneira, as companhias ganham uma oportunidade para reduzir o tempo de lançamento no mercado, gerenciando as informações com mais eficiência, à medida que elas fluem pela organização e pelos canais externos.

3. Dados mais organizados

Os fabricantes enfrentam a difícil tarefa de compartilhar dados com vários varejistas, fornecedores, parceiros e distribuidores. Cada um desses parceiros, por sua vez, pode atuar como um receptor ou remetente de dados - e cada um deles fornecerá ou exigirá conteúdo de acordo com seus sistemas internos. Atributos, hierarquias de empacotamento, classificação e protocolos de produtos são apenas algumas das variáveis envolvidas que exigirão que as fabricantes tenham de adaptar ou reagrupar a partir de suas próprias necessidades.

O fato, porém, é que gerenciar e manter os dados do produto em dia tem tudo para ser mais simples, justamente com o uso do MDM. A plataforma de gestão de dados torna a organização de conteúdo mais fácil, gerenciável e sustentável criando padrões específicos (elaborados de acordo com as demandas do negócio). Além disso, com esse tipo de ferramenta é possível compartilhar facilmente os dados relevantes do produto da maneira mais eficiente. O conteúdo passa, assim, a estar alinhado com os padrões de dados pré-definidos e em conformidade com os requisitos do receptor e do editor.

4. Informações operacionais mais estratégicas

Os sistemas de gerenciamento de dados mestre ajudam, também, no desenvolvimento de novos modelos e processos para criar, gerenciar e enviar produtos de qualidade. Seja na produção de automóveis ou em ingredientes alimentícios embalados, por exemplo, os fabricantes precisam de dados precisos e consistentes que alimentem vários sistemas para gerenciamento de estoque, cadeia de suprimentos, remessa e embalagem. O MDM oferece essas informações de forma completa, simplificando a obtenção de insights realmente úteis para a geração de valor às companhias.

Outro ponto é que, a partir dos sistemas de gestão de dados, os fabricantes também ganham a possibilidade de obter dados de qualidade sobre seus clientes, determinando com mais assertividade qual é o produto certo para o consumidor certo. O MDM remove a "fadiga de ponto de contato" porque elimina dados duplicados e e-mails repetidos para as mesmas empresas e indivíduos, diminuindo as taxas de cancelamento de inscrição ao longo do caminho.

5. Chance para pensar e agir globalmente

Nunca foi tão fácil para os clientes fazerem compras on-line, em um âmbito tão global como agora. Isso proporciona uma enorme oportunidade para os fabricantes, sem dúvidas. Entretanto, essa realidade impõe desafios como a necessidade de contar com operações capazes de explicar idiomas regionais, moedas, sistemas de medição, conformidade e logística. De certa forma, o MDM fornece acesso global a esses novos clientes, por meio de recursos que permitem localizar dados para vários mercados e/ou para providenciar traduções - para que as companhias tenham um método melhor para gerenciar ativos relevantes em várias regiões geográficas.

As expectativas dos clientes continuam a levar os fabricantes a usar os dados de maneiras mais amplas e estratégicas, na busca por maior valor operacional e maior receita. O MDM lida com esse desafio fornecendo uma única fonte confiável de dados para toda a empresa. A solução permite que os fabricantes acelerem o tempo de lançamento no mercado, obtenham uma visão mais precisa das informações do fornecedor, melhorem a resposta às demandas, reduzam os riscos e aumentem a satisfação do cliente. A gestão de dados é uma tarefa cada vez mais inerente às empresas modernas e essencial para que o futuro seja, de fato, uma era de grandes negócios.

Publicado em: 14/02/2019

Confira os comentários já feitos para este artigo:

 
VAGAS

  

VAGAS

CURRÍCULOS

Banner Rigel Botão Branco

Banner Guia Botão

Fundação Abrinq

Banner Call To Call Cotações

Banner Call To Call Cursos

Banner Call To Call sistema


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


 GUIA ONLINE  |  BANNERS  |  ÉTICA  |  GLOSSÁRIO   |  RESPONSABILIDADE SOCIAL  |   QUEM SOMOS  |  CLIQUE MAIS 

Sistema Call To Call - 11 5579-0341

Website criado por interAmplitude