ISSN: 1678-4006
MHEscritórios

Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019, 11:09:50


 
 BENCHMARK
 CALL CENTER BRASIL
 CASES/PREMIAÇÕES
 EXECUTIVOS
 INTERNET/REDES SOCIAIS
 MARKETING E MERCADO
 MOBILIÁRIO CORPORATIVO
 OPORTUNIDADES
 PESQUISA DE MERCADO
 PRODUTIVIDADE/INCENTIVOS
 PRODUTOS E SERVIÇOS
 PROMOÇÕES
 PUBLICAÇÕES
 RECURSOS HUMANOS
 SAÚDE
 TECNOLOGIA TI/TIC
 TREINAMENTO


 
PUBLICIDADE

 

 

 


 

 
 
Artigos

Artigo 1.862 - Rede social corporativa: ajuda ou atrapalha? Por Marcos Abellón
Marcos Abellón

Quem trabalha em grandes e médias empresas sabe a variedade de canais de comunicação adotados para divulgação de informações da organização. O principal objetivo delas, na maioria das vezes, é proporcionar um ambiente de trabalho mais integrado às novidades corporativas, melhorando o clima organizacional e alinhando todos os departamentos e setores às estratégias de mercado. Se há dez anos o único veículo de comunicação interno era o mural, normalmente colocado perto do refeitório, hoje temos um leque bem mais amplo de opções: boletins, intranet, TV corporativa, e-mails, jornais internos, e mais recentemente as redes sociais corporativas.

Classificadas durante muito tempo como meios de comunicação pessoal, as redes sociais mais populares como Facebook, Twitter e Instagram ainda mantêm esse perfil. Foi com a chegada do Linkedin, em 2002, que elas passaram a ser encaradas como possíveis ferramentas profissionais. Afinal, se elas geram toda essa integração quando usadas para interação entre colegas, amigos e familiares, por que não seria útil no ambiente corporativo? A princípio, essa ideia não foi bem aceita pelos executivos. Isso porque uma rede social no ambiente de trabalho pode distrair os colaboradores, gerar intrigas, brigas e até mesmo estimular a tão temida "rádio peão". Entretanto, o que se sabe hoje é que ela, quando aliada a boas estratégias e bem direcionada, pode trazer excelentes resultados.

Se elaboradas a partir de um planejamento e atualizadas com a periodicidade adequada, os resultados das redes sociais corporativas costumam ser bem positivos. Entretanto, o que alguns profissionais da área vêm questionando de uns tempos para cá é se os colaboradores estão conseguindo absorver o conteúdo de tantos meios. Por exemplo, quem vive na correria do dia a dia sabe a dificuldade que é conseguir um tempinho para conseguir ler e responder os e-mails. Agora, imagine só se somarmos a essa atividade a leitura periódica de boletins, jornais, intranet, etc? Por isso a rede social corporativa pode ser a melhor opção, pois integra tudo em um único canal de comunicação.

As organizações que já fazem uso das redes sociais corporativas têm conseguido gerar mais engajamento em uma boa parcela do seu público interno. Isso se deve, principalmente, a "intimidade" que essas pessoas já têm com as redes. Afinal, segundo um estudo divulgado este ano pela comScore, o Brasil já ultrapassou a Argentina e o México em acessos ao Facebook. Ou seja, falta de habilidade para lidar com esses recursos não é uma desculpa, não é?

Além disso, é preciso mencionar que em geral as redes sociais corporativas permitem que a empresa administre o conteúdo divulgado, defina os colaboradores que podem publicar e selecione os usuários que podem interagir (compartilhar, curtir). Também é importante citar que elas permitem o uso por departamentos específicos, ou por toda a empresa. Fato é que a organização não corre o risco de ter uma ferramenta prejudicial à segurança das suas informações.

Acredito que se houver um planejamento que alinhe os interesses e propósitos dos diferentes públicos internos da empresa, a rede social corporativa pode ser um bom complemento às outras ferramentas de comunicação e gera um clima ainda mais propício a bons resultados para sua empresa. Certa vez, o físico e químico inglês Michael Faraday afirmou que "as cinco essenciais habilidades empreendedoras para o sucesso são concentração, discernimento, organização, inovação e comunicação". Permita à sua empresa inovar e trazer ferramentas motivadoras para os seus colaboradores. Os resultados positivos com certeza aparecerão.

Publicado em: 06/01/2015

Confira os comentários já feitos para este artigo:

 
VAGAS

  

VAGAS

CURRÍCULOS

Banner Rigel Botão Branco

Banner Guia Botão

Fundação Abrinq

Banner Call To Call Cotações

Banner Call To Call Cursos

Banner Call To Call sistema


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


 GUIA ONLINE  |  BANNERS  |  ÉTICA  |  GLOSSÁRIO   |  RESPONSABILIDADE SOCIAL  |   QUEM SOMOS  |  CLIQUE MAIS 

Sistema Call To Call - 11 5579-0341

Website criado por interAmplitude