ISSN: 1678-4006
MHEscritórios

Terça-Feira, 18 de Junho de 2019, 14:04:05


 
 BENCHMARK
 CALL CENTER BRASIL
 CASES/PREMIAÇÕES
 EXECUTIVOS
 INTERNET/REDES SOCIAIS
 MARKETING E MERCADO
 MOBILIÁRIO CORPORATIVO
 OPORTUNIDADES
 PESQUISA DE MERCADO
 PRODUTOS E SERVIÇOS
 PROMOÇÕES
 PUBLICAÇÕES
 RECURSOS HUMANOS
 SAÚDE
 TECNOLOGIA TI/TIC
 TREINAMENTO


 
PUBLICIDADE

 

 

 


 

 
 
Artigos

Artigo 1.915 - A inovação no Brasil e a Internet de Todas as Coisas, por Nina Lualdi
Nina Lualdi

O caminho do país para o crescimento passa necessariamente pelo empreendedorismo e pelo desenvolvimento de tecnologias destinadas a necessidades locais

A tecnologia exerce um papel fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Seu foco deve ser proporcionar aos cidadãos mais bem-estar através de um gerenciamento eficiente de recursos e serviços e da possibilidade de conectar e colaborar com outros cidadãos e com o Governo. A Internet de Todas as Coisas (Internet of Everything - IoE), ao conectar pessoas, processos, dados e coisas, será a concretização desta meta, permitindo a todos os países, incluindo o Brasil, acelerar seu desenvolvimento econômico e social.

Para irmos além do crescimento orgânico é imprescindível a integração entre tecnologias de parceiros globais e locais e iniciativas como investimentos em colaboração com startups, produzindo soluções específicas para determinados contextos. Em outras palavras, o caminho do país para o crescimento e para a IoE passa necessariamente pelo empreendedorismo e pelo desenvolvimento de tecnologias inovadoras destinadas a necessidades locais.

E estamos no caminho certo. Segundo dados do estudo Latam Accelerator Report de 2014, realizado pela Fundacity, o Brasil é um dos países da América Latina que mais atraem aportes de aceleradoras e incubadoras, representando 32,36% de toda a região. O dado mais representativo é que 73% destas aceleradoras e incubadoras tem intenção de investir em tecnologias de Internet das Coisas nos próximos 12 meses.

Neste sentido, identificar projetos e oportunidades de negócio ligadas à inovação e com foco na IoE tem sido o primeiro passo para o investimento. Startups que fornecem serviços e soluções em educação, saúde, Smart Grid e cidades inteligentes têm maior destaque e sua colaboração com aceleradoras e centros de pesquisa poderá gerar aplicações úteis a toda sociedade, além de impulsionar sua competitividade no mercado.

A participação de projetos nacionais de Internet de Todas as Coisas em premiações globais também tem sido fundamental. Estas competições propiciam o desenvolvimento e o aprimoramento de tecnologias nas áreas de análise, gerenciamento e conectividade, também servindo para uma melhor visualização da realidade brasileira.

Contudo, para que a transformação da sociedade por meio da tecnologia se consolide de forma satisfatória, é preciso prestar especial atenção a um elemento do processo: o conhecimento. Como a aplicação sustentável da tecnologia é de responsabilidade dos futuros especialistas, a capacitação destes são também parte importante do todo.

Desta forma, as próximas ações do setor devem incluir parcerias estratégicas com universidades e instituições de ensino, com o propósito de melhorar a qualificação dos profissionais de tecnologia que saem para o mercado de trabalho. A cooperação entre empresas e a academia será fundamental para uma maior colaboração técnica e científica, permitindo a troca de conhecimentos e a formação de novos talentos.

Enfim, há um imenso potencial no Brasil e acredito no poder transformador da tecnologia para atender e antecipar necessidades locais. Trabalhando em parceria, podemos ajudar o país em direção à plenitude econômica e social, aproveitando oportunidades e melhorando a qualidade de vida das pessoas através de conectividade e soluções inovadoras.

Publicado em: 18/03/2015

Confira os comentários já feitos para este artigo:

 
VAGAS

  

VAGAS

CURRÍCULOS

Banner Rigel Botão Branco

Banner Guia Botão

Fundação Abrinq

Banner Call To Call Cotações

Banner Call To Call Cursos

Banner Call To Call sistema


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


 GUIA ONLINE  |  BANNERS  |  ÉTICA  |  GLOSSÁRIO   |  RESPONSABILIDADE SOCIAL  |   QUEM SOMOS  |  CLIQUE MAIS 

Sistema Call To Call - 11 5579-0341

Website criado por interAmplitude