ISSN: 1678-4006
MHEscritórios

Sábado, 23 de Março de 2019, 13:52:16


 
 BENCHMARK
 CALL CENTER BRASIL
 CASES/PREMIAÇÕES
 EXECUTIVOS
 INTERNET/REDES SOCIAIS
 MARKETING E MERCADO
 MOBILIÁRIO CORPORATIVO
 OPORTUNIDADES
 PESQUISA DE MERCADO
 PRODUTOS E SERVIÇOS
 PROMOÇÕES
 PUBLICAÇÕES
 RECURSOS HUMANOS
 SAÚDE
 TECNOLOGIA TI/TIC
 TREINAMENTO


 
PUBLICIDADE

 

 

 


 

 
 
Artigos

Artigo 1.898 - Curso à distância: até que ponto funciona em vendas? Por Enio Klein
Enio Klein

Em cidades como São Paulo, onde o trânsito é caótico, o transporte público é ruim e as distâncias são grandes, pensar em reuniões utilizando a tecnologia da internet é cada vez mais sensato. Imaginar pessoas se deslocando, saindo de seus locais de trabalho ou de suas casas para outros bairros para assistir a um curso presencial pode ser um transtorno que, muitas vezes, prejudica o próprio aprendizado. Assim, sou completamente favorável ao chamado ensino à distância ou EAD. Economiza-se tempo de deslocamento e até evita-se desgaste físico e emocional, criando condições melhores para o aprendizado.

No entanto, sou contra esse tsunami de ofertas de cursos pela internet através de vídeos que prometem resultados fantásticos desde o primeiro dia. Principalmente aqueles relacionados a vendas. Não vou generalizar, até mesmo porque existem alguns poucos programas de qualidade. Entretanto, quando se pesquisa alternativas, o que se encontra são verdadeiros cantos de sereia que prometem alguma coisa que certamente não vão entregar: garantia de sucesso e preço baixo.

Mesmo os de boa qualidade, eu só os recomendaria para profissionais que desejam aprender a profissão de vendas, melhorar seu desempenho individual ou acrescentar novas técnicas que ampliem seus horizontes profissionais. São, contudo, ineficazes quando falamos de capacitação de equipes. Falta, neste caso, a importante figura do professor.

A ausência do professor na condução do curso é fundamental quando falamos de treinamento para equipes de vendas. Ele assume o papel do gestor durante a entrega do curso e participa ativamente na reconstrução dos hábitos da equipe a partir do método de vendas proposto pelo curso. É necessário um líder presente para que os programas cumpram os resultados prometidos. Não basta estar presente para tirar dúvidas ou fóruns para alunos. Isto é necessário, mas não suficiente.

Falta o amalgama dos objetivos do grupo enquanto equipe e da própria organização a qual, no fim do dia, é a base sobre a qual o treinamento precisa ser conduzido. Assistir e discutir em grupo fortalece a equipe e a amadurece em torno do que está sendo transmitido.

"Mas você disse que é a favor do ensino à distância, como ter a presença de um professor?" me perguntou outro dia um aluno.  É verdade, sou favorável, sim, ao uso da plataforma tecnológica para entregar cursos. Isto não elimina em absoluto a presença ao vivo dos alunos e do professor. É esta maneira pela qual acredito que treinamentos em vendas podem ser feitos à distância.

Com sessões ao vivo, de duração mais longa, onde conceitos e aplicações são discutidos entre professor e alunos, complementados com eventuais sessões de reforço em vídeo (gravações editadas da aula ao vivo), teremos bons resultados tanto quanto na forma presencial. Acredito mesmo que, quanto mais a aula à distância emular uma aula presencial, melhor será o resultado no caso de vendas. O ensino à distância foi projetado para se obter o máximo dos dois mundos: conteúdo, conveniência e comodidade, e não somente uma alternativa de baixo custo.

Recomendo cuidado quando for planejar seu próximo treinamento. Cursos somente em vídeo não são adequados à capacitação de equipes. Pode ser que os preços pareçam atraentes, mas, na verdade, estão eliminando os fatores mais importantes deste treinamento: o professor e a interação entre os alunos durante as aulas. É o famoso "barato que sai caro": em algum momento, a frustração pelos resultados esperados irá bater na sua porta.   

Publicado em: 03/03/2015

Confira os comentários já feitos para este artigo:

 
VAGAS

  

VAGAS

CURRÍCULOS

Banner Rigel Botão Branco

Banner Guia Botão

Fundação Abrinq

Banner Call To Call Cotações

Banner Call To Call Cursos

Banner Call To Call sistema


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


 GUIA ONLINE  |  BANNERS  |  ÉTICA  |  GLOSSÁRIO   |  RESPONSABILIDADE SOCIAL  |   QUEM SOMOS  |  CLIQUE MAIS 

Sistema Call To Call - 11 5579-0341

Website criado por interAmplitude