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Artigo 2.217 - Quais são os pilares para um bom plano de marketing digital? Por Diego Carmona
Diego Carmona

Um plano de marketing bem estruturado é um aliado indispensável no alcance dos objetivos da empresa. É importante documentar todas as ações estratégicas que serão necessárias para atingir os resultados esperados. Afinal, se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve. Sem esse planejamento, muitas empresas se perdem pelo caminho e suas táticas podem resultar em erros desastrosos.

Para evitar o desperdício de tempo e dinheiro, a seguir, apresentaremos os principais aspectos que todo plano de marketing digital deve ter.

O primeiro passo é realizar o diagnóstico de marketing

O diagnóstico de marketing consiste em averiguar e coletar dados das estratégias executadas anteriormente. É fundamental compreender, através dessas informações, quais ações foram realizadas e quais os resultados alcançados. Ao identificar as estratégias bem-sucedidas e o que não deu certo, a empresa consegue distinguir quais as melhores táticas para apostar no alvo correto. Desse modo, a marca não perde tempo com ações que não trazem resultados assertivos para o negócio.

Vejamos um exemplo: se uma empresa investiu há alguns meses em anúncios no Google Adwords e não obteve um retorno satisfatório, é possível identificar que as palavras-chave utilizadas nas campanhas não são apropriadas. Essa informação é fundamental para criar as estratégias posteriormente e evitar que a empresa perca mais dinheiro.

Avaliar a concorrência é fundamental para ter um plano de marketing digital de sucesso

O benchmarking é um método muito utilizado para analisar os concorrentes e retirar o melhor de cada um. A partir dessa pesquisa, será possível avaliar quais são os pontos positivos que podem ser aperfeiçoados e adaptados ao seu negócio.

É importante ressaltar que não se trata de copiar estratégias, mas de torná-las ainda melhores para se destacar no mercado. Nessa busca, você pode descobrir que os concorrentes não possuem blog, tampouco produzem um conteúdo relevante e, a partir disso, o seu negócio pode implementar como estratégia o marketing de conteúdo, por exemplo.

Defina a sua persona

Um dos maiores responsáveis pelo sucesso ou fracasso de um plano de marketing digital é o conhecimento sobre público-alvo. Investigar todas as informações demográficas e, sobretudo, comportamentais é de suma importância para conquistar resultados positivos com as suas estratégias.

Antigamente, as informações superficiais sobre o seu público eram suficientes para embasar as ações de marketing, no entanto, hoje, o cenário é totalmente diferente. Para garantir que as suas ações sejam eficazes é preciso criar uma persona. Ou seja, entrevistar os melhores clientes e observar as características em comum, para criar um personagem que represente o seu cliente ideal.

A sua persona deve ser o centro de qualquer esforço de marketing. Por isso, entenda o seu perfil, os seus problemas e principais objetivos. Quando a empresa fala a língua do seu público, com certeza, as suas chances de gerar negócios são muito maiores.

Identifique quais são os objetivos da empresa

Para que um planejamento de marketing digital seja efetivo, a empresa precisa saber o que deseja alcançar através dele. Por meio dos objetivos é que o melhor caminho será traçado para atingi-los.

Se a empresa identifica que reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC) é um objetivo importante, no momento de definir as estratégias, será mais fácil identificar qual a tática mais eficiente para cumprir esse propósito, como investir em táticas de inbound marketing, por exemplo.

Crie estratégias infalíveis para o seu planejamento

As estratégias representam as ações necessárias para a conquista dos objetivos traçados anteriormente. Nesse momento, a empresa precisa avaliar quais atitudes serão mais eficientes.

Caso um dos objetivos seja aumentar o reconhecimento de marca, a empresa pode optar por participar das redes sociais como estratégia de branding. Mas se a empresa também pretende fidelizar os seus clientes e atrair novos, a produção de conteúdo é uma excelente tática. Sendo assim, esteja atento aos objetivos na construção das estratégias.

Defina metas realistas

Outro ponto fundamental é a definição de metas, isto é, transformar os objetivos em números e prazos. Isso funciona muito bem para que as ações estratégicas não fiquem apenas no papel.

Para um objetivo relacionado ao aumento das vendas, a empresa pode colocar como meta atrair 10 novos clientes em um ano, através do inbound marketing, por exemplo.

Identifique as métricas apropriadas para medir as suas ações

Diante de tantas possibilidades para mensurar as ações no ambiente digital, é comum muitas empresas se confundirem na definição das métricas mais relevantes. É importante considerar que nem todas as ferramentas disponíveis são eficientes para medir o sucesso das suas ações.

Para mensurar se o reconhecimento de marca tem aumentado, os números das interações nas redes sociais podem ser os indicadores de resultados mais apropriados.

Crie um cronograma de atividades

Se não houver um cronograma de atividades bem organizado, as tarefas não serão realizadas. De nada adianta definir objetivos, metas e estratégias se não há previsão para a execução das ações. Por isso, reúna em um arquivo informações sobre quem será o responsável pelo cumprimento de cada ação, o prazo mais adequado para finalizá-las, os recursos necessários e qual o status das tarefas. Dessa forma, o processo de execução das estratégias acontece de forma mais eficiente e fica mais fácil avaliar o que deu certo.

Mensure e avalie a sua performance

É muito importante definir uma periodicidade para rever o seu plano e observar os resultados alcançados. Somente através dessa avaliação é possível identificar se é preciso atualizar informações, aprimorar estratégias ou mudar o foco de alguns objetivos, por exemplo.

Analisar os resultados é indispensável para descobrir se a empresa está no caminho certo na conquista dos seus objetivos. Embora pareça um procedimento desnecessário, muitas marcas cometem erros terríveis por não avaliarem a sua performance no universo online. Principalmente com relação ao ROI (retorno sobre o investimento) essa análise se torna obrigatória para comprovar que o marketing digital é uma das estratégias mais lucrativas para fidelizar e atrair clientes, especialmente no contexto econômico atual.

Publicado em: 17/05/2016

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