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Artigo 2.169 - As principais tendências do Marketing On-line para 2016, por Julia Souza
Julia Sousa

Já não é novidade que um bom Marketing Digital é considerado hoje essencial, não só para o crescimento, como também para a sobrevivência das empresas. Com a rápida evolução e a disseminação cada vez maior de novas tecnologias, fluxo de informação e engajamento digital, a necessidade de atualização e estabelecimento de novas estratégias on-line é realidade para as corporações, independentemente do seu tamanho ou segmento de mercado.

Em 2016, o investimento das empresas em Marketing On-line aumentará cerca de 15%, de acordo com um estudo divulgado pela universidade norte-americana de Duke. O conteúdo continuará sendo a principal chave, porém os usuários exigirão uma experiência digital cada vez mais humana e personalizada. Em termos de estratégia, as empresas terão que saber usufruir das várias ferramentas disponíveis para formar um sistema eficiente e realmente integrado, que seja capaz de captar novos leads, aumentar as vendas e acelerar o crescimento.

As tendências e predições para este ano são muitas, mas acredito que algumas dicas merecem ser destacadas:

1 – Captação de leads qualificados

Já falei aqui que para ter um negócio de sucesso investindo em Marketing Digital é essencial gerar leads. E de preferência, muitos deles. O lead é a oportunidade que deve ser captada e cultivada para dar retornos efetivos. Portanto, não adianta apenas gerá-los, como também é preciso nutri-los e saber transformá-los em leads qualificados.

Para que isso aconteça, existem algumas práticas simples que aumentam a capacidade de prospecção de uma marca. No Marketing Digital, os principais leads são captados através de landings pages – páginas na internet em que as pessoas entram em contato com a empresa, realizam um cadastro e recebem informações sobre serviços ou produtos. Para que isso aconteça de maneira espontânea, o interessante é que as landings pagesofereçam materiais gratuitos e conteúdo para engajamento: um e-book, whitepaper ou até mesmo vídeos com ensinamentos e informações, por exemplo.

Depois disso, as empresas precisam ser capazes de transformar esse primeiro contato em um lead, ou seja, um potencial cliente. Por isso é necessário muito planejamento e alinhamento de estratégias digitais para garantir eficiência, produtividade e maior taxa de respostas. Para isso, fique atento nas próximas dicas.

2 – Geração de mais interesse na marca

A demanda pelo conteúdo de qualidade está crescendo. Produzir conteúdo que agregue valor à marca contribui para a construção de relacionamento com o público-alvo e traz bons resultados. As empresas que têm um blog, por exemplo, geram 67% mais oportunidades de venda mensais do que aquelas que não o fazem. O conteúdo não só ajuda as marcas com seu posicionamento digital como também geram confiança.

Em 2016, precisamos nos atentar para algumas tendências. O conteúdo visual, por exemplo, terá mais importância do que a otimização de palavras-chave. As imagens, infográficos e vídeos atraem o público e contribuem para que ele fique mais tempo navegando no seu site. Portanto, ao priorizar o conteúdo visual, você também estará ganhando o benefício de melhorar seu ranking de SEO.

Além disso, uma pesquisa recente mostra que, cerca de 75% dos consumidores se frustram com os sites quando descobrem que o conteúdo não tem nada a ver com os seus interesses. A estratégia tradicional de atingir a todos com um mesmo conteúdo já está ultrapassada. Incorporar a opção de personalização no seu serviço on-line é fundamental hoje.

3 – Investimento em publicidade on-line bem direcionada

Todos dizem que a propaganda é a alma do negócio, não é mesmo? Porém, em 2016 ainda vemos vários empresários que não se preocupam em fazer uma publicidade de sua marca de maneira expansiva e abrangente.

Quando falamos de ADS on-line estamos falando de divulgação de marca, anúncios, links patrocinados entre outros. Como estratégia de Marketing Digital, podemos destacar alguns tipos de publicidade, que estão com toda a força neste ano.

Os Guests Posts, por exemplo, são ótimas ferramentas para quem quer divulgar seus produtos e serviços de uma forma mais focada. Aliado ao marketing de conteúdo, é como se fosse um trabalho de assessoria de imprensa para a marca. A empresa paga por conteúdos que tenham o link do seu produto ou serviço e serão disponibilizados em grandes portais da web. Dessa forma, a marca ganha autoridade pela indicação e acaba fazendo uma ótima publicidade on-line através de bons conteúdos.

O Google Adwords é um serviço gratuito do Google para anunciar através da página de busca. Ele está sendo cada vez mais utilizado e costuma dar um bom retorno, já que o Google é a plataforma mais utilizada no mundo. Funciona basicamente como um classificado, onde o usuário faz a busca pelo termo de pesquisa que tem interesse e ele gera resultados baseados justamente nesses interesses. Além disso, também existe a opção de anunciar na rede de display e no Youtube.

Outro tipo de publicidade que vem ganhando cada dia mais força e promete ser quase que essencial neste ano para as marcas é o Facebook Ads. Através de uma segmentação bem eficiente que o próprio Facebook faz com seus usuários, o anúncio da sua empresa aparece exatamente para potenciais clientes e para seu público-alvo. Como é a rede social hoje mais acessada em todo o mundo, os bons retornos gerados também são certos.

4 – Uso estratégico de redes sociais

Ter uma presença on-line em redes sociais já não é mais um diferencial. Nenhuma empresa se destaca por utilizar uma determinada rede social, mas sim por utilizá-la da maneira correta. As mídias sociais mudaram a forma como as pessoas se relacionam com o mundo. No Marketing Digital é necessário saber fazer o uso das ferramentas oferecidas pelas redes como o Facebook, Instagram, Twitter e Google+, de acordo com o caso e o segmento de cada empresa.

Neste ano é preciso que as empresas realmente entendam que possuir perfis em redes sociais que sejam simples murais de promoções, sem interatividade e mensagem dirigida não vai surtir efeito. Em primeiro lugar é necessário criar um contato com os potenciais clientes para, só depois, introduzir de forma sutil a mensagem publicitária, através de uma linguagem natural, aberta e direta.

Além disso, usar apenas as redes mais convencionais e conhecidas hoje também já não é mais o suficiente. A cada dia que passa surgem diferentes mídias de interação social. O Snapchat, o Pinterest, Tumblr e Periscope são exemplos de redes que ainda não são muito utilizadas mas crescem a cada dia e prometem influenciar muito.

A ideia é estar sempre atento às novidades do mercado e saber pensar em uma estratégia diferente para cada rede social.

Publicado em: 19/02/2016

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