ISSN: 1678-4006
MHEscritórios

Segunda-Feira, 22 de Julho de 2019, 09:03:59


 
 BENCHMARK
 CALL CENTER BRASIL
 CASES/PREMIAÇÕES
 EXECUTIVOS
 INTERNET/REDES SOCIAIS
 MARKETING E MERCADO
 MOBILIÁRIO CORPORATIVO
 OPORTUNIDADES
 PESQUISA DE MERCADO
 PRODUTOS E SERVIÇOS
 PROMOÇÕES
 PUBLICAÇÕES
 RECURSOS HUMANOS
 SAÚDE
 TECNOLOGIA TI/TIC
 TREINAMENTO


 
PUBLICIDADE

 

 

 


 

 
 
Artigos

Artigo 2.880 - Comportamento do consumidor e a evolução tecnológica das empresas, por Gabriel Camargo
Gabriel Camargo

A jornada de consumo das pessoas passa pela experiência que elas encontram ao se relacionarem com as empresas. E isso vem se tornando cada vez mais claro com o advento das tecnologias. O consumidor deixou de ser uma figura anônima, escondida atrás das grandes corporações. Hoje, são eles que determinam como as empresas devem se comportar para atender aos seus anseios. O consumidor, no centro das decisões, passa então a balizar todas as estratégias criadas pelas marcas, que, por sua vez, precisa estar cada vez mais próximo do cliente.

Mas como as empresas podem cada vez mais buscar a compreensão necessária do público? A resposta é uma só: dados. Em meio ao seu uso constante, os smartphones e as redes sociais cada vez mais colocam à disposição informações estratégicas fornecidas pelos consumidores, que podem ser entendidas como parte das vontades não expostas desses usuários. Com mais rapidez na coleta e um volume maior de informações em mãos, as empresas precisam ter em mente como isso auxilia na busca da melhora da experiência.

O uso de tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial, somada à análise e compreensão desses dados, têm papel fundamental nessa mudança. Sobretudo companhias que oferecem produtos e serviços, o uso de sistemas e softwares focados em Analytics permite às empresas acesso a uma enorme variedade de informações relacionadas a registros de compras, buscas na internet, pesquisas de satisfação, entre tantas outras. E é por meio do Big Data que as informações são caracterizadas em tempo real e de forma universal, independente de limitações de espaço e tempo.

Com essa compreensão de conhecimento a partir da análise de dados, o entendimento do comportamento do consumidor passa a ter uma nova dimensão de intepretação por parte das empresas. E aqui, abordamos um aspecto muito importante, que é o atendimento cada vez mais assertivo. A forma como as empresas se comunicam diretamente com o consumidor também mudou. Tanto o atendimento presencial, como o contato por telefone passam a ser entendidos de forma secundária, e os novos canais de comunicação ganham espaço. A chamada omnicanalidade contempla os novos canais, como as redes sociais e o WhatsApp, e são elas as novas protagonistas nesse modelo de atendimento integrado.

Com isso, o consumidor passa a ser o centro das diferentes estratégias buscadas pelas empresas - seja para comercializar um produto que ele busca, seja para prestar consultoria e assistência, ou até mesmo para realizar uma cobrança. O entendimento de necessidade é o mesmo, a despeito da natureza da ação. Cada vez mais há uma necessidade de entregar uma abordagem direta e personalizada, e grande parte disso depende de a empresa conhecer o seu público.

A tecnologia também pode auxiliar no relacionamento constante das empresas com seus consumidores. Empatia e persuasão do capital humano ainda são características insubstituíveis. A tecnologia, entretanto, pode simplificar e agilizar o processo, desempenhando um papel significativo nessa atividade. Com soluções específicas, é possível automatizar o contato com o consumidor e ampliar as possibilidades de comunicação, integrar o sistema a uma base de dados atualizada para identificar perfis específico, como de devedores, de acordo com seu histórico de créditos, e também de clientes que consomem determinado produto com recorrência.

Sendo assim, as empresas devem adotar soluções tecnológicas que permitam a otimização das operações com o objetivo de atender melhor o seu cliente. Essas plataformas, se bem utilizadas, permitirão que as companhias aumentem a eficiência dos seus diferentes departamentos, ganhando maior assertividade, reduzindo custos e aumentando os ganhos com o uso dessas tecnologias. Com os consumidores cada vez mais exigentes, as companhias precisam utilizar diferentes estratégias para ter sucesso em seus negócios e contornar situações complexas.

Publicado em: 19/12/2018

Confira os comentários já feitos para este artigo:

 
VAGAS

  

VAGAS

CURRÍCULOS

Banner Rigel Botão Branco

Banner Guia Botão

Fundação Abrinq

Banner Call To Call Cotações

Banner Call To Call Cursos

Banner Call To Call sistema


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


 GUIA ONLINE  |  BANNERS  |  ÉTICA  |  GLOSSÁRIO   |  RESPONSABILIDADE SOCIAL  |   QUEM SOMOS  |  CLIQUE MAIS 

Sistema Call To Call - 11 5579-0341

Website criado por interAmplitude